São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

8ª Conferência Municipal de Saúde . 23 e 24 de outubro

Data

23/10/2010

Cidade

SJDR

Descrição

Conferência Municipal de Saúde será em outubro
Para não acontecerem imprevistos ou problemas com relação ao período eleitoral, a 8ª Conferência Municipal de Saúde foi adiada para os dias 22, 23 e 24 de outubro. Com isso, foram marcadas novas pré-conferências. A próxima será às 19 horas do dia 8 de setembro no Salão Cristo Rei do Bairro Bom Pastor.
O secretário de Saúde José Marcos de Andrade explicou que a causa da alteração foi a possibilidade de interferência eleitoral na Conferência. “Nada impede que se faça. Mas não poderíamos evitar que houvesse alguma manifestação partidária na Conferência. Então, achamos melhor adiarmos para outubro”, informou José Marcos.

Envolvimento
O presidente do Conselho Municipal de Saúde Willimar Borges de Deus acrescentou que a falta de envolvimento da Secretaria de Saúde vinha dificultando a realização das pré-conferências. “A Pré-Conferência de Matosinhos não aconteceu porque a Secretaria de Saúde não mobilizou a comunidade. Agora, José Marcos assumiu o compromisso de nos dar apoio de estrutura e divulgação. Porque, antes, ele falava que ia dar ajuda, mas na prática isso não acontecia”, criticou Borges.
Por outro lado, José Marcos reforçou que a Secretaria irá preparar a divulgação e a infraestrutura necessárias para que a Conferência de Saúde seja um sucesso. “Dar apoio é uma obrigação nossa. A comissão já está envolvida, vamos fazer os chamamentos, montagem, não vai faltar nada. Estamos empenhados em realizar uma conferência de qualidade. Nós precisamos da participação popular, sem ela não faz sentido.”, destacou o secretário de Saúde.

Debates
Um dos pontos importantes da Conferência será a discussão de novas diretrizes municipais de saúde para os próximos dois anos. Elas serão a base para a elaboração de um novo Plano Municipal de Saúde. “Isso é muito importante. O plano vigente está defasado, pois foi feito em 2002”, salientou o secretário de Saúde.
O tema da 8ª Conferência Municipal de Saúde é “Saúde: da educação à prevenção com participação”. O secretário informou que os debates irão abordar a medicina preventiva e a educação na saúde. “A prevenção é a nossa maior preocupação. Sem ela, vamos ficar fazendo, sempre, a medicina curativa. A saúde do Brasil ainda é curativa. Vamos discutir, também, a educação que, por exemplo, faz com que as pessoas se alimentem bem, prevenindo doenças”, comentou o secretário municipal de Saúde, José Marcos.

Fonte: Folha das Vertentes . 1ª quinzena de setembro de 2010

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.