São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

Exposição . Tancredo e a Redemocratização Brasileira . até 2 de maio de 2011

Data

02/12/2010

Cidade

SJDR

Descrição

A exposição estará aberta de setembro de 2010 a maio de 2011, na sala de exposições de curta duração do Museu Regional de São João del-Rei, à Rua Marechal Deodoro, n. 12,  Centro, diariamente, no horário das 09:00 às 19:00 horas.


Abertura política do país é tema da exposição

O processo de redemocratização do Brasil está presente no Museu Regional de São João del-Rei com a exposição Tancredo e a Redemocratização Brasileira, que teve sua abertura na última quinta-feira, às 20h.
A exposição apresentará 50 capas históricas do Jornal do Brasil, a partir do acervo do CPDoc JB, que dão conta do processo de abertura política, desde a campanha pela anistia até a morte de Tancredo e a comoção popular desencadeada pelo fato.
Procura desta forma, analisar um dos períodos mais emblemáticos da nossa história política e o papel do principal artífice do processo de restauração democrática do Brasil, após o regime de exceção que vigorou por 2l anos—de 1964 a 1985.
A ideia é homenagear não apenas o político que assumiu uma postura conciliatória que permitiu a união de diferentes tendências políticas em prol da restauração da democracia, como também os 25 anos da Nova República, inaugurada em 1985.
A exposição é uma realização do Museu Regional de São João del-Rei em parceria com o Museu da República, no Rio de Janeiro, e o Jornal do Brasil. O diretor do Museu de São João del-Rei, João Luiz Domingues Barbosa, explicou que a exposição mostra o processo de redemocratização e a trajetória política de Tancredo através de 50 capas do Jornal do Brasil que serão dispostas em forma de painéis em uma das salas de exposição do museu.
A mostra estará aberta até março de 2011, diariamente, no horário das 9h às 19h. O Museu Regional de São João del-Rei está localizado à Rua Marechal Deodoro, n° 12, Centro.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 04 de setembro de 2010


Inauguração da Exposição . Roberto Boscolo (chefe de serviços do MURSJDR), João Domingues(Diretor do Museu Regional de SJDR), Magaly Cabral (Diretora do Museu da República), Vera Mangas (Assessora do Museu da República e Curadora da Expo), Alzira Agostini Haddad e Paulo Souza.
Foto: Arquivo Atitude Cultural

Mais informações:
Tancredo Neves
Tancredo Neves . São João del-Rei celebra centenário

Banco de Imagens: Centenário de Tancredo Neves . 1910-2010

Atualize, compartilhe, inclua ou exclua dados e imagens, cadastros, fotos, ações e projetos sócio-culturais
Todos os créditos e colaborações serão registrados

Dúvidas ou Sugestões? Fale Conosco: alzirah@gmail.com

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.