São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

Carnaval de antigamente Atitude Cultural 2012 . São João del-Rei . Tema: artesanato - preservar é preciso!

Data

19/02/2012

Hora

16h

Cidade

SJDR

Descrição

Programação completa do Carnaval de São João del-Rei 2012, Blocos e Escolas de Samba
Carnaval das Cidades Históricas

Vídeo: São João del-Rei relembra os Carnavais de Antigamente
Fotos do Carnaval de Antigamente 2012
Clipping de Notícias . Carnaval de Antigamente 2012 . Atitude Cultural . São João del-Rei



PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL DE ANTIGAMENTE 2012:
Concentração: Largo do Rosário

. 6º Encontro de Bandas de Marchinhas antigas 
. Matinê com a Banda Theodoro de Faria (110 anos em 2012!) e Banda Zé Pereira
. Corso: carros antigos decorados em cortejo no Centro Histórico: L Rosário, R Prata, LS Francisco
. Pernas de Pau, Malabares
. Palhaços e Palhaçadas . Palhaço Mequetrefe Cafajeste
. Exposição e Oficina viva de Máscaras . Grupo Calanquê (32) 8833 3556
. Bonecos Gigantes do Mestre Quati
. Exposição "Memórias do carnaval de São João del-Rei" . fotos/arquivo João Bosco Reis Teixeira contato (32) 3372-3281
. Projeto Delícias de antigamente
. Prêmio Estandarte Del-Rei 2012 . contato Dangelo ou Antônio José

O Prêmio Estandarte Del-Rei foi idealizado por Antônio José e logo teve a adesão de Jota e Virgílio Dangelo. Trata-se de uma réplica do Estandarte de Ouro, criado em 1972 pelo jornal O GLOBO, do Rio de Janeiro, que premia o que de melhor acontece nas Escolas de Samba do Grupo Especial.
Do mesmo modo, o Estandarte Del-Rei vai premiar, com um troféu em estanho, os melhores em dez itens,a saber: Escola de Samba, Intérprete, Samba Enredo, Mestre-Sala e Porta-Bandeira, Alegorias, Comissão de Frente, Bateria, Enredo, Ala de Baianas e Madrinha de Bateria.
Diferentemente do que acontece com o júri oficial, uma escola pode ser vencedora e algum item e não ser escolhida a melhor escola do desfile.
Um júri especial estará atento aos desfiles para fazer suas indicações. O júri reunir-se-á na segunda feira de carnaval para discutir as indicações e proclamar o resultado final.

. Tema 2012: Preservar é preciso - artesanato
Elegemos a Galinha-d'angola para representar o artesanato local
Cadastre gratuitamente a sua ação cultural, sua arte e o seu artesanato em nosso portal:
Artesãos e artistas Local/Regional
. Galeria Virtual
. Empório del-Rei

. Imagens e dados dos carnavais de antigamente em SJDR:
Carnaval de antigamente Atitude Cultural 2011 . São João del-Rei
Carnaval de antigamente Atitude Cultural 2010 . São João del-Rei
Carnaval de antigamente Atitude Cultural 2009 . São João del-Rei
Carnaval de antigamente Atitude Cultural 2008 . São João del-Rei
Carnaval de antigamente Atitude Cultural 2006 . São João del-Rei 

Homenageados:
. João Bosco dos Reis Teixeira
Presidente e fundador do Bloco Milionários do Ritmo em 1964. Bloco originário da turma do Kibom. 1º desfile em 1965, campeão em 1966, última participação como bloco em 1967.
O Bloco Milionários do Ritmo foi transformado em Escola de Samba com a mesma turma, com o nome Escola de Samba Falem de Mim, tendo como presidente por vários anos, João Bosco. A escola se tornou campeã em 1968, 1975, 1979 - quando fêz o seu último desfile e foi extinta como agremiação carnavalesca.
Em 1981 foi fundada a GRESIB Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Independente do Bonfim, tendo como carnavalesco por todo o período de sua existência e também como presidente por vários anos, João Bosco. Conquistou 3 campeonatos: 1983, 1985, 1988.
Em 1989 a escola foi extinta dando origem a fusão em 1990, criada a Escola de Samba Grêmio Recreativo Escola de Samba União: fusão da Escola de Samba Mocidade Independente do Bonfim e Escola de Samba Qualquer Nome Serve, tendo como 1º presidente, João Bosco, que também ocupou vários outros cargos. Conquistaram os campeonatos dos anos 1991, 1992, 1997 e 2000.
João Bosco foi também um dos criadores e fundadores da AESBRA-Associação das Escolas de Samba Blocos e Ranchos, iniciada em 1980, tendo como presidente - João Bosco.

