São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

. Estudos e intercâmbio São João del-Rei . Ministério do Turismo . Belta

Descrição

Mais informações sobre o tema:
Roteiros e estudos de intercâmbio . São João del-Rei . Ministério do Turismo . Belta
Manual Técnico de Operações/Estudos e Intercêmbios São João del-Rei
Turismo de estudos e intercâmbio: Orientações básicas
São João del-Rei . Destino referência de Estudos e Intercâmbio internacional
Seminário de Apresentação do projeto Destinos Referência em Segmento Turístico Turismo de Estudos e Intercâmbio em São João del Rei/MG
Intercâmbio Day . UFSJ
Study In Brazil


O Plano Nacional de Turismo 2007/2010 elaborado pelo Ministério do Turismo do Governo Brasileiro, em seu Programa de Regionalização do turismo, mapeou 200 regiões no País por meio de um trabalho articulado com os órgãos e Fóruns Estaduais de Turismo e selecionou os roteiros e regiões que apresentam condições de serem trabalhados para adquirirem um padrão de qualidade internacional de mercado.
Para priorizar o trabalho foi estipulada uma meta de 65 destinos indutores até 2010. Desta meta nasceu o “Projeto Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional”.

Para iniciar a ação em 2008 o Mtur selecionou 10 destinos em diversos segmentos diferentes.
O Ministério então começou a celebrar convênios com entidades em cada um desses segmentos para montar projetos piloto.
Para o Projeto Destino Referência de Turismo de Estudos e Intercâmbio a entidade escolhida foi a BELTA - Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais e a cidade selecionada foi São João del-Rei - MG. O projeto tem como finalidade subsidiar uma política nacional no segmento de Estudos e Intercâmbio, buscando incluir o Brasil no processo de globalização. O desenvolvimento das ações visam formatar um programa brasileiro de educação internacional na cidade de São João del-Rei, contribuindo assim para a estruturação de São João del-Rei e região como destino de turismo de Estudos e Intercâmbio (foco mercado internacional) e como destino referência para o Brasil.
 
. Criação e formatação de roteiros de Estudos e Intercâmbios, adequados a demanda de mercado.
. Criação de um Manual Técnico para adequação das relações.
. Criação de material promocional como: Catálogo de serviços devidamente adequados pela equipe técnica, folder promocional com linguagem de mercado e site referencial para as relações e informações institucionais e promocionais.
. Preparação de grupo gestor para administração das relações.
. Integração dos setores de mercado do turismo e da educação.
. Preparação de São João del-Rei e região para o mercado, alinhando entendimentos quanto a oferta e demanda, fortalecendo uma rede de cooperação entre prestadores de serviços e empreendedores.
 
DOWNLOAD: Roteiros de Estudos e Intercâmbios (PDF 683 kb)

São João del-Rei, em Minas Gerais, já possui demanda para o turismo de estudos e intercâmbio. É uma das Capitais da Cultura no Brasil, possui infra-estrutura turística para receber a demanda emergente, tem posição geográfica privilegiada, oferece vôos regulares para o Rio de Janeiro e Belo Horizonte e muito mais…
O município está situado em uma região de grandes atrativos, onde se encontram importantes referências do patrimônio material e imaterial como: a cidade de Tiradentes, parte das Serras do Lenheiro e São José e claro, está contemplada entre os 65 destinos indutores.

Notícias

22/03/2009
O II ForBEI - Fórum Brasileiro de Educação Internacional, realiza-se de 01 a 04 de abril
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site: www.forbei.com.br
Maiores informações podem ser obtidas também no site ou junto à Suporte Eventos através do e-mail: petronio@suporteeventos.com.br e pelo telefone (31) 3261-3873.
22/03/2009
Confira a programação do II FORBEI
Confira a programação do II FORBEI
05/12/2008
Não é só no Brasil
O Reino Unido recebe 325 mil estudantes na educação superior e 500 mil em programas de inglês de diferentes tipos de instituições...
05/12/2008
Pesquisa da Embratur
Em 2005 aponta1,3% de turistas (72 mil) de Estudo, Ensino e Pesquisa no Brasil. Esse número pode ser considerado excelente...

