São João del Rei Transparente

OGs e ONGs

Grêmio Recreativo Escola de Samba Bate Paus

Data de início das atividades

1933

Responsável pelo órgão/cargo

Igor Luiz Sandim Gonzaga . Presidente

Representante para contatos

Leilane Aparecida da Silva

Endereço

Rua José Pedro de Azevedo 110 Senhor dos Montes

Telefone

32 988318593

Email

batepaus1933@gmail.com

Suporte

Através de verba municipal, somente para o desfile no período de Carnaval.

Atividades/Serviços

Mais informações
Bate-Paus mantém tradição por gerações . André N. P. Azevedo e Thamiris Franco
Homenagens da Atitude Cultural ao Grêmio Recreativo Escola de Samba Bate Paus:
Carnaval de antigamente Atitude Cultural 2011 . São João del-Rei
Carnaval de antigamente Atitude Cultural 2013 . São João del-Rei
Carnaval de Antigamente Atitude Cultural em São João del-Rei | Resumo
Carnaval de antigamente São João del-Rei: exposição interativa virtual - envie suas fotos, participe!
Orientações para a segurança na iluminação natalina e carnavalesca nas ruas e fachadas dos imóveis etc
Desfiles das entidades carnavalescas
Grêmio Recreativo Escola de Samba Bate Paus | Banco de Imagens a ser atualizado
Carnaval de São João del-Rei . Francisco Braga
Exposição "Memórias do carnaval de São João del-Rei" . Arquivo Ft João Ramalho Neto


Arquivo: Grêmio Recreativo Escola de Samba Bate Paus
Participação nas festas de carnaval e apresentações em praças e escolas

Público alvo para comunicação de atividades da entidade

A comunidade em geral

Agenda

Carnaval e outras apresentações durante o ano

Melhores Práticas

Ofinas de Percussão, Costura, Alegoria e Adereço.

Publicações

Fitas e Dvd's de alguns desfiles da escola.

Dados

Dados atualizados em 17/02/2023

Grêmio Recreativo Escola de Samba Bate-Paus
CNPJ: 00.988.891/0001-36 | Rua José Pedro de Azevedo, 110. Senhor dos Montes
São João del-Rei/MG | Whatsapp: (32) 98831-8593 | E-mail: batepaus1933@gmail.com

HISTÓRICO

Fundada em 1933, por um grupo de amigos, o GRÊMIO RECREATIVO ESCOLA DE SAMBA

BATE-PAUS escreve uma das mais belas páginas da história do carnaval de SÃO JOÃO DEL-REI. Tradicionalmente representada pelas cores verde e rosa, a escola de samba BATE-PAUS é um dos símbolos mais amados pelo povo do bairro Senhor dos Montes, sua querida e guerreira comunidade.
No início de sua trajetória, o BATE-PAUS se apresentava como rancho. Com o passar do tempo, transformou-se em bloco e posteriormente em escola de samba.

A escola ganhou esse nome pois seu fundador, JOÃO HENRIQUE, introduziu no bloco um grupo de batedores de paus à moda africana. Isso aconteceu nos primeiros anos, quando nossa querida escola era chamada de bloco do BATE-PAUS. Essa coreografia é passada até hoje, de geração em geração, unindo a VERDE E ROSA pelas suas mais caras tradições.

Além de difundir a cultura local, a BATE-PAUS tem uma íntima relação com o bairro SENHOR DOS MONTES. São eles, os moradores do bairro, a razão de existir desta escola tão querida. A comunidade participa com muito amor e satisfação dos trabalhos cotidianos da escola. Nos desfiles, nossa escola emociona pela garra de seus componentes.

Escola de samba de raiz, a agremiação carnavalesca mais antiga em atividade no carnaval de SÃO JOÃO DEL-REI, a BATE-PAUS mantém sua trajetória de resistência e lutas pelo samba, pois sabe que sua missão é tradição, cultura, arte e história, de toda uma comunidade. 

ANO 2023

Esse ano a Verde e Rosa vem contar sua história em comemoração aos seus 90 anos com o enredo: "Bate Paus: 90 anos de carnaval, identidade e memória”. “No Carnaval de 1933, os amigos decidiram transpor os limites do bairro e se apresentar no centro histórico, onde acontecia o carnaval popular e o desfile das agremiações então existentes. A forma escolhida pelo grupo de pioneiros do Bate-Paus foi sair neste ano como Rancho, que era a forma mais popular da juventude “brincar o carnaval” naquela época”.

Trecho da sinopse do enredo 2023 escrita pelo Jornalista Mauro Lovatto. 

