São João del Rei Transparente

OGs e ONGs

Sociedade de Concertos Sinfônicos de São João del-Rei

Data de início das atividades

26 de janeiro de 1930

Responsável pelo órgão/cargo

José do Carmo dos Santos . presidente (2011-2012) Rodrigo Sampaio Pereira . vice-presidente (2011-2012) Teófilo Helvécio Rodrigues . presidente anterior

Representante para contatos

Teófilo Helvécio Rodrigues . 032 3372 2701 . Luciano Trindade do Carmo 032 3372 4303 . Tadeu Nicolau Rodrigues . 032 3371 4861 . Abgar Campos Tirado

Endereço

Sede Social "Maestro João Cavalcante" . Praça Carlos Gomes, nº 75 Centro

Telefone

032 3372-1244

Email

sociedadeconcertossinfonicos@ig.com.br

Suporte

Doações e quadro de sócios contribuintes

Atividades/Serviços

Imagens Sociedade de Concertos Sinfônicos de São João del-Rei

Brasão da Sociedade de Concertos Sinfônicos. Homenagem em Tapete de Rua na Semana Santa cultural 2011.
Foto: Alzira Agostini Haddad

Cultivo e divulgação da música universal.

Fornecer aos musicistas um espaço para a sua prática.


 

Público alvo para comunicação de atividades da entidade

Comunidade em geral

Agenda

Regularmente a Sociedade Concertos Sinfônicos promove recitais em sua sede e concertos no Teatro Municipal de São João del-Rei e em cidades vizinhas.

***


Músicos de São João se apresentam em SP

A orquestra e o coro da Sociedade de Concertos Sinfônicos de São João del-Rei irão mostrar seu repertório musical em Ribeirão Preto (SP) na próxima quinta-feira, 25, no Teatro Municipal da cidade.

Sinfônica de São João del-Rei fará abertura de Simpósio em Ribeirão Preto - Foto: Rafael Motta / Divulgação

Sinfônica de São João del-Rei fará abertura de Simpósio em Ribeirão Preto – Foto: Rafael Motta / Divulgação

A apresentação irá marcar a abertura do 6º Simpósio Brasileiro de Hansenologia. Regida pelo maestro Modesto Flávio, a orquestra terá como solistas os cantores Gina Biavati (soprano), Kissya Oliveira (contralto), Diemes Evandro (tenor) e Ney Gouveia (baixo).

O convite para a apresentação partiu do presidente do simpósio, o são-joanenene e professor da USP Marco Andrey.

A Sinfônica de São João realiza a abertura do evento junto com o grupo ARS Cantata de Ribeirão Preto. O repertório será composto de obras musicais sacras do período colonial. A orquestra e o coral são-joanenses executarão obras dos compositores Francisco Manoel da Silva, Manoel Dias e Francisco de Paula Miranda. Para encerrar o concerto a Sinfônica de SJDR e o ARS Cantata executarão, juntos, o Magnificat do compositor Manoel Dias, sob a regência do médico dermatologista e maestro Marcos Virmond, que será o médico homenageado no evento.

Sexta Musical
A série de concertos do projeto Sexta Musical da próxima sexta-feira, 26, será na sede da Sinfônica de São João del-Rei, às 20h. O recital será com o Quarteto de Cordas Onyx, do Rio de Janeiro. O grupo executará obras de Villa-Lobos e Alexander Borodin.

Ricardo Amado e Sonia Katz tocam violino; Cecília Mendes, viola; e Hudson, violoncelo.

O grupo é formado por músicos renomados do cenário carioca, integrantes das principais orquestras da cidade.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 20/10/2012

Melhores Práticas

Concertos sinfônicos e recitais

Dados

A sede da instituição está com graves problemas em sua estrutura e durante o ano de 2008 serão realizados eventos para conscientização e arrecadação de fundos paras as obras necessárias

Passo a passo para o cidadão ter acesso às atividades ou serviços

Pelos meios de comunicação de massa, rádio, tv e imprensa escrita da cidade e região.
Para os musicistas: acesso realizado na sede ou com os responsáveis pela instituição.
Contato: Teófilo Helvécio Rodrigues . Presidente . 032 3372-270

Perfil dos membros

A sinfônica conta atualmente com 75 componentes entre coristas e instrumentistas.

Obedece a uma heterogeneidade que envolve professores  e alunos das escolas de música de São João del-Rei, donas de casa, trabalhadores do comércio, profissionais liberais, servidores públicos, aposentados, etc.

