São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

22ª Cavalgada da Inconfidência . Homenagem a Tancredo Neves

Data

21/04/2010

Hora

8h

Cidade

Tiradentes

Descrição

Mais informações:
Tancredo Neves
Tancredo Neves . São João del-Rei celebra centenário

Banco de Imagens: Centenário de Tancredo Neves . 1910-2010




Cavalgada da Inconfidência presta homenagem a Tancredo Neves

Cavaleiros de várias partes da região dos Campos das Vertentes já se deslocam para Tiradentes, de onde sai amanhã, às 10h, a 22ª Cavalgada da Inconfidência. Neste ano, o evento homenageia o centenário do nascimento do sãojoanense Tancredo Neves, além das tradicionais homenagens a Tiradentes e aos demais inconfidentes.
Num trecho da Estrada Real, de Tiradentes a São João del-Rei, a cavalgada resgata parte da história da região, berço da Inconfidência Mineira. O médico Euclides Garcia de Lima, o conhecido Tidinho, será o orador. “O convite ao Tidinho é mais uma homenagem a Tancredo Neves”, diz o coordenador da Cavalgada, Baldonedo Arthur Napoleão, explicando que o médico foi amigo de infância do ex-presidente.
Como nas edições anteriores, são esperados perto de mil participantes, número que já é tradicional e que cresce a cada ano. “O objetivo da cavalgada é estimular a lembrança de todos os mineiros, para este importante movimento que foi a Inconfidência e que teve Tiradentes como líder”, observa Baldonedo.
Um grupo de cavaleiros de Santo Antônio do Amparo participa pela segunda vez da cavalgada e já está na região, onde se junta ao grupo do coordenador, Baldonedo Arthur Napoleão, que sai hoje de Barroso, rumo a Tiradentes. Também participa pela segunda vez o cavaleiro Sílvio Galvão, presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio de Janeiro (Pesagro).
Para o encerramento, estão previstos hasteamento de bandeiras, execução do Hino Nacional, chamada dos Inconfidentes e aposição de flores nas estátuas de Tiradentes e Tancredo Neves.

Tradição
A cavalgada surgiu como uma forma de não deixar que as comemorações pela Inconfidência Mineira ficassem restritas a Ouro Preto, justamente na região onde vivem os conterrâneos de Tiradentes. Hoje é tradição, reúne mais de mil participantes e já integra o calendário regional de eventos. “É o momento em que cada um expressa seu orgulho e seu reconhecimento aos inconfidentes, sobretudo a Tiradentes, numa manifestação alegre e emocionante, que encanta a quem participa e a quem assiste”, resume Baldonedo.
Para mais informações: (32) 8839-7978
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.