São João del Rei Transparente

OGs e ONGs

Instituto Apoiar . Associação de Apoio as ONGs

Data de início das atividades

Janeiro de 2010

Responsável pelo órgão/cargo

Antônio Claret de Souza

Endereço

Rua Quintino Bocaiúva, 136 – sala 206

Telefone

(32) 3371-7871 (32) 9125-4275

Email

contato@institutoapoiar.org.br

Website

www.institutoapoiar.org.br

Atividades/Serviços

O objetivo do Instituto Apoiar é prestar apoio a Organizações não Governamentais (ONGs), através de assistência em gestão administrativa, jurídica e financeira, assessoria, promoção de parceria e intercâmbio com empresas, universidades e outras entidades, elaboração e execução de programas ou projetos sociais nas áreas de interesses das ONGS, entre diversas outras atividades. Além disso, procura mobilizar, promover, apoiar e divulgar ações que fortaleçam a democracia participativa.
No momento, o Instituto apóia as seguintes instituições e organizações:
- Associação Artes das Gerais de São Joao del Rei;
- Associação Comunitária Rainha da Paz;
- Associação de Moradores do Bairro Rio Acima;
- Associação de Moradores do Bairro São Dimas;
- Associação de Moradores e Amigos do Bairro Vila Brasil;
- Associação Esportiva Renancença;
- Associação Sanjonense de Pesca Amadora;
- Biblioteca Comunitária J.S. Laudares Gulpilhares;
- Conselho de Segurança Pública - Setor I;
- Conselho Municipal de Saúde;
- Fundação Prof. José Cardoso;
- Grito dos Excluídos;
- Incubadora de Desenvolvimento Tecnológico e Setores Tradicionais do Campo das Vertentes;
- Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares;
- Superintendência Regional de Educação SJDR.

O Instituo Apoiar também realiza palestras, cursos, projetos e seminários. Uma das palestras oferecidas pela entidade é “O nosso lixo é um luxo?”, que tem o objetivo de discutir a importância da Coleta Seletiva do Lixo incluindo um estudo de caso do lixo de São João del Rei, respondendo dúvidas freqüentes sobre o assunto. Também oferece uma palestra sobre Psicoterapia e Hipinose Ericksoniana, que tem como objetivo esclarecer e ampliar o conhecimento de alunos e profissionais de psicologia em técnicas psicoterápicas e, principalmente, como utilizar a Hipnose Ericksoniana como instrumento norteador em clínica psicológica. Todas as palestras são voltadas para empresas, entidades e organizações.
Por fim, o Instituto possui um domínio na Internet (http://www.institutoapoiar.org.br/), que discute os problemas de São João del-Rei, reúne fotos de eventos, manifestações e assuntos da cidade e fotos de denúncia de problemas sociais. Nesse site também divulga as ONGs que apóia e seus projetos, dando-lhes visibilidade.

Público alvo para comunicação de atividades da entidade

Todos os públicos, nenhum a menos.

Agenda

Apoio à Festa de Nossa Senhora do Rosário do Bairro São Dimas, que ocorre todos os anos no mês de outubro. Informações e fotos disponíveis em:
http://www.institutoapoiar.org.br/index.php?secao=ver_noticia&id_noticia=91

Melhores Práticas

- Projeto a Periferia é o Centro: O Instituto Apoiar colocando em prática a terceira finalidade constante de seu Estatuto: III - Prestar assessoria a grupos comunitários que atuam na ação social nas associações de moradores e de bairros; formação de lideranças nos principais temas sociais urbanos e seus sistemas de habitação, trabalho, saúde, saneamento e educação fundamental;
iniciou a fase de mobilização das Associações de Bairro de São João del-Rei com o objetivo de desenvolver uma Rede Solidária Local capaz de reunir cidadãos, lideranças e instituições da sociedade de forma integrada, democrática e participativa, conectados através de objetivos e/ou temáticas comuns solidárias com o propósito de promover o desenvolvimento sustentável local. A primeira reunião aconteceu no dia 10 de abril de 2010.

