São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

Música XXI . Concerto de Natal, Coral Sem Fronteiras e Orquestra Sinfônica da UEMG

Data

07/12/2009

Cidade

SJDR

Descrição

NEYDE ZIVIANI, preparadora vocal
Formada em 1960 pelo Conservatório Mineiro de Música da UFMG, participou do Madrigal Renascentista, do Grupo Coral Ars Antiqua, da Sociedade Coral de Belo Horizonte, de operetas, apresentações líricas, concertos camerísticos e radiofônicos. Esteve presente também nos cursos de música dos festivais internacionais de férias de Salvador, Teresópolis e Ouro Preto.
Especializou-se em canto lírico no Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Belo Horizonte: em voz, no 2º Word Voice Congress e no 5º International Simposium om Phonosurgery em São Paulo; e em voz falada com a Professora Drª. Sílvia Rebelo Pinho.
Aperfeiçoou-se através de vários cursos e oficinas como Voz em Movimento, Análise Clínica da Voz e Técnicas Vocal em Canto Popular, ABC (Associação Brasileira de Canto). Foi preparadora vocal de operetas do Grupo Pourlantins, Rosa dos Ventos, do musical O Corcunda de Notre Dame, solistas do musical Estrela Dalva. Atualmente é professora de técnica vocal e preparadora vocal do Grupo Coral Sem Fronteiras.
ROBÉRIO MOLINARI, regente
Nascido em 1964 no Rio de Janeiro, cedo iniciou os estudos musicais. A partir de 1984 estudou com a Pianista Sonia Maria Vieira, com o Pianista Homero de Magalhães e com o Pianista e Compositor Heitor Alimonda, este na UFRJ onde se especializou em 1991. Já obteve 24 prêmios em Concursos de Piano e Concursos Públicos de Música (10 primeiros lugares). Realizou vários recitais e concertos no Rio de Janeiro, Niterói, São Paulo, Belo Horizonte, São Luís, dentre outras cidades. Realizou, também, inúmeras gravações em CD e em DVD (inclusive ao vivo e para a TV), totalizando 64 em áudio e vídeo. Foi Professor de Piano da Escola de Música da UFMG, e atualmente é Professor de Piano e Música de Câmera da Escola de Música da UEMG e Professor de Apreciação Musical do CEFAR. Rege o “Sem Fronteiras Coral & Orquestra” de BH. É pianista do “Quinteto Horizontes” e pianista e arranjador do “Quarteto Carajazz”. Além de Arranjador e Professor de várias disciplinas musicais, desenvolve intensa atividade concertística no cenário musical brasileiro, tanto como camerista, tanto como acompanhador/co-repetidor, recitalista e regente.
CORAL SEM FRONTEIRAS
O Sem Fronteiras Coral & Orquestra, teve seu início em 1986, com a iniciativa de Neyde Ziviani na criação do Coral Aumbram, um grupo coral cujo objetivo era utilizar a música coral para harmonização e cura. Suas apresentações se estenderam as várias casas e instituições, na sua maioria as que se dedicavam a atividades filantrópicas e assistenciais.
O chamado ao progresso e buscando alçar novos vôos, em 2004 surgiu o Sem Fronteiras Coral & Orquestra, que além dos integrantes do Aumbram passou a contar com a participação de estudantes de música e profissionais voluntários.
Robério Molinari, regente, que iniciou seu trabalho com este grupo em 1999, e Neyde Ziviani, preparadora vocal, são os dirigentes e arquitetos deste progresso. O sonho se tornou mais desafiador, o Sem Fronteiras Coral & Orquestra quer mais: formar a Orquestra Sem Fronteiras, produzir mais espetáculos que elevem os padrões vibratórios, ir onde quer que o desejo do bem o convoque e principalmente apoiar comunidades carentes e estudantes através de projetos e iniciativas de incentivo à cultura. Há alguns anos este grupo promove concertos de natal com o objetivo de levar ao público mineiro, momentos de paz e harmonia, contribuindo com o espírito natalino da época. Este ano pretende produzir outra série de apresentações dentro do Programa "Concerto Natal 2009". As apresentações deverão ocorrer em igrejas, teatros, casas de cultura e outros espaços culturais.
O Sem Fronteiras, através de eventos como este, procura obter meios para beneficiar comunidades carentes através da doação de alimentos e obter recursos para manutenção do grupo. Os alimentos arrecadados em São João Del Rei serão doados a instituição desta cidade, ainda a ser definida.
Desde 2005, a cada final de ano, o Sem Fronteiras apresentou esse projeto em Belo Horizonte, Nova Lima, Itabirito e Sabará. Toda a programação realizada e os resultados alcançados estão em documento anexo a esta carta.

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.