Ficha técnica da G.R.E.S Bate-Paus 2023: 

Diretores de Bateria
Mestre Pitu
Mestre Pedro
Mestre José Maria
Mestre Diego Augusto

Harmonia
Kiko Bate Paus- intérprete
Marcelo Barbacena- intérprete
Jefferson Jefinho- intérprete
Manuel Henrique - intérprete
Valdir- cavaquinho
Nilo- cavaquinho
Denilson- violão

Madrinhas da Bateria
Luciana Faccion
Débora Cristina

Casais de Mestre-Sala e Porta-Bandeira

1º casal: Leilane Silva e Willian Nego
2º casal: Rogéria Gomide e Edinho Trimoulet

Diretores da ala tradicional dos batedores de paus

Juliano Silva
Inácio Silva

Pesquisa e sinopse: Jornalista Mauro Lovatto

Compositora: Jussara Marcelino

Comissão de Carnaval

Ricardo Oliveira
Júlia Neves
Carolina Andrade
Maria Eduarda
Maria Simone
Matheus Santos
Elisângela Passos
Alessandra Neves
Aline Mara
Anderson Gêge
Bernardo Santos
Bruno Andrade
Alessandro Andrade

Diretoria

Presidente- José Ribeiro
Vice-presidente- Paula Martinho
Secretária- Laura Ribeiro
Segunda secretária- Sandra Martinho
Tesoureira- Gláucia Santos
Segundo tesoureiro- Leonardo Vítor
Relações públicas- Jussara Marcelino

Passo a passo para o cidadão ter acesso às atividades ou serviços

Os dados seguintes são do cadastro anterior:

É necessário ter no mínimo 08 (oito) anos de idade e estar matriculado nas escolas regulares de ensino.
Entre em contato conosco para se informar sobre apresentações

Perfil dos membros

Atualmente contamos com um quadro de 500 componentes os quais são representantes das mais diversas áreas de nossa sociedade onde a maioria predominante são os jovens estudantis, adultos e idosos.

