São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

Semana do Violão do CEM Pe. José Maria Xavier . De 16 a 20 de Junho . Programação Completa

Data

16/06/2013

Cidade

SJDR

Descrição



Conheça mais sobre o Conservatório Estadual de Música Pe. José Maria Xavier
Mais informações pelo telefone 032 3371 8781

***

Sonoridade das cordas ecoa nas dependências do Conservatório
Por Gazeta de São João del-Rei em 15/06/2013

A próxima semana será embalada por muita música em São João del-Rei. Amanhã, 16, começará a 3ª edição da Semana do Violão, organizada pelo Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier. O evento, que é uma homenagem ao Professor Frederico Grassano, será recheado de atrações, com destaque para o 1º Concurso de Violão do Conservatório e para a abertura, que contará com a presença de Toninho Horta. Além disso, a agenda da semana terá workshows, palestras e recitais até quinta-feira, 20, dia de encerramento. Toda a programação da Semana do Violão acontecerá dentro do conservatório e de forma gratuita.
De acordo com a coordenadora da área de Violão do Conservatório, Vicência Ladeira, a grande novidade fica por conta do concurso. “Devido à programação de 60 anos da escola, faremos pela primeira vez esse tipo de atividade, que terá dois níveis. O primeiro nível é o elementar, que abrange alunos do Conservatório mais inexperientes. Já o segundo é o avançado, que está aberto para toda a população”. Os três primeiros colocados de cada fase receberão premiações.

Abertura
Um prêmio por si só, que foi muito comemorado pelo Conservatório, é a presença de Toninho Horta na abertura oficial. O mineiro, que foi incluído, no ano passado, pela Revista Rolling Stone Brasil entre os 30 maiores ícones brasileiros da guitarra e do violão, ministrará um work-show amanhã, 16, a partir das 20h.
“A minha presença no palco será por cerca de 1h30. A primeira hora será um bate-papo, no qual falarei sobre meus 45 anos de carreira e abrirei para perguntas no final. Os últimos 30 minutos serão reservados para que eu possa mostrar meu trabalho. Músicas como Manuel, o audaz; Beijo partido e Flor que cheira a saudade não ficarão de fora do repertório.
Apresentarei algumas canções do meu novo trabalho também, como O amor é pra se amar”, adiantou Toninho Horta.
O professor Frederico Gassano, que fazia parte do elenco do Conservatório e tinha um enorme desejo de realizar um concurso de violão, será o homenageado dessa 3ª edição .

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.