São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

Semana Nacional do Trânsito em São João dei-Rei e região . 22 a 25 de setembro

Data

22/09/2011

Cidade

SJDR

Descrição

A semana Nacional do Trânsito que acontece até o dia 25/09, terá diversas atividades para conscientização de motoristas e pedestres. O tema é “Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011/2020 – Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas”, e o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER/MG) através da Coordenadoria Regional do DER em Barbacena, juntamente com os parceiros do Sistema Nacional de Trânsito, programaram diversas ações educativas em todo o Estado. Trata-se de uma ação conjunta no âmbito Federal, Estadual, Municipal e privado.

Durante toda a semana estão programadas atividades lúdicas e educativas ligadas ao trânsito para jovens, crianças e adultos, palestras, blitze rotineiras e educativas entre outras atividades em todo o Estado. No dia 23 (sexta- feira) acontece o I Seminário Mineiro de Segurança no Trânsito “ Década de Ação para Segurança do Trânsito – 2011/2020: Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas”, no auditõrio JK, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, à partir das 13 horas. Os temas das palestras são “Grandes Desafios da Década Mundial para o Brasil e Minas Gerais”, palestrante J. Pedro Correa e “Projeto de Vida no Trânsito”, palestrante Fabiano Pimenta.

Programação dos próximos dias na região

22/09- palestra educativa em duas escola em São João Del Rei e blitz
23/09 - carreata e manifestações na cidade de Piranga a partir das 13 horas em prol de um trânsito mais seguro.
24/09 - blitz em São João Del Rei
25/09 - encerramento da semana do trânsito com passeio motociclistico a partir de 09 horas e manhã social na praça de matosinhos em São João del-Rei.

Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito
A Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas, em março de 2010, proclamou oficialmente o período de 2011 a 2020 como a Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito a fim de estimular esforços em todo o mundo para conter e reverter a tendência crescente de fatalidades e ferimentos graves em acidentes no trânsito no planeta.
Em resolução editada pela ONU, decidiu-se que a Organização Mundial de Saúde (OMS) juntamente com outros organismos internacionais, terão a missão de juntar esforços com o desafio de reduzir pela metade o número de fatalidades no trânsito mundial. Atualmente, são mais de 1 milhão e 300 mil mortes por ano e milhões de pessoas feridas, algumas incapacitadas permanentemente, a maioria na faixa etária de 15 a 44 anos de idade, significativa parcela produtiva da sociedade.
Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil registra um índice de 18.9 fatalidades por grupo de 100 mil habitantes. Países líderes, alguns europeus e outros asiáticos, registram uma taxa de cinco mortes por 100 mil habitantes.
Na avaliação da Coordenadora da Gerência de Educação para o Trânsito do DER, Rosely Fantoni, embora abrangente, o tema da Semana Nacional do Trânsito possibilitará que a sociedade civil organizada e órgãos e entidades governamentais trabalhem de forma objetiva e eficaz atendendo às diversas demandas no sentido de promover a redução de acidentes.

Fonte: Agência Minas
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.