Parceiros

Comunidade e Orgão Municipal

Histórico

Sr. João Henrique, natural de São João del - Rei, do Bairro Senhor dos Montes foi testemunha da primeira vez em que os bate- pauenses ouviram um samba. Até então, eles cantavam e dançavam juntamente com alguns companheiros introduzindo assim um tipo de dança com coreografia cadenciada e uso de paus, semelhante a algum tipo de dança de origem africana, como o congado, assim no ano de 1933 nasceu a Escola de Samba Bate Paus, com as cores verdes e rosa.
As pessoas que presenciaram na época a dança repassaram para as gerações posteriores que uma turma de amigos se reunia a fim de passar o tempo batendo paus com alguns instrumentos de sopro e repercussão e que havia um porta - estandarte que trajava vestimento típico e fazia evoluções muito parecido com o papel das porta- bandeiras das escolas de samba e dos blocos carnavalescos.
Em 17 de fevereiro de 1901, a Sociedade Filarmônica Sanjoanense promoveu um baile à fantasia. Nesta ocasião o povo postou-se defronte à sede daquela entidade para assistir a chegada dos foliões, sendo que alguns exibiam fantasias de "alto preço" para os padrões da maioria da população. A Orquestra Ribeiro Bastos executou a primeira valsa às 22:00 horas. No dia anterior, sábado de carnaval, a cidade foi acordada pelos "barulhentos Zé - Pereiras" . Originou-se nesta ocasião o "Bate-Paus", hoje o conceituado Grêmio Recreativo Escola de Samba Bate-Paus.
Quando começou a desfilar o "Bate-Paus" tinha características de rancho e desfilava com as marchinhas de carnaval que eram moda no Rio de Janeiro. Com o passar do tempo se transformou em bloco carnavalesco, tenho suas próprias canções produzidas por Hélio Alex, Wilson Tirapelli, dentre outros. Passaram a não ser mais samba- enredos, mas sim temas livres. Os foliões desfilavam com qualquer tipo de fantasia, pois o importante era brincar com paz e alegrar a todos.
O bloco carnavalesco teve ilustres diretores (as) como Sr. João Henrique, Sr. Euclides, Sr José Nolasco, Sr. Waldemar, Sr. José Pereira, Dona Paulina, Dona Nilza da Laide, Sr. Geraldo Trindade das Dores, Sr. Lourival Vicente Sandim, Sr. Mario Lucio, Sr Silvio Rosa, Sr. Raimundo Nonato, Sr. Nato, Sr Wilher da Silveira, Sr. Almir Gonçalves, popularmente conhecido por "Reco", Sr. José Luiz Bassi, Dona Rute, Sr. Mário, Sr. Paulo César Rosa, Sr. Paulo César Veloso, Sr. José Luiz Alak, Sr. Jaci Agostinho de Andrade, Sr. José da Silva Ribeiro conhecido como Zequita, Sr. Fernando de Souza, Sr Igor Luiz Sandim Gonzaga, Sr Geraldo Borges, Sr Luiz Bonifácio, Sr Fernando Borges.
No ano de 1973, os compositores Wilson Tirapelli fizeram a letra e a música Falaram tanto que o nosso bloco acabou, deixa falar o que quiserem,
No 1982 o tema foi O Morro em Noite de Gala, cuja Letra e música é de Hélio Alex.
Em 1985 tomou posse uma das diretorias citadas acima que optou por elaborar os próprios sambas-enredos. A partir desse ano os temas foram bastante criativos e diversificados. São eles:
1985- Nossos tempos de criança, recordando às brincadeiras da época. Letra e música de Wilson Tirapelli.
1986- Natureza, liberdade aos pássaros - referindo-se ás árvores, flores, água, sol, pedindo para libertação dos pássaros etc.. Letra e música de Pedro Benigno e Pistilin.
1988- Mistura Brasileira - referindo-se há danças típicas do nosso país, tais como: maracatu, candomblé, bumba - meu - boi. Letra e música de Sra. Estela.
1990- Criação do mundo - referindo-se a criação geral ex: pássaros, flores, homens etc.. Letra e música de Wilson Tirapelli.
No ano de 1991 o Bate Paus passa a desfilar como escola de samba, saindo com o enredo Jogos de Azar - referindo-se à baralhos, jogo de bicho, raspadinha, loto e outros. Letra e música de Pedro Benigno e Pestilim
1995- Mercadores de Ilusão- referindo-se Parques, Circos e Ciganos. Letra e música de Wilson Tirapelli e Juca do Olho d'agua.
1996- Lendas, Contos e Magias - referindo-se às histórias populares do Neguinho, dos Pastoreiros, do Saci - pererê, da Vitória Régia, do Irapuru, dentre outros. Letra e música de Juca Olho d'água.
1997- Rio 2004- referindo-se à possível realização das Olimpíadas no Brasil. A Agremiação prestigiou às diversas modalidades de esporte e os países participantes.
2000- Bate Paus rumo ao 3° milênio em busca da Paz falando do Brasil 500 anos - referindo-se à descoberta do Brasil, acontecimentos desagradáveis tais como desmando, corrupção, roubo, miséria, violência, tráfico e com isso pedindo A PAZ no 3° milênio. Letra e música de Marquinho Bessa.
2003- Homenagem a Rádio São João por seus 55 anos - referindo-se às suas programações que marcaram gerações: Chá das Cinco, Janela Aberta, Rancho do Vieira, programas de esportes e Jornal das Dez. Letra e música de Wesley, Rogério.
2004- Os Quatro Elementos - referindo-se a terra, a água, ao fogo e ao ar. Letra e música de Gilmar.
2006- Mente sã, corpo são, o verdadeiro equilíbrio da vida - referindo-se à alimentação, esportes, alimento da alma que é a fé, enfim o cuidado do corpo humano. Letra e música de Kiko, Dezinho.
2007- Bate Paus é alegria e fantasia que contagia no reino da fantasia em noite de fulia - referindo-se às historias infantis, como Branca de Neve, Rapunzel, Alice no País das Maravilhas e Mágico de Óz. Letra e música de Kiko.
Atualmente, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Bate-Paus, tem como presidente da Agremiação o prezado Sr. Igor Luiz Sandim Gonzaga, que busca, juntamente com todos os membros da diretoria: Fernando de Souza, Leilane, Anderson, Flávia, Emanuel, Vainer, Adriana, Zé Carlos, Helton conhecido como Carioca, Altamiro, Mauro, Inácio, Aninha, Ribeiro, dentre outros, manter as tradições do BATE PAUS herdadas desde a época do Sr. João Henrique e Sr. Zé Pereira, nobres moradores do bairro Senhor dos Montes, que foi o primeiro a testemunhar a dança com coreografia cadenciada com o uso de paus, bem como zela e luta para melhorar a cada dia a Escola de Samba, pois ao mesmo tempo que sente-se lisonjeado em representar àqueles que lhes depositaram confiança, sabe que não pode decepcionar os carnavalescos e foliões de São João del -Rei.