. Murilo Chafy Hallak - Chacal
Chacal por Rogério Medeiros Garcia de Lima
Compositor e intérprete de sambas-enredo de várias escolas de samba de São João del-Rei e outras cidades como Divinópolis e Ponte Nova. Compôs também várias músicas de diversos rítimos: choroô em parceria com Antônio José da Silva Filho (cantor); Favela, como intérprete Antônio José e Tristeza, tendo como intérprete, Cicí Gomide.
Integrou a Escola de Samba Falem de Mim e Mocidade Independente do Bonfim como compositor de samba enredo.
 
. A Exposição Virtual interativa “Carnaval de antigamente em SJDR” do Portal www.saojoaodelreitransparente.com.br continua: fotos de arquivos pessoais podem ser enviadas para o nosso contato    

Exposição Virtual . Memórias do carnaval de São João del-Rei . Arquivo João Bosco dos Reis Teixeira
Exposição Virtual Relembranças . Arquivo Jota Dangelo
Exposição Virtual Carnaval de São João del-Rei década de 70 . fotos Victor Bello

Carnaval de antigamente São João del-Rei: exposição interativa virtual - envie suas fotos, participe!

Patrocínio: 
Cemig
Governo do Estado de Minas Gerais 

Apoio Cultural: 
Cacel
Rafa Motos
Laticínios Trem Minas
Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de SJDR

Apoio:
Associação Amigos de São João del-Rei
Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural de São João del-Rei
Sociedade Sanjoanense de Arte e Cultura . Polícia Militar . Confraria NS Rosário . Unisilk
AESBRA-Associação das Escolas de Samba Blocos e Ranchos
Gazeta de SJDR . TV Campos de Minas

Agradecimento especial:
Andrea Neves, Valéria Cordeiro, Jota Dangelo

Realização: 
Atitude Cultural
Coordenação: Alzira Agostini Haddad  
Equipe de apoio: Eliane Agostini Monteiro, Walquíria Domingues, Carolina Gouvêa, Mauro André dos Santos, Bernardo Berg, Ana Carolina Neri

MINC . Ministério da Cultura


PROGRAMA DE ARTE E CULTURA LOCAL: SÃO JOÃO DEL-REI É 10! . Histórico

AllaaôÔÔÔÔÔÔ, use camisinha sim senhôÔÔÔÔÔÔ!!!
Campanha “Bote camisinha nas suas histórias de carnaval”

. Participe do "Bloco sem compromisso" de Roberto Carvalho, que vai cair no samba no dia 20, segunda-feira de carnaval, reserve o seu Kit e caia também nesta folia! (032 9107 0343 . 032 3373 3824)

. Matérias e artigos sobre o Carnaval de São João del-Rei
Tencões e Terentenas . Antônio Emilio da Costa
Mineirando . Marina Mazzoni
Portal Uai

Site da Prefeitura Municipal de SJDR

Em algum lugar . Jota Dangelo
São João del-Rei tem "Carnaval de Antigamente" . Antônio Emílio da Costa

. Utilizamos material reciclado em nossas fantasias e adereços: Recicla São João . Por um futuro sustentável
. Colabore com a limpeza de nossa cidade:
São João del-Rei limpa - Eu faço a minha parte! . Atitude Cultural e Associação Amigos de SJDR


MATÉRIAS JORNAIS E SITES

ACONTECE
Com persistência e boas ideias, Alzira Agostini Haddad e a turma da Atitude Cultural fizeram da tarde de domingo um dos momentos mais esperados do Carnaval 2012.
O bom tempo ajudou, o público compareceu e a sexta edição do Carnaval de Antigamente foi o maior sucesso. Pelas bandas, que reuniram músicos consagrados de várias agremiações da cidade, pelo alto astral geral, pelo encontro de gerações, pela oficina de máscaras, pelas fotos e pela criatividade na interpretação do tema Preservar é Preciso, que destacou a simpática galinha d’angola nos estandartes e fantasias. Muitos aplausos.
A homenagem, mais que merecida, foi para o carnavalesco João Bosco dos Reis Teixeira e para Murilo Chafy Hallak (Chacal). Registramos com imenso pesar o falecimento deste querido compositor são-joanense na última quinta-feira, 23.