 

Parceiros

sócios contribuintes, instrumentistas e cantores

Histórico

Desde o ano de 1717, São João del-Rei registra intensa vida musical, com diversas formações instrumentais e vocais, incluindo as bicentenárias orquestras sacras.
Todavia, após o primeiro quartel do século XX, abnegados idealistas, liderados pelo notável regente e compositor tenente João Cavalcante, decidem criar em nossa cidade uma grande instituição musical que reunisse os musicistas das diversas entidades existentes, bem como os independentes, com o objetivo de cultivar e divulgar a música universal de concerto, assim como atuar no campo beneficente, amparando os necessitados. Destarde, no dia 26 de janeiro de 1930, é inaugurada a Sociedade de Concertos Sinfônicos de São João del-Rei, sob a presidência do Coronel José do Nascimento Teixeira, cuja orquestra, já no dia 04 do mês seguinte, sob a regência do maestro João Cavalcante, realiza seu primeiro concerto com obras de Wagner, Carlos Gomes, P. Lamcobe, A. Ponchielli e Von Suppé.
Antes de possuir sede própria, a orquestra se reunia em vários locais, até que, na gestão do Dr. Euclides Garcia de Lima, no dia 22 de novembro de 1934, foi lançada a pedra fundamental da sonhada sede, na atual praça Carlos Gomes, sendo a mesma inaugurada a 16 de março de 1935.
Praticamente desde o seu nascimento, a sinfônica vem-se apresentando em diversas cidades brasileiras, incluindo capitais, como Belo Horizonte e Brasília.
Seguindo a tradição são-joanense, encontrada em nossas companhias teatrais, de montagem de operetas, a Sinfônica já encenou várias, como “A Viúva Alegre”, “Sonho de Valsa”, “A Princesa das Czardas” e o “Conde de Luxemburgo”. Em 1962 foi criado o Departamento de Teatro Musicado e em 1964, com solistas do Rio de Janeiro, a Sinfônica encenou, em grande estilo, a ópera “La Traviata” sob a direção do maestro Dr. Pedro de Souza.
No início de 1971, o então presidente Dr.José Raimundo Lobato Costa, deu início a grande reforma e ampliação da sede, a qual muito lucrou em matéria de espaço e conforto, sendo reinaugurada a 02 de março de 1973. Também foi criado o departamento de Recitais, iniciando-se então a apresentação regular dos recitais na sede, denominados recitais-concertos, pela flexibilidade de sua constituição.
Com pequenas alterações em seus estatutos, a Sociedade de Concertos Sinfônicos vem mantendo com brilho seu justo renome, procurando sempre melhorar onde se faz necessário, ao mesmo tempo em que se enche de júbilo por contar com crescente número de dedicados e eficientes musicistas jovens, que, atuando ao lado dos veteranos, garantem a vitalidade da instituição no hoje, mas sobretudo, constituem a esperança e a certeza do amanhã, que certamente será radioso, sendo elevado sempre mais o nome glorioso de São João del-Rei.
Texto de Abgar Campos Tirado

Principais problemas/dificuldades da área atuante

Falta de recursos financeiros para produção e realização de projetos

Propostas e sugestões para o desenvolvimento turístico da cidade

. estabelecimento de lojas de Câmbio, para atendimento ao turista estrangeiro

. recepcionistas bilíngües nas posadas e hotéis, para atendimento aos turistas estrangeiros

. melhor apresentação de nossos monumentos históricos . igrejas, pontes antigas, praças, etc

. construção de banheiros públicos para atendimento aos turistas e demais cidadãos, evitando assim que façam de nossas ruas latrinas

. uma coleta de lixo eficiente e adequada no centro histórico, evitando que o mesmo se acumule nas esquinas das nossas ruas ou portas de nossas igrejas, à  espera de ser recolhido

. destinação adequada de grande número de cães vadios vagando pelas ruas

. recolhimento e encaminhamento assistencial aos indivíduos alcoólatras e vadios que dormem sob as marquises das lojas e vagam durante o dia a ermo

. distribuição farta de latas de lixo junto aos pontos turísticos, para recolhimento dos mesmo Largo da Igreja de São Francisco, por exemplo

. intensa campanha educativa junto as escolas e comunidade para formação de consciência do valor histórico e consequentemente turístico da cidade e região