Fonte: Site oficial deste projeto . Minístério do Turismo . Belta

Mais informações:

São João del-Rei (MG) é destino referência em estudos e intercâmbio

Capital brasileira da cultura, oferece cursos e atividades variadas a estudantes internacionais . Brasília (28/9)
Educação, cultura e turismo, tudo em um mesmo pacote: o Catálogo de Programas Educacionais e Atividades Turísticas de São João del-Rei (MG). O documento reúne 22 programas educacionais, 51 atividades complementares e 13 roteiros turísticos. Uma boa oportunidade para quem quer mergulhar na cultura brasileira, seja por meio da língua portuguesa, arte, música ou história e, ainda, conhecer as belezas e encantos de São João del-Rei, contemplada em 2007 como Capital Brasileira da Cultura.
Lee Harker, da cidade de Omaha, em Nebraska (EUA), escolheu São João del-Rei para aprender a língua portuguesa. Segundo Harker, o curso foi excelente e valeu o investimento. “Os instrutores foram capazes de ajustar o ritmo da fala e o vocabulário ao meu nível e minhas necessidades. Eles falavam sempre em português”, ressalta. E, acrescenta: “o programa social organizado para mim foi agradável e deu uma bela imagem de São João del-Rei e dos diversos aspectos da cultura brasileira”.
Além do curso de português como língua estrangeira, dentro dos programas educacionais o aluno pode optar por cursos de curta duração nas áreas de cultura, música e história brasileira, danças típicas, capoeira e futebol de campo; e, ainda, participar de intercâmbio em instituições de nível médio e graduação e fazer trabalhos voluntários e estágios.
O estudante poderá, também, aprender a fazer tambores de percussão artesanal e até a famosa cachaça brasileira; ou, se preferir, assistir a espetáculos e concertos e participar de rodas de dança e outras atividades culturais. Mas se gostar de adrenalina, poderá se aventurar nas caminhadas e em rapel pela Serra do Lenheiro, nos banhos de cachoeira e nas cavalgadas. Essas são apenas algumas das 51 atividades complementares que o catálogo oferece. Além disso, o estudante poderá desfrutar de roteiros turísticos Culturais, de Ecoturismo e de Aventura.
Os programas e roteiros foram selecionados com apoio da Universidade Federal de São João del-Rei, do Instituto de Ensino Superior Presidente Tancredo de Almeida Neves (IPTAN), das escolas de idiomas, das escolas livres, das agências de turismo e dos empreendedores locais, que formataram os programas e roteiros a partir das potencialidades e atrativos da cidade e região.

Para mais informações acesse www.eisaojoao.com.br ou:
http://www.studyinbrazil.org.br/ei/saojoao/downloads/atividades_desenvolvidas.pdf.

Por que São João del-Rei?
A vocação da cidade para o segmento de Turismo de Estudos e Intercâmbio foi confirmada por meio de diagnóstico das potencialidades e atrativos do município. São João del-Rei é marcada pela tradição de instituições de ensino superior e médio, escolas livres e de idiomas.
Além disso, possui boa infraestrutura turística com hotéis, pousadas, casas de família e residências estudantis. Sem falar no rico patrimônio cultural e a proximidade com as cidades históricas de Tiradentes e Ouro Preto e as Serras do Linheiro e de São José, locais ideais para a prática do Ecoturismo e Turismo de Aventura. Segundo a coordenadora geral de Segmentação do MTur, Sáskia Lima, “um ambiente ideal para que o estudante não só aprenda, mas vivencie a cultura do país”.