- Projeto Inclusão Digital e Social Itinerante: O objetivo central do projeto é proporcionar a comunidade, o acesso à formação e informação com um maior conhecimento dos recursos tecnológicos.
Entendemos que o exercício da plena cidadania passa necessariamente pelo exercício dos direitos a formação e informação.
O curso foi ministrado no segundo semestre de 2007 para as costureiras da Cooperativa de Costureiras de SãoSão del Rei. Em agosto de 2010 iniciaremos as aulas na Associação Comunitária Rainha da Paz na comunidade do Lombão com 15 vagas e com conteúdo de 30 horas teórica/prática e 1o horas de cidadania.

***

Videoteca que disponibiliza vídeos de interesse público . Instituto Apoiar

Instituto Apoiar criou uma nova estante em sua biblioteca virtual chamada videoteca onde estão disponívieis vídeos de interesse público. 

Debates/entrevistas
Música

Publicações

Informativo mensal em papel e eletrônico e site.

Projeto fará assessoria a grupos comunitários
. Gazeta de São João del-Rei . 12 de Março de 2011

Dados

Manifestante manda o recado: "O povo coloca, o povo tira."
Assista o vídeo em: http://www.institutoapoiar.org.br/index.php?secao=ver_noticia&id_noticia=492


- Damae em números
O  Instituto Apoiar com o objetivo de formar e informar, disponibiliza ao cidadão, as contas de janeiro a junho de 2010 do DAMAE de São João del Rei.

Dados disponíveis em: http://www.institutoapoiar.org.br/index.php?secao=ver_noticia&id_noticia=89

-Saúde em números

Dados sobre a Secretaria Municipal de Saúde de São João del-Rei. Disponíveis em

http://www.institutoapoiar.org.br/index.php?secao=ver_noticia&id_noticia=102 

- Pesquisas em bairros da periferia

O site traz dados, fotos e pesquisas sobre alguns bairros periféricos de São João del-Rei, como na Vila Brasil, no Bom Pastor, no Alto das Mercês, no Rio Acima e no São Dimas. Disponíveis em:

http://www.institutoapoiar.org.br/index.php?secao=ver_noticia&id_noticia=74

http://www.institutoapoiar.org.br/index.php?secao=ver_noticia&id_noticia=73

http://www.institutoapoiar.org.br/index.php?secao=ver_noticia&id_noticia=69

http://www.institutoapoiar.org.br/index.php?secao=ver_noticia&id_noticia=68

http://www.institutoapoiar.org.br/index.php?secao=ver_noticia&id_noticia=2

Passo a passo para o cidadão ter acesso às atividades ou serviços

Basta contato via telefone, e-mail ou pela pagina na internet.

Perfil dos membros

Administradores, Analistas de Tecnologias de Informação, Turismologo, Psicólogas, empresários, voluntários em geral.

Parceiros

ACI Del Rei
Projetu
Credivertentes
Guia das Vertentes
ITCP/UFSJ
Indetec/UFSJ

Histórico

A Associação de Apoio a Organizações Não Governamentais, ou Instituto Apoiar (nome utilizado para efeitos publicitários, mercadológicos e promocionais) foi fundada em 2007. Seus fundadores possuem ampla experiência na área pública/ privada e já trabalharam como voluntários em instituições como hospital, asilo, creche, associação de deficientes físicos, conselhos municipais, associações de bairro e projetos de extensão universitários.

Principais problemas/dificuldades da área atuante

Dificuldades financeiras e falta de voluntariado. Mas Todos estes problemas vêem sendo superados à medida que a mobilização segue em frente. Portanto, é uma questão de tempo. Quanto a voluntários precisamos de todo tipo, cada qual com sua habilidade.

