São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

Reinauguração do Museu de Arte Sacra de São João del-Rei

Data

06/03/2010

Cidade

SJDR

Local

Museu de Arte Sacra

Descrição

Museu de Arte Sacra reabre as portas em São João del-Rei

Depois de dez anos fechado por falta de recursos para manutenção e administração, o Museu de Arte Sacra (MAS) de São João Del Rei (MG) será reaberto no próximo sábado, dia 6 de março, como parte das comemorações do centenário de nascimento do ex-presidente Tancredo Neves.

Instalado no prédio da antiga cadeia da cidade, o Museu abriga acervo de 450 objetos entre alfaias (roupas, utensílios e adornos), paramentos litúrgicos e imaginária religiosa pertencentes a confrarias, Ordens e Irmandades de São João Del Rei. A reforma e reimplantação do museu foram patrocinadas pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg).
Na reinstalação do museu e restauração das obras, os pesquisadores constataram - através de trabalhos de artistas como Valetim Correia Pais (1817), Joaquim Francisco de Assis Pereira (1813-1893) e do "Mestre do Cajuru" – a existência de uma produção artística expressiva que alimentava a religiosidade da cidade. “São nomes que começam a ser pesquisados agora com a reabertura do museu”, diz Ana Portugal, museóloga da equipe responsável pelo MAS.
Também são destaques o conjunto de resplendores de prata do século XIX feitos por Joaquim Francisco de Assis Pereira, usados na solenidade de coroação de Nossa Senhora pelas imagens da Santíssima Trindade; o conjunto de imaginária esculpida por Valetim Correa Pais século XVIII – XIX, as de Nossa Senhora da Piedade e Bom Despacho, São José, Santa Rita de Cássia, Nossa Senhora da Boa Morte e o Cristo Crucificado. Além do conjunto de imaginária esculpida pelo "Mestre do Cajuru", o São Jorge de 1762 e Santa Margarida de Cortona também do século XVIII. A escultura de um Cristo Flagelado é atribuída ao Aleijadinho.
Uma coleção de oratórios diversos está exposta em uma das salas e pinturas de Ex-Votos ocupam a sala seguinte, numa mostra de objetos representativos da religiosidade popular. Os Ex-Votos são pinturas em agradecimento ao divino por alguma cura ou milagre.
Uma característica singular do MAS é que parte do acervo ainda é usado nas solenidades religiosas de São João Del Rei e depois retorna ao museu.
São João Del Rei, de 75 mil habitantes, está a 200 km de Belo Horizonte e faz parte do roteiro da Estrada Real. O Museu de Arte Sacra (MAS) fica na Praça Embaixador Gastão da Cunha, 1, no Centro.
Mais informações e entrevistas sobre o MAS:
032 3371 2568 e 031 8479 6299 - Eduardo Bittencourt e Ana Portugal - coordenadores do projeto arquitetônico e museológico do MAS

Mais informações:
Tancredo Neves
Tancredo Neves . São João del-Rei celebra centenário

Banco de Imagens: Centenário de Tancredo Neves . 1910-2010

Atualize, compartilhe, inclua ou exclua dados e imagens, cadastros, fotos, ações e projetos sócio-culturais . Todos os créditos e colaborações serão registrados
Dúvidas ou Sugestões? Fale Conosco: alzirah@gmail.com

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.