Projeto 10 Destinos Referência em Segmentos Turísticos
O catálogo é resultado do Projeto Desenvolvimento do Destino Referência do Turismo de Estudos e Intercâmbio em São João del-Rei/MG – Brasil, que faz parte do Projeto 10 Destinos Referência em Segmentos Turísticos do Ministério do Turismo (MTur), desenvolvido em parceria com o Instituto Casa Brasil de Cultura (ICBC), e executado na cidade mineira pela Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais (BELTA).
“O Projeto 10 Destinos Referência em Segmentos Turísticos visa desenvolver a gestão do turismo em 10 municípios referência, de forma sustentável com a participação de entidades locais públicas, privadas e do terceiro setor, com planejamento estratégico e definição de projetos prioritários”, explica Sáskia Lima.
Além de São João del-Rei, o MTur trabalha a estruturação dos destinos referência Sol e Praia (Jericoacoara/CE), Aventura Especial (Socorro/SP), Rural (Anitapolis, Santa Rosa de Lima, Rancho Queimado, Urubici/SC), Aventura (Lençóis/BA), Ecoturismo (Santarém/PA), Negócios e Eventos (Ribeirão Preto/SP), Cultural (Paraty/RJ), Pesca (Barcelos/AM) e Cinema (Brasília/DF).

Study in Brazil

Além do Projeto Desenvolvimento do Destino Referência do Turismo de Estudos e Intercâmbio em São João del-Rei/MG – Brasil, o MTur, por meio da Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), apóia o Study in Brazil – programa do Bureau Brasileiro de Intercâmbio, criado para promover e incentivar a educação brasileira entre estudantes estrangeiros e empresas de intercâmbio internacional. O Bureau Brasileiro de Intercâmbio é gerido, desde 2005, pela BELTA.
Com o apoio da Embratur, o Bureau Brasileiro de Intercâmbio também é responsável pela seleção de instituições que oferecem ensino médio e superior, Português, programas acadêmicos de curta e longa duração e programas combinados com turismo, esporte, estágio e trabalho voluntário. A lista dos cursos está disponível no site www.studyinbrazil.org.br. Além disso, são desenvolvidas atividades de promoção do país no exterior com o objetivo de consolidá-lo como um dos principais destinos educacionais do mundo.
Segundo a presidente da BELTA, Maura Leão, nos últimos cinco anos, houve um aumento de 78% no número de franceses que vêm ao Brasil para estudar. “O Brasil tem uma grande competência acadêmica e precisamos divulgar isso, colocar a boca no trombone. O que queremos é que o Brasil também seja visto como um destino de educação”, ressalta Leão.
A BELTA é uma sociedade civil sem fins lucrativos e de âmbito nacional. Inaugurada em 1992, é a primeira associação de educação internacional fundada na América Latina. Hoje, seus associados representam mais de 90% do mercado de educação internacional.
Ainda não conhece Minas Gerais?

Fonte: site do Ministério do Turismo

Mais informações:
Cidade mineira é referência em intercâmbio no País
Destinos Publicada em 29/9/2009 09:24:00