Fonte: Gazeta de SJDR, 25 de Fevereiro de 2012

***

VELHO E NOVO SE UNEM NO CARNAVAL DE ANTIGAMENTE
Todo comentário sobre eventos que resgatam costumes antigos vem acompanhado de frases como “uma verdadeira viagem no tempo”. Quando o assunto é o Carnaval de Antigamente de São João del-Rei, a máxima muda um pouco. Isso porque o cortejo que chega à sexta edição é, na realidade, um encontro entre tempos, com o velho e o novo se concentrando amanhã, 19, a partir das 16h, no Largo do Rosário.
No desfile que passa pela ponte do local, cruza a Rua da Prata e termina no Largo São Francisco, homens, mulheres e crianças de diferentes gerações dividem espaço com carros antigos, estandartes, fantasias e todos os adereços que fazem o saudoso e irreristível Carnaval de ontem se repetir hoje.
No ano passado, mesmo com as fortes chuvas ao longo de todo o período carnavalesco, o evento levou quase 2 mil pessoas para as ruas. Neste ano, a expectativa é de que não seja diferente. “Nosso objetivo é promover uma festagostosa para todos sem deixar de lado as questões da cultura e do patrimônio”, explicou a coordenadora da Atitude Cultural, Alzira Haddad, idealizadora do cortejo desde 2006.

Tema
Em 2012 o Carnaval de Antigamente abre alas para os artesãos e usa como tema o mote Artesanato – Preservar é Preciso! Os artistas manuais serão representados em alegorias e através da Galinha D’angola, eleita o grande símbolo de 2012. “Ela permeia bordados, pinturas e esculturas. Nada melhor do que levá-la para as ruas. O preto e o branco, que são as cores da galinha, serão marcantes”, lembrou Alzira.

Bandas
Ainda dando o tom do saudosismo de décadas passadas, o Carnaval de Antigamente desfila por São João del-Rei sem o auxílio de som mecânico. A música, ao vivo, é garantida pelas bandas Theodoro de Faria e Zé Pereira, responsáveis por repertório de clássicas marchinhas do início ao fim. “Elas são a prova de que o Carnaval antigo marcou época, é saudoso, faz falta e ainda permeia a festa de hoje em dia. Prova disso é  o fato de que mesmo na Bahia, em cima de trios elétricos tão atuais, elas são pedidas, tocadas e sempre lembradas”, frisou Alzira.

Alegorias
À frente do cortejo, carros antigos puxam o bloco de foliões lembrando o costume de automóveis passarem por avenidas durante o Carnaval e serem recebidos com flores, confetes e serpentinas. Além deles, bonecos gigantes produzidos por Mestre Quati farão parte da festa permeada por adereços produzidos com materiais recicláveis.
Durante o evento, uma exposição de fotografias e outra de disfarces farão parte da programação, que conta também com oficina gratuita com artesãos convidados, que ensinarão crianças e adultos a criarem suas próprias máscaras.

Homenagens
Todos os anos o evento da Atitude Cultural homenageia carnavalescos locais que fizeram a folia e se destacaram no município a partir dos anos 60. Em cinco carnavais, nomes como os de Ginego, Mestre Quati, Jota Dângelo, Mamélia Dorneles e Moema Magalhães já foram lembrados.“É uma forma de reconhecer o trabalho pelo entretenimento, pela cultura e pela alegria que essas pessoas realizaram enquanto comemoravam o Carnaval”, explicou Alzira.
Em 2012, as honras da vez serão dedicadas a João Bosco dos Reis Teixeira e Chafi Hallack. O primeiro é um dos idealizadores da Associação das Escolas de Samba, Blocos e Ranchos (Aesbra) de São João del-Rei e fundou o Bloco Milionários do Ritmo, em 1964. A agremiação originou mais tarde a Falem de Mim, a Mocidade Independente do Bonfim e a União.
Já Hallack é compositor e intérprete de sambas-enredo que ultrapassaram os limites são-joanenses e alcançaram cidades em todo o Estado.
Outras informações no www.saojoaodelreitransparente.com.br.
Fonte: Gazeta de São João del-Rei, 18 de Fevereiro de 2012

***

CORES DA FOLIA
O carnaval de 2012 em São João del-Rei foi temperado com muita diversão, cores, alegria. Os tradicionais blocos atraíram milhares de foliões de todos os cantos do país e do mundo, a maior festa popular do Brasil contagiou as ruas históricas da cidade. O bloco Cambalhota fez a galera girar de alegria, o Carnaval de Antigamente, organizado pela Atitude Cultural, levou às ruas o resgate do carnaval das décadas passadas, carros antigos, fantasias, mascaras, bonecos gigantes e muitas cores. Não posso esquecer-me da beleza que invadiu a Avenida Tancredo Neves no desfile das escolas de samba que levantaram o publico que lotou as arquibancadas e as calçadas.
Fonte: Artes Morandi, 22 de Fevereiro de 2012
 

