São João del Rei Transparente

OGs e ONGs

Folia de Reis de Mulheres Vila Jardim São José

Data de início das atividades

Maio de 1998

Responsável pelo órgão/cargo

Maria Inês dos Santos Zim ( Lilia)

Endereço

Rua José Barbosa Alves, 191 - Jardim São José

Telefone

032 3373-1325

Email

liliasanfoneira@yahoo.com.br

Atividades/Serviços

. Participa da festa do Divino, da Festa de Reis e de Congadas.
. Bate de porta em porta pelas casas da cidade, levando a bandeira do Divino e anunciando as festas. Também arrecada dinheiro para a festa ou para fazer cestas básicas.

Agenda

. Festa do Divino – Dia de Pentencostes
. Festa de Reis – 6 de Janeiro no Largo do São Francisco
. Um mês antes de cada festa, o grupo vai anunciar e convidar os moradores de porta em porta.

Publicações

. Folha das Vertentes
. Portal do Divino (apenas menciona o grupo)

Perfil dos membros

Folieiras:

Parceiros

Atitude Cultural

Histórico




As Folias de Reis são grupos formados tradicionalmente por homens. Antigamente, a inclusão de mulheres nesses grupos era até mesmo proibida, não deixando a estas nenhuma opção além de seguir os folieiros sem realmente participar das solenidades. 
Assim como várias outras mulheres, Lilia passou a infância seguindo as Folias durante toda a noite e se perguntando o motivo de não poder participar delas. Mas a diferença é que ela era de família de folieiros e tinha uma verdadeira paixão pela tradição. Além disso, aprendeu a tocar sozinha sanfona e a escrever versos, reunindo-se sempre com suas amigas para tocar e cantar músicas de folia.
Por esses motivos, quando houve o resgate da Festa do Divino em São João del-Rei, em 1998, ela aproveitou a oportunidade e pediu à comissão organizadora para fundar uma folia só de mulheres. O pedido foi aceito e, no mesmo dia, Lilia reuniu as amigas e fundou a Folia de Reis de Mulheres Vila Jardim São José.
“Nossa folia é a segunda feminina do Brasil”, conta Lilia, orgulhosa. Segundo ela, apenas no Maranhão existe um grupo de mulheres que foi fundado antes, mas mesmo assim as atividades realizadas são bastante diferentes, “A do Maranhão não é folia como a nossa, pois as mulheres só tocam instrumentos e não cantam, não fazem os versos e a festa que fazemos”.
Por sua formação singular, a Folia de Mulheres já foi convidada a se apresentar até mesmo na Assembléia Legislativa de Minas Gerais, junto a um grupo de congado do Rio das Mortes, o primeiro de São João del-Rei. Além disso, já fez apresentações em diversos distritos e cidades da região, assim como em vários eventos: as Festas do Divino Espírito Santo de São João del Rei, Encontro de Folia de Reis e Pastorinhas em São João del Rei e Feira de Cultura em Belo Horizonte
Entre as curiosidades e histórias, Lilia conta como a Folia de Mulheres já cantou até mesmo com Caetano Veloso. “O Caetano veio aqui em uma solenidade, e nós estávamos na porta, cantando nossa folia. Ele ouviu e saiu pra nos ver, até mesmo cantou junto com a gente, pedindo pra repetir os versos para ele acompanhar”, afirma.
Em geral, a Folia de Mulheres faz muito sucesso entre turistas. Mas segundo Lilia, a população são-joanense também dá muito valor à tradição, principalmente nos bairros mais periféricos e religiosos da cidade, onde as pessoas seguem as folias e as recebem com hospitalidade. Entretanto, ela afirma que no centro da cidade muitas casas não recebem os folieiros e não parecem muito preocupados com a tradição, o que para ela é injustificável, pois “todos que vem de fora ficam loucos com nossa folia”.
Por isso, Lilia acredita que o povo de São João del-Rei e, principalmente as autoridades, devem dar mais valor ao folclore e à cultura da cidade e da região, que é muito ampla e bonita.

Principais problemas/dificuldades da área atuante

. A Folia de Mulheres precisa de mais integrantes para aumentar o grupo, que pode ter até quinze pessoas e no momento conta apenas com sete. Por isso, mulheres que saibam cantar ou tocar instrumentos são bem vindas no grupo e precisam apenas entrar em contato com Lilia e marcar uma reunião.
. Falta de condução para viajar para festas onde são convidados a se apresentar.

Propostas e sugestões para o desenvolvimento turístico da cidade

Maior valorização da cultura e do folclore de São João del-Rei, que é muito vasto e bonito. As autoridades valorizam muito os grupos de fora e se esquecem de que na própria cidade existe muita coisa cultural.

Info

Tipo de sustentabilidade econômica 
. As próprias integrantes mantêm o grupo;
. Ajuda da Atitude Cultural;
. Rifas.

Data da coleta dos dados

24 de setembro de 2010

Responsável pelas informações

Maria Inês dos Santos Zim (Lilia)

Galerias

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.