O Catálogo de Programas Educacionais e Atividades Turísticas de São João del-Rei (MG) reúne 22 programas educacionais, 51 atividades complementares e 13 roteiros turísticos. Uma boa oportunidade para quem quer mergulhar na cultura brasileira, seja por meio da língua portuguesa, arte, música ou história e, ainda, conhecer as belezas e encantos de São João del-Rei, contemplada em 2007 como Capital Brasileira da Cultura. A cidade é referência no programa do Ministério do Turismo para vender o Brasil também para estudantes.
Lee Harker, da cidade de Omaha, em Nebraska (EUA), escolheu São João del-Rei para aprender a língua portuguesa. Segundo Harker, o curso foi excelente e valeu o investimento. “Os instrutores foram capazes de ajustar o ritmo da fala e o vocabulário ao meu nível e minhas necessidades. Eles falavam sempre em português”, ressalta. E, acrescenta: “o programa social organizado para mim foi agradável e deu uma bela imagem de São João del-Rei e dos diversos aspectos da cultura brasileira”.
Além do curso de português como língua estrangeira, dentro dos programas educacionais o aluno pode optar por cursos de curta duração nas áreas de cultura, música e história brasileira, danças típicas, capoeira e futebol de campo; e, ainda, participar de intercâmbio em instituições de nível médio e graduação e fazer trabalhos voluntários e estágios.
O estudante poderá, também, aprender a fazer tambores de percussão artesanal e até a famosa cachaça brasileira; ou, se preferir, assistir a espetáculos e concertos e participar de rodas de dança e outras atividades culturais. Mas se gostar de adrenalina, poderá se aventurar nas caminhadas e em rapel pela Serra do Lenheiro, nos banhos de cachoeira e nas cavalgadas. Essas são apenas algumas das 51 atividades complementares que o catálogo oferece. Além disso, o estudante poderá desfrutar de roteiros turísticos Culturais, de Ecoturismo e de Aventura.
Os programas e roteiros foram selecionados com apoio da Universidade Federal de São João del-Rei, do Instituto de Ensino Superior Presidente Tancredo de Almeida Neves (IPTAN), das escolas de idiomas, das escolas livres, das agências de turismo e dos empreendedores locais, que formataram os programas e roteiros a partir das potencialidades e atrativos da cidade e região.

Para mais informações acesse www.eisaojoao.com.br.
Fonte: Panrotas . o Portal do profissional de Turismo

São João Del-Rei: destino referência em estudos e intercâmbio

Nos dia 24 e 25 de novembro, a cidade mineira receberá seminário de Multiplicação de Boas Práticas do segmento 23/11/2009

São João Del-Rei (MG): destino referência em estudos e intercâmbio

São João Del-Rei (MG): destino referência em estudos e intercâmbio
São João Del-Rei (MG) será a próxima cidade a receber o Seminário de Multiplicação de Boas Práticas do projeto “Destinos Referência em Segmentos Turísticos”, uma iniciativa do Ministério do Turismo (MTur), em parceira com o Instituto Casa Brasil de Cultura (ICBC), que pretende estruturar dez destinos turísticos com padrão internacional. Nos dias 24 e 25 de novembro, o evento reunirá gestores públicos, representantes da iniciativa privada e do terceiro setor, com o objetivo de disseminar informações sobre Turismo de Estudos e Intercâmbio, bem como discutir os resultados obtidos pelo projeto até agora.
Durante o seminário, haverá a apresentação de um diagnóstico do município. Além disso, representantes de outros dois destinos participantes do projeto – Paraty (RJ), destino referência em Turismo Cultural e Socorro (SP), referência no segmento de Aventura Especial – farão palestras sobre a participação no projeto e os resultados já obtidos. De acordo com a coordenadora geral de Segmentação do MTur, Sáskia Lima, a ideia é que os palestrantes possam multiplicar suas experiências, apresentando as práticas de sucesso desses segmentos turísticos.

REFERÊNCIA EM ESTUDOS E INTERCÂMBIO
Com apoio do MTur, ICBC e Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais (Belta), o município de São João Del-Rei está sendo preparado para se tornar referência internacional no segmento Turismo de Estudos e Intercâmbio. Para se ter uma ideia da procura do Brasil como destino de educação, segundo dados da Belta, nos últimos cinco anos, houve um aumento de 78% no número de franceses que vêm ao Brasil para estudar.
Além disso, dados da pesquisa “Caracterização e Dimensionamento do Turismo Internacional no Brasil”, da Embratur, revelaram que, em 2005, cerca de 72 mil turistas estrangeiros desembarcaram no Brasil com intuito de realizar estudo, curso ou pesquisa no país.
Segundo Lima, o Brasil está atento a esse nicho em expansão, e vem definindo políticas de inserção do País no cenário da educação internacional, a fim de se tornar competitivo. “Nesse cenário, o Ministério do Turismo, por meio do projeto “Destino Referência em Turismo de Estudos e Intercâmbio em São João Del-Rei/MG” espera contribuir para introduzir o Brasil como uma nova opção de destino para estudantes, criando um modelo de estruturação de produto segmentado que possa ser multiplicado para outros destinos com a mesma vocação de desenvolvimento, por meio da realização do Seminário de Multiplicação”, destaca a coordenadora.
Um dos resultados do projeto foi o Manual Técnico de Operações (MTur/BELTA, 2009), que apresenta diretrizes e orientações sobre o processo de estruturação de um destino vocacionado para o segmento de Turismo de Estudos e Intercâmbio. Clique aqui para acessar o documento na íntegra.