Propostas e sugestões para o desenvolvimento turístico da cidade

Desenvolver uma Rede Solidária Local capaz de reunir cidadãos, lideranças e instituições da sociedade de forma integrada, democrática e participativa, conectados através de objetivos e/ou temáticas comuns solidárias com o propósito de promover o desenvolvimento sustentável local.

Info

Tipo de sustentabilidade econômica: Prestação de serviços e Projetos.

***

Instituto Apoiar . A Periferia é o Centro . Assessoria a grupos comunitários

Prestar assessoria a grupos comunitários que atuam na ação social nas associações de moradores e de bairros; formar lideranças nos principais temas sociais urbanos e seus sistemas de habitação, trabalho, saúde, saneamento e educação fundamental; e desenvolver uma rede solidária local capaz de reunir cidadãos, lideranças e instituições da sociedade de forma integrada, democrática e participativa, conectados através de objetivos temáticos comuns, solidários com o propósito de promover o desenvolvimento sustentável local. Esses são os objetivos do projeto A Periferia é o Centro que acontece desde o dia 10 de abril de 2010 em São João del-Rei, como explicou o presidente do Instituto Apoiar, Antônio Claret de Souza. “Queremos mostrar para o poder público que a periferia precisa ser o centro das atenções. E mostrar para os moradores da periferia quais são, seus direitos e deveres, apresentando para eles o caminho que deve ser seguido para o desenvolvimento da cidade”, ressaltou Souza, afirmando também que para que esse programa seja concretizado o Instituto Apoiar realiza de l5 em l5 dias reuniões com diversas comunidades para acompanhar o projeto.

Ao todo, o Instituto Apoiar atende atualmente dez associações de bairro com projetos diversificados, como destacou Souza. “Os cursos vão surgindo à medida que as pessoas vão solicitando. Já fizemos o curso Como Elaborar Projetos e temos um permanente, sobre inclusão digital, que percorre vários bairros da cidade. O próximo que iremos fazer é sobre orçamento público. Nesse curso pretendemos mostrar para as pessoas como o dinheiro público é gasto, é dividido”, explicou.

Instituto Apoiar conta atualmente com 20 voluntários responsáveis em ministrar os cursos. “Não temos nenhum apoio governamental. O único recurso que obtemos vem de projetos de sustentabilidade que nós mesmos desenvolvemos e de doações de equipamentos de algumas empresas e da Universidade Federal de São João dei-Rei (UFSJ). Portanto as pessoas que quiserem nos ajudar, seja financeiramente seja com seus conhecimentos são muito bem-vindas”, disse.

INCLUSÃO DIGITAL ITINERANTE
Instituto Apoiar conta com 17 computadores, montados a partir da doação de 30 CPU’s desativados da UFSJ e de 30 monitores de vídeo da LSM Brasil S.A, além da contribuição de algumas pessoas. “Em agosto do ano passado nós iniciamos o curso com 15 vagas para pessoas de idade entre 21 e 35 anos. O curso tem carga horária de 30 horas de prática e mais dez horas sobre cidadania. Nosso objetivo central é atender pessoas de baixa renda, pois entendemos que o exercício pleno da cidadania passa necessariamente pelo exercício dos direitos à formação e informação”, afirmou Souza.

O presidente do Instituto Apoiar explicou ainda que os computadores ficam em média três meses em cada comunidade. “Nosso laboratório estava montado na Associação Comunitária Rainha da Paz, na comunidade do Lombão. Agora vamos procurar outra comunidade que tenha interesse em receber o curso, mas para isso precisamos de um local adequado para montar os computadores”, ressaltou.

A próxima reunião do Instituto Apoiar acontecerá hoje,12, às 14h, no campus Santo Antônio da UFSJ. A última reunião do mês será no sábado, 26, no mesmo local.