Histórico da entidade disponibilizado por um de seus diretores Igor Sandim, em fevereiro de 2011:


Histórico GRES BATE PAUS e seu filho Sr. Beleleu

Sr. João Henrique, fundador do GRES BATE PAUS, natural de São João del - Rei, do bairro Senhor dos Montes foi testemunha da primeira vez em que os bate- pauenses ouviram um samba. Até então, eles cantavam e dançavam juntamente com alguns companheiros introduzindo assim um tipo de dança com coreografia cadenciada e uso de paus, semelhante a algum tipo de dança de origem africana, como o congado. Assim no ano de 1933 nasceu a Escola de Samba Bate Paus, com as cores verdes e rosa.
As pessoas que presenciaram na época a dança repassaram para as gerações posteriores, uma turma de amigos se reunia a fim de passar o tempo batendo paus com alguns instrumentos de sopro e repercussão. Havia um porta - estandarte que trajava vestimenta típico e fazia evoluções muito parecido com o papel das porta- bandeiras das escolas de samba e dos blocos carnavalescos, na qual geralmente era homem que realizava este papel, até por se tratar de um certo preconceito dos pais autorizar suas Filhas a desfilarem.
Em 17 de fevereiro de 1932, a Sociedade Filarmônica Sanjoanense promoveu um baile à fantasia. Nesta ocasião o povo postou-se defronte à sede daquela entidade para assistir a chegada dos foliões, começava-se a ter indício de nascimento dos batepauenses, sendo que alguns exibiam fantasias de "alto preço" para os padrões da maioria da população. A Orquestra Ribeiro Bastos executou a primeira valsa às 22:00 horas. No dia anterior, sábado de carnaval, a cidade foi acordada pelos "barulhentos Zé - Pereiras" . Originou-se nesta ocasião o "Bate-Paus", hoje o conceituado Grêmio Recreativo Escola de Samba Bate-Paus.
Quando começou a desfilar o "Bate-Paus" tinha características de rancho e desfilava com as marchinhas de carnaval que eram moda no Rio de Janeiro. Com o passar do tempo se transformou em bloco carnavalesco, tenho suas próprias canções produzidas por Hélio Alex, Wilson Tirapelli, dentre outros. Passaram a não ser mais samba- enredos, mas sim temas livres. Os foliões desfilavam com qualquer tipo de fantasia, pois o importante era brincar com paz e alegrar a todos.
O bloco carnavalesco teve ilustres diretores (as) como Sr. João Henrique, Sr. Euclides, Sr José Nolasco, Sr. Waldemar, Sr. José Pereira, Dona Paulina, Dona Nilza da Laide, Sr. Geraldo Trindade das Dores, Sr. Lourival Vicente Sandim, Sr. Mario Lucio, Sr Silvio Rosa, Sr. Raimundo Nonato, Sr. Nato, Sr Wilher da Silveira, Sr. Almir Gonçalves, popularmente conhecido por "Reco", Sr. José Luiz Bassi, Dona Rute, Sr. Mário, Sr. Paulo César Rosa, Sr. Paulo César Veloso, Sr. José Luiz Alak, Sr. Jaci Agostinho de Andrade, Sr. José da Silva Ribeiro conhecido como Zequita, Sr. Fernando de Souza, Sr Igor Luiz Sandim Gonzaga, Sr Geraldo Borges, Sr Luiz Bonifácio, Sr Fernando Borges, Sr Marcos e agora o Sr. Josias, conhecido como Branco. No ano de 1973, os compositores Wilson Tirapelli fizeram a letra e a música Falaram tanto que o nosso bloco acabou, deixa falar o que quiser...., Hino este que acompanha nossos ensaios e inícios de desfiles até a presente data.
No 1982 o tema foi O Morro em Noite de Gala, cuja Letra e música é de Hélio Alex.
Em 1985 tomou posse uma das diretorias citadas acima que optou por elaborar os próprios sambas-enredos. A partir desse ano os temas foram bastante criativos e diversificados. São eles:

