São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

Mini Museu da Música . CEREM - Centro de Referência Musicológica José Maria Neves . Permanente

Data

07/01/2010

Cidade

SJDR

Local

Rua da Cachaça

Descrição

O Cerem-Centro de Referência Musicológica José Maria Neves abre as portas a comunidade musical e são-joanense da sua Sala Expositiva localizada na Rua Marechal Bittencurt 24, antiga Rua da Cachaça.
Essa sala é uma mostra parcial e dá visibilidade aos turistas e visitantes de SJDR da vida musical da nossa cidade. Estarão expostos partituras de compositores são-joanenses, instrumentos feitos localmente e de outras origens, farto material fotográfico.
Na parte superior da sala, no mezanino, na sala dedicada ao patrono da casa, José Maria Neves, estão expostas algumas de suas composições, uma mostra de seus trabalhos acadêmicos e publicações em geral. O Cerem-Centro de Referência Musicológica José Maria Neves foi inaugurado enquanto biblioteca e acervo discográfico para consulta há 4 anos, com o patrocínio da Copasa através da Lei Federal de Incentivo a Cultura.
Nessa segunda fase, em que abre a sua sala expositiva, usando os mecanismos da Lei Estadual de Incentivo a Cultura com o apoio do Governo do Estado de Minas Gerais e patrocínio da Usiminas, Águas Mineral Caxambú e Fundação Banco do Brasil.
No dia 12 de dezembro, a partir das 15:30 haverá duas tendas oferecidas pela Copasa, onde acontecerá apresentações musicais e um café na rua com a participação de exímios músicos são-joanenses, entre eles, Antonio Guimarães, Maria Salomé e Amélia Viegas, Mário Claus.
Desde a sua inauguração o Cerem-Centro de Referência Musicológica José Maria Neves tem servido a comunidade musical com a sua biblioteca de consultas e agora servirá ao interesse turístico e cultural da cidade.
O projeto original de restauração da casa foi doado pelo arquiteto André Dangelo.
A sala expositiva esteve a cargo de Marconi Drummond e Daise Lustosa

Contato: Anna Maria Parsons . Diretora do Cerem-Centro de Referência Musicológica José Maria Neves . 3371 6397 . ceremus.cerem@yahoo.com.br

Programação completa 
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.