As pessoas interessadas em fazer algum curso, receber assessoria ou se candidatar a voluntários podem comparecer à sede do instituto localizado na Rua Quintino Bocaiúva, n° 136, sala 206, no Centro. Outras informações pelo telefone (0**32)88140318, pelo email contatoinstitutoapoiar.org.br ou ainda no site www.institutoapoiar.org.br.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 12 de Março de 2011

***

Instituto Apoiar . Associação de Apoio a Organizações Não Governamentais

O que é o Instituto Apoiar

A Associação de Apoio a Organizações Não Governamentais, é uma entidade civil de direito privado, apartidária, pluralista, sem fins lucrativos, que possui prazo indeterminado e gozará de autonomia financeira e administrativa, regendo-se pelo Estatuto e pela legislação que lhe for aplicável. 
Para os efeitos publicitários, promocionais e mercadológicos, a Associação usará o nome fantasia “INSTITUTO APOIAR”
Foi fundada em 2007, nasce da experiência de seus fundadores na área pública/ privada e ao longo dos últimos 10 anos como voluntários em instituições como hospital, asilo, creche, associação de deficientes físicos, conselhos municipais, associações de bairro e projetos de extensão universitários.

Finalidades e Objetivos
A associação tem por finalidades e objetivos:
I – Apoiar, aperfeiçoar, implementar, prestar assistência em gestão administrativa e financeira para as ONGs;
II - Prestar assistência jurídica as ONGs, promovendo a defesa de bens e direitos sociais, coletivos e difusos relativos à educação, saúde, turismo, patrimônio, meio-ambiente, direitos humanos e dos povos;
III - Prestar assessoria a grupos comunitários que atuam na ação social nas associações de moradores e de bairros; formação de lideranças nos principais temas sociais urbanos e seus sistemas de habitação, trabalho, saúde, saneamento e educação fundamental;
IV - Priorizar a participação em redes;
V - Promover parcerias e intercâmbio com empresas, universidades, organizações não governamentais, poder público e agências,visando a produção e troca de conhecimento, informações e técnicas de gestão socialmente responsável; 
VI – Promover os valores da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos e outros valores universais, através de projetos, programas de formação e integração comunitários envolvendo crianças, jovens, adultos e idosos;
VII – Assessorar ONGs, entidades públicas e privadas que venham a implantar projetos e programas nas áreas das presentes finalidades e objetivos;
VIII – Apoiar, elaborar, captar, executar programas ou projetos sociais nas áreas de interesse das ONGs;
IX – Apoiar e realizar eventos: debates, feiras, cursos, seminários e congressos;
X – Promover estudos, pesquisas e projetos nas áreas das presentes finalidades e objetivos;
XI – Promover e incentivar a produção, publicação, divulgação de informações e conhecimento técnico-científico nas áreas das presentes finalidades e objetivos;
XII - Praticar quaisquer atos e atividades lícitos para a execução de seus objetivos, mesmo que não estejam contemplados neste Estatuto, desde que previamente aprovados pela Assembléia.

Justificativa
Nossa experiência e estudo corroboram que a maioria dessas instituições têm como principal objetivo buscar resoluções dos problemas relacionados à infra-estrutura e aos bens de serviços de consumo coletivo, o Poder Público assume o papel de principal interlocutor nas relações com as instituições, uma vez que o poder político é o principal responsável pelo atendimento dessas demandas.
Logo, as instituições tendem cada vez mais a se tornar clientelistas, desqualificando o seu papel político e social.
Porém, essas instituições, pequenas, em sua maioria inarticulada, à medida que se articulem, irão criando redes de formação de cidadãos que vão ser muito eficazes, para fazer com que essas vozes dispersas comecem a tomar corpo no espaço local, regional e, mesmo, no espaço nacional, transformando qualitativamente o seu papel político e social.

Constituição e Organização
A organização do Instituto Apoiar é definida pelo estatuto aprovado em Assembléia Geral realizada 2007. 

Telefones úteis da área

Todos de contato, não dispomos de telefone próprio
32 88140318
32 33718848
32 88261643

Data da coleta dos dados

06 de novembro de 2010

Responsável pelas informações

Antônio Claret de Souza
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.