1985- Nossos tempos de criança, recordando às brincadeiras da época. Letra e música de Wilson Tirapelli.
1986- Natureza, liberdade aos pássaros - referindo-se ás árvores, flores, água, sol, pedindo para libertação dos pássaros etc.. Letra e música de Pedro Benigno e Pistilin.
1988- Mistura Brasileira - referindo-se há danças típicas do nosso país, tais como: maracatu, candomblé, bumba - meu - boi. Letra e música de Sra. Estela.
1990- Criação do mundo - referindo-se a criação geral ex: pássaros, flores, homens etc.. Letra e música de Wilson Tirapelli.
No ano de 1991 o Bate Paus passa a desfilar como escola de samba, saindo com o enredo Jogos de Azar - referindo-se à baralhos, jogo de bicho, raspadinha, loto e outros. Letra e música de Pedro Benigno e Pestilim
1995- Mercadores de Ilusão- referindo-se Parques, Circos e Ciganos. Letra e música de Wilson Tirapelli e Juca do Olho d'agua.
1996- Lendas, Contos e Magias - referindo-se às histórias populares do Neguinho, dos Pastoreiros, do Saci - pererê, da Vitória Régia, do Irapuru, dentre outros. Letra e música de Juca Olho d'água.
1997- Rio 2004- referindo-se à possível realização das Olimpíadas no Brasil. A Agremiação prestigiou às diversas modalidades de esporte e os países participantes.
2000- Bate Paus rumo ao 3° milênio em busca da Paz falando do Brasil 500 anos - referindo-se à descoberta do Brasil, acontecimentos desagradáveis tais como desmando, corrupção, roubo, miséria, violência, tráfico e com isso pedindo A PAZ no 3° milênio. Letra e música de Marquinho Bessa.
2003- Homenagem a Rádio São João por seus 55 anos - referindo-se às suas programações que marcaram gerações: Chá das Cinco, Janela Aberta, Rancho do Vieira, programas de esportes e Jornal das Dez. Letra e música de Wesley, Rogério.
2004- Os Quatro Elementos - referindo-se a terra, a água, ao fogo e ao ar. Letra e música de Gilmar.
2006- Mente sã, corpo são, o verdadeiro equilíbrio da vida - referindo-se à alimentação, esportes, alimento da alma que é a fé, enfim o cuidado do corpo humano. Letra e música de Kiko, Dezinho.
2007- Bate Paus é alegria e fantasia que contagia no reino da fantasia em noite de folia referindo-se às historias infantis, como Branca de Neve, Rapunzel, Alice no País das Maravilhas e Mágico de Óz. Letra e música de Kiko e Jonathan do Cavaco.2008- O morro está em festa, Bate Paus é alegria e fantasia em noite de folia comemorando 75 anos de carnaval, enredo este que completa Bodas de Diamante 75 anos de fundação. Letra e música de Kiko e Jonathan do Cavaco.
2009- Ala, La, ô a verde rosa chegou, 1000 e uma noites do pais do carnaval. Referia-se aos contos infantis de Aladim e Jasmine. Letra e Musica de Jussara, Kiko, Jonathan do Cavaco
2010- Libertas Quae... esse é o outro nome de Minas. Enredo que homenageia a Tiradentes e o centenário de Tancredo Neves. Letra e música e Kiko e Jonathan do Cavaco.
A cidade ganha um toque especial quando chega o carnaval, podemos dizer que é carnaval de todos os povos. A frase faz parte do enredo da escola de samba Bate Paus 2011, a letra toca em belas histórias e lendas que circundam o nosso carnaval.
No ano de 1935, dois anos depois da fundação do então bloco nasceu o Senhor Jacir Agostinho Andrade, conhecido com Beleleu, podemos definir este sigiloso e nobre folião como grande defensor, admirador, Presidente Honorário, Lutador da Escola Bate Paus.
Filho do grande inesquecível Sr. João Pereira e a Sra.Dona Paulina, esposo da Sra. Sebastiana Silva Andrade, pai de 6 filhos e 10 netos, exercendo a profissão de eletricista a mais 50 anos, com toda esta responsabilidade encontra-se disposição e garra para estar sempre disponível para a Escola.
Sua inclusão na Escola foi com 12 anos de idade, na época foi introduzido como folião em uma das alas, fato que sempre marcou em suas participações. Foi no certo ano, algumas pessoas saíram fantasiadas de Boi e Vaca, chamando-se a ala de Catani, brincadeira essa que duraram alguns anos pelo fato de estar desfilando durante o dia, o Bloco apresentava na sua composição alguns instrumentos de sopro e percussão, vários estandartes e sempre a alegria contagiante que o Sr Beleu guarda em sua memória.
Beleleu atua a mais de trinta anos a frente da ala coração da escola, os batedores de pau, responsabilidade de poder estar ano a ano comandando e repassando a cultura e historia que leva o nome de nossa escola.
Foram vários e grandes fatos que marcaram sua trajetória, passaram-se 63 anos de muitas historias, sempre foi morador do bairro Senhor dos Montes e sempre foi testemunha do grande palco cultural que a Escola Bate Paus proporcionou a muitas pessoas, levando cultura, alegria e muita diversão para toda a platéia.

Principais problemas/dificuldades da área atuante

Nossas principais dificuldades seria construir o espaço para os ensaios que seria a Quadra para a escola e o Centro Cultural, pois já temos o terreno.

Data da coleta dos dados

12 de novembro de 2007

Responsável pelas informações

Igor Luiz Sandim Gonzaga . Presidente

Galerias

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.