***

MATÉRIA DO ESTADO DE MINAS SOBRE O CARNAVAL

Despedida
O último dia de carnaval em São João del-Rei promete levar os foliões à exaustão. Nada menos que sete blocos desfilam nesta terça-feira pelo Centro Histórico, bairros e distritos da cidade. Os primeiros a festejar a terça-feira gorda devem ser o Bloco do Pantanal, com concentração na Rua Getúlio Vargas, no Centro, e o Arroz com Vinagrete, no Bairro Tejuco, ambos a partir do meio-dia. À tarde, será a vez do Cura Ressaca, do Caixinha e do bloco Birinight. O grupo Unidos da Ponte desfila à noite e a folia da madrugada fica por conta do Cachaça Acumulada, cuja concentração está prevista para começar às 2h da Quarta-Feira de Cinzas.
A festa de São João del-Rei é famoso por seus 42 blocos, que começaram a folia de momo ainda na primeira semana de fevereiro. Um dos mais charmosos é o Carnaval de Antigamente, que se concentra no Largo do Rosário, sempre aos domingos de carnaval. Com malabaristas, pernas-de-pau, palhaços, carros antigos enfeitados e simpáticos mascarados, o grupo difunde o tema “Preservar é preciso”. As escolas de samba são outra atração na cidade. No sábado, desfilaram a corte momesca e as agremiações Irmãos Metralha, Bate Paus,Girassol e, no domingo, a Mocidade Independente do Bonfim, Unidos do São Geraldo e Vem me ver.
Fonte: Estado de Minas, 20 de Fevereiro de 2012

***
CARNAVAL DE ANTIGAMENTE
O carnaval de São João del-Rei é um dos melhores do interior do Brasil, com quase 50 blocos e desfile de Escolas de Samba. No domingo de carnaval, acontece o grande evento Carnaval de antigamente com encontro de bandas de marchinhas antigas, matinê para crianças, exposições, malabares, etc.
Fonte: Trilha dos Inconfidentes

***

AGORA É SÃO JOÃO DEY-REI MOMO
Agora é alegria total com o Rei Momo assumindo a festa na cidade até a quarta feira de cinzas. Pelo segundo ano consecutivo o publicitário Willer Ferraz encarna o Rei Momo de São João e ao lado das princesas do Carnaval irá comandar a alegria nos desfiles das escolas de samba e blocos. O prefeito municipal Nivaldo de Andrade, depois que recebeu apoio do governo estadual, assegurou recursos financeiros para as agremiações carnavalescas que estarão participando com muita organização e criatividade dos desfiles da Avenida Tancredo Neves, onde a Secretaria de Cultura e Turismo montou arquibancadas. O preço do ingresso por noite é de R$ 5,00. A programação dos desfiles das escolas e blocos é a seguinte: Sábado, 12, 23:30h, abertura do Carnaval com a Corte; 21h, Irmãos Metralha; 22:30h, Bate Paus; 24h, Girassol. Domingo, 20h, Escola Mirim Unidos da Lata; 21h, Mocidade Independente do Bonfim; 22:30h, São Geraldo; 24h, Vem Me Ver. Segunda, 20h, Bloco Sem Compromisso; 21h, Recordar é Viver; 22h, Os Caveiras; 23h, Bloco Ferverão. Já os mais de 43 blocos e bandas populares que estão desfilando pelas ruas da cidade arrastam milhares de foliões. Os mais tradicionais e famosos desfilam nas seguintes datas: Bandalheira, dia 11: Se Mamãe Deixar, dia 14; Lesma Lerda, concentração na 8 de Dezembro a partir das 18h; Bloco da Alvorada, 18/2 sábado, a partir das 5 h da manhã; Unidos da Cambalhota, às 17 h saindo da Largo de São Francisco; dia 20, segunda, Bloco Vamos a La Playa, saindo da 8 de dezembro a partir das 13 horas. A programação completa dos desfiles da bandas e blocos está disponível no site www.saojoaodelrei.mg.gov.br. Uma iniciativa que vem conquistando o público sanjoanense é o Carnaval de Antigamente, promoção da Atitude Cultural, no domingo, a partir das 16h no Largo do Rosário com diversas atrações e muita alegria.

Fonte: Tribuna Sanjoanense, 7 a 20 de fevereiro de 2012.