Telefones úteis da área

032 3372 1244 . Sede da Sociedade de Concertos Sinfônicos de São João del-Rei

032 3372 2701 . Teófilo Helvécio Rodrigues . presidente

032 9117 1329 . Luciano Trindade do Carmo . 2º secretário

***

Matéria Jornal Gazeta de São João del-Rei . 23 de janeiro de 2010

Sociedade de Concertos celebra 80 anos dia 26

A Sociedade de Concertos Sinfônicos de São João del-Rei celebra seus 80 anos na próxima terça-feira, 26, às 20h, com um recital concerto na sede da instituição localizada na Praça Carlos Gomes, nº 70.
De acordo com o regente da orquestra e presidente da sociedade, Rodrigo Sampaio Pereira, a apresentação abre o ano de comemorações da entidade que pretende realizar concertos mensais para celebrar a data. “Queremos fazer uma apresentação por mês e, em julho, estamos idealizando uma série de atividades”, afirmou.
O regente lembra ainda que o desafio este ano é fazer o resgate da história da sociedade homenageando pessoas que tiveram uma ligação com a orquestra. “Vamos finalizar a sala João Cavalcanti onde teremos um memorial para falar um pouco sobre a vida do criador da orquestra. Também pretendemos homenagear algumas pessoas ou com concertos ou com placas comemorativas para mostrarmos a importância que os são-joanenses têm na criação e manutenção da instituição”, explicou.
Outro grande desafio, segundo Sampaio, é buscar recursos para adequação do espaço físico, aquisição de equipamentos e rediscutir o papel da sinfônica. “Os dois primeiros desafios são lutas diárias nossa. Sempre buscamos melhorar o nosso desempenho. O mais importante é a discussão sobre o papel que a sinfônica deve desempenhar na sociedade e a melhor funcionalidade. Os desafios são muitos, agora é repensar isso tudo e ver como vamos fazer”, profetizou o presidente.

História
Com o objetivo de divulgar a música de concerto, os amantes desse estilo musical liderados pelo regente e compositor tenente João Cavalcante decidiram inaugurar um local que reunisse os musicistas das diversas entidades existentes, bem como os independentes. Assim, no dia 26 de janeiro de 1930 foi inaugurada a Sociedade de Concertos Sinfônicos cuja orquestra realizou seu primeiro concerto no dia 4 do mês seguinte. Antes de possuir sede própria, os músicos se reuniam em diversos locais até que na gestão do doutor Euclides Garcia de Lima, em 1934, foi lançada a pedra fundamental da sede e inaugurada no dia 16 de março de 1935. Hoje, 80 anos depois de sua criação, a sociedade possui 40 músicos instrumentistas e 30 cantores. Ensaia todos os domingos na sede da instituição e realiza diversas apresentações na cidade e região.

...

Sociedade de Concertos Sinfônicos tem nova diretoria

Com o projeto de dar aulas de iniciação musical a jovens e levar a música erudita aos bairros de São João del Rei toma posse no dia 17/05/2009, a nova diretoria da Sociedade de Concertos Sinfônicos da cidade, na sede da instituição, Praça Carlos Gomes.
A nova diretoria para o mandato de 2009/2010 tem como presidente Rodrigo Sampaio, vice, José do Carmo, 1a secretaria, Maria Elisabeth Almeida, 2a secretaria, Daniela Ribeiro, 1o tesoureiro, Carlos Eduardo Valim, 2o tesoureiro, Luciano do Carmo, e procuradores Rodrigo de Lima e Claudiney Gouvêa.
Sampaio lembra que além de elaborar projetos para aulas de iniciação musical, ele pretende ampliar o número de sócios. "Hoje temos 130 sócios e cobramos uma anuidade de R$40. A nossa idéia é buscar mais associados para aumentarmos nossa renda e manter a Sociedade", explicou.
O presidente também quer começar sua gestão inovando. "A solenidade de posse vai começar por volta de 19h45 com a apresentação das cordas da orquestra. No meio da posse apresentaremos um número de sopro e no final será o coral do grupo que irá se apresentar. Quero uma solenidade rápida mostrando todo o potencial de nossa orquestra. Acredito que até as 21h já tenha encerrado a cerimônia", afirmou. Outro ponto destacado por Sampaio é o aniversário de 80 anos que a Sociedade irá celebrar em 2010. "Queremos organizar uma grande festa para celebrar a data, mas ainda não definimos o que iremos fazer", disse o presidente.
A nova gestão também quer uma aproximação com os sanjoanenses. A presidência estuda a possibilidade de abrir os ensaios da orquestra para a população. "Queremos aproximar mais a comunidade de nossa sociedade. Temos várias idéias. Mas ainda vamos discutir com os nossos sócios para saber qual será a melhor forma de desenvolver este trabalho".

Fonte: Gazeta de São João del-Rei

Data da coleta dos dados

agosto de 2007

Responsável pelas informações

Teófilo Helvécio Rodrigues
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.