São João del Rei Transparente

OGs e ONGs

Folia de Reis de São Gonçalo

Responsável pelo órgão/cargo

Lourival Amâncio de Paula

Endereço

São Gonçalo do Amarante

Telefone

032 3373 1316

Suporte

A Folia se mantém com recursos próprios. O dinheiro arrecadado na Folia é doado para a Igreja de São Gonçalo do Amarante.

Atividades/Serviços

Folia de Reis e Pastorinhas

Agenda

A Folia de Reis sai no mês de dezembro atpe o dia 06 de janeiro. A partir do dia 07 de janeiro atpe o dia 20 do mesmo mês, sai com a Folia de São Sebastião. Depois do dia 20 sai a Folia do Divino Espírito Santo.

Perfil dos membros

Atualmente a folia conta com 9 membros.

Histórico

A Folia de São Gonçalo atualmente está sendo chefiada por Lourival. Lourival começou a cantar na Folia em 1965, tocando cavaquinho. Junto com Lourival estão seus companheiros mais antigos, Mário, Moacir, João Bosco e Antônio, sempre lutando com dificuldades para que a Folia não acabe. Também faz parte da Folia novos folieiros, Paulinho, Gonçalo Lima, Gabriel e Algemiro. Na Folia, todos tocam instrumentos como sanfona, cavaquinho, violão, bandolim, pandeiro, xiquexique e caixa, menos o bandereiro, que carrega na frente da Folia a bandeira.
A Bandeira é sagrada, traz nela estampada a imagem do Santo que identifica a Folia, São Gonçalo.
Antigamente, não tinha luz e a Folia andava a noite toda sempre a pé. E tem muitas histórias para contar. Certo dia, um dos parceiros, Gonçalo Mussulino caiu dentro de uma mata-burro e perdeu sua lamparina. Ela voou tão longe que nunca mais a encontramos. Outro parceiro, JOsé Neto, caiu dentro do brejo, mesmo molhado até a cintura, cantou a noite toda. Enfrentamos cães bravos nas fazendas, dentre outras histórias, tudo por amor à Folia. Lourival, por três anos, saiu com a Folia, em Caxambu e Boa Vista, junto com GOnçalo (já falecido), para a construção da Capela de Santa Luzia, em Boa Vista.
Hoje, a Folia anda sempre por perto devido às dificuldades, pois a Folia se mantem com recursos próprios.

Principais problemas/dificuldades da área atuante

Falta de parcerias e patrocínio e falta de condução para a Folia ir a lugares mais longes, pois alguns folieiros já são idosos.

Data da coleta dos dados

05 de fevereiro de 2010

Galerias

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.