***

CARNAVAL DE ANTIGAMENTE
Diversão garantida para todas as idades é no 6º Carnaval de Antigamente, idealizado e organizado pela Atitude Cultural.   Com matinê ao ar livre, no Largo do Rosário, e cortejo de carros antigos decorados pelo Centro Histórico, o Carnaval de Antigamente é uma alegria só. Com ou sem chuva, as bandas Theodoro de Faria – que completa 110 anos em 2012 – e Zé Pereira animam os foliões no mais democrático dos carnavais. Tem pernas de pau, bonecos gigantes do Mestre Quati, oficina viva de máscaras e muito mais.
Além disso a exposição Memórias do carnaval de São João del-Rei  revive grandes momentos da festa na cidade através do arquivo de fotos de João Bosco Reis Teixeira. Quem quiser, pode colaborar com imagens de décadas passadas. Contato: 32 3371 1208.
Homenagens
Com a galinha d´angola como mascote, o tema 2012 do Carnaval de Antigamente destaca o artesanato local: preservar é preciso. Os homenageados da vez são João Bosco dos Reis Teixeira e Murilo Chafy Hallak (Chacal), envolvimento total que atravessou décadas no Carnaval são-joanense.

Fonte: Gazeta SJDR, 11 de fevereiro de 2012.

***

SÃO JOÃO DEL-REI ABRE ALAS E ALEGREMENTE SAÚDE A PASSAGEM DO CARNAVAL DE ANTIGAMENTE . por Antônio Emílio da Costa
 
O carnaval de São João del-Rei tem de tudo. De tudo de bom e do melhor. Tem até o que ninguém imagina...
Já pensou em um bloco que, relembrando os velhos carnavais, vale-se da alegria, da cordialidade, da gentileza, da amizade e da democrática inserção para difundir mensagens de preservação do patrimônio cultural da cidade onde os sinos falam? Pois é, em São João del-Rei tem.
É o Carnaval de Antigamente, que se concentra na tarde do domingo de Carnaval no Largo do Rosário, juntando ágeis malabaristas, altas pernas-de-pau, alegorias, sorridentes palhaços, corso de carros antigos enfeitados, estandartes, doces delícias, simpáticos mascarados, gente bonita, importantes personagens do carnaval são-joanense de ontem e de hoje. Seu lema é permanente, assim como a mensagem que difunde: Preservar é preciso!
No Carnaval de Antigamente não tem som mecânico. O bloco desfila no ritmo de conhecidas marchinhas, alegremente tocadas pela tradicional Banda Theodoro de Faria, ora se intercalando, ora tocando junto, com a Banda do Zé Pereira. Puxando cordão, giram e sorriem os bonecões do Mestre Quati. Sobre todo o cortejo, que atravessa e corta becos, pontes, largos e ladeiras, chovem confetes e serpentinas...
Realização da ONG Atitude Cultural, o Carnaval de Antigamente é em tudo inovador. Seus adereços são feitos com sucatas e material reciclado; tem temática cultural, desfila em circuito próprio e todo ano homenageia pessoas célebres e cidadãos comuns que desempenharam ou desempenham papel importante no Carnaval de São João del-Rei. Em anos passados, já foram homenageados Ginego, Mestre Quati, Jota Dângelo, Mamélia Dorneles, Moema Magalhães e vários outros sambistas, carnavalescos e passistas.
Em 2012, quem receberá as homenagens e reconhecimentos serão dois importantes carnavalescos de São João del-Rei, que se destacaram a partir do final dos anos sessenta: João Bosco dos Reis Teixeira e Chafi Hallack.
João Bosco é fundador do Bloco Milionários do Ritmo, agremiação carnavalesca criada em 1964 e que, ao longo dos últimos 38 anos, desdobrou-se e deu origem a vários blocos e escolas de samba, como por exemplo a Falem de Mim, a Mocidade Independente do Bonfim e a União. É também um dos criadores da Associação das Escolas de Samba, Blocos e Ranchos de São João del-Rei.
Chafi Hallack tornou-se famoso compositor e intérprete de sambas-enredo que marcaram época do Carnaval de São João del-Rei e de outras cidades mineiras.

Fonte: Direto de São João del-Rei
 
Compartilhe fotos, documentos e ação/projeto cultural, registraremos a colaboração e todos os créditos. 
O conteúdo desse portal pode ser reproduzido, desde que citadas as fontes e os créditos.
Mais informações/imagens, utilize o SISTEMA DE BUSCA de nosso portal

Video

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.