São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

Grupo Arte de Rua

Descrição


Grupo Arte de Rua

Pode ser uma imagem de 3 pessoas, pessoas em pé e ao ar livre       
Grupo Artes de Rua, montando mais um tapete, saudades dos amigos, Luizão, Haroldo, Ronaldo (Pelé) e Janico
Foto e Fonte: Carlos Alberto de Assis | Simplesmente Largo do Carmo

***

Tudo começou no Largo do Carmo, na festa de Nossa Senhora do Carmo com um grupo de amigos, entre eles Luiz França, Aroldo, Vitor Gonçalves, Nando Arruda, entre outros. Com o passar dos tempos tal atividade foi se expandindo e ganhando novos adeptos, inclusive crianças. O grupo sempre trabalhou confeccionando Tapetes de Rua na cidade de São João del-Rei, a partir de 1999 oficializou-se como "Grupo Arte de Rua".
Durante as comemorações religiosas na cidade, podemos apreciar, pelas ruas principais de centro histórico, a arte popular traduzida em seus belos tapetes. No seu contexto geral são reproduções de santos ou cenas religiosas. Usando de materiais simples como serragem, tintas, areia branca, os nossos artistas de rua  vão deixando a marca de sua criatividade. A comunidade ajuda fornecendo os materiais, água, lanche etc.
Hoje o grupo não se limita apenas ao Largo do Carmo, também na festa de Nossa Senhora das Mercês, festa do Senhor dos Montes, festa de Nossa Senhora Aparecida (no bairro Guarda-Mor), na festa de Corpus Christi, entre outras festas religiosas e claro - na festa de Nossa Senhora do Carmo onde esse grupo faz o tapete em toda rua da João Mourão além da frente da Igreja deixando maravilhados não só os sanjoanenses como os turistas que aqui chegam para se encantarem com o barroco mineiro.
Foram convidados a integrarem, com outros artistas e grupos, o projeto Semana Santa Cultural do Largo São Francisco.
Fonte: Grupo Arte de Rua
Contato: Nando 032 3371 9779

Imagens Grupo Arte de Rua

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.