TURISMO DE ESTUDOS E INTERCÂMBIO
De acordo com o Ministério do Turismo, o Turismo de Estudos e Intercâmbio “constitui-se da movimentação turística gerada por atividades e programas de aprendizagem e vivências para fins de qualificação, ampliação de conhecimento e de desenvolvimento pessoal e profissional”.
Para saber mais sobre o segmento, clique aqui.
 
Fonte: Ministério do Turismo . ASCOM

***

Segmento: Turismo de Estudos e Intercâmbio
Destino: São João del Rei – MG
Parceiro executor local: Associação Brasileira de Organizadoras de Viagens Educacionais e Culturais (Belta)

Apresentação

Famosa por ser uma das principais cidades históricas de Minas Gerais, São João del Rei mostra que seus encantos e atrativos turísticos vão muito além do legado deixado pelo seu ilustre passado. Declarada Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1938 e escolhida Capital Brasileira da Cultura em 2007, a cidade, que inspira e expira cultura, sabe muito bem como aliar sua tradição e estilo de vida interiorano a um mundo cosmopolita e dinâmico. Situada em uma região de importantes atrativos turísticos, São João del Rei – ao lado das cidades de Tiradentes, Ouro Preto, Serras do Lenheiro e São José – compõe o Roteiro Caminhos Reais . Esta região – com suas ladeiras, igrejas, museus e casarios – guarda a riqueza do ciclo do ouro e revela aos seus visitantes o estilo de vida dos mineiros, além de apresentar o melhor do barroco brasileiro e explicar boa parte da história do país. O artesanato e a famosa culinária mineira garantem o sucesso do roteiro, e, para quem gosta de natureza, não faltam opções de ecoturismo e turismo de aventura, com grutas, cachoeiras, rios e montanhas. Em São João del Rei é imperdível uma visita para conhecer a Igreja de São Francisco de Assis e fazer o agradável passeio de trem até Tiradentes, além de conhecer os ateliês dos santeiros, carpinteiros e sineiros.

Com localização geográfica privilegiada, chegar a São João del Rei, é muito fácil, seja de carro, ônibus ou avião. Muitas agências oferecem pacotes e roteiros para conhecer as cidades históricas de Minas, e praticamente todos incluem São João del Rei no itinerário. Para os viajantes mais independentes, o acesso de carro a partir de Belo Horizonte (cerca de 200 km) pode ser feito pela BR-040 (Rodovia Juscelino Kubitschek) ou pela BR-381 (Rodovia Fernão Dias). Do Rio de Janeiro, são 320 km pela BR-040 (Rodovia Juscelino Kubitschek). Para quem vem de São Paulo, o acesso é pela BR-381, totalizando quase 500 km. Há várias opções de horários de ônibus a partir das capitais, além de linhas regulares para as cidades do entorno. Para quem prefere vir de avião, há voos diretos a partir do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte.
Independente de preferências religiosas, as igrejas devem fazer parte do roteiro turístico de qualquer pessoa que visite a cidade em busca de cultura, pois elas abrigam alguns dos mais belos acervos de arte sacra e barroca do Brasil. Entre as 35 igrejas existentes, se destacam a de São Francisco de Assis, de Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora das Mercês. Vale também conhecer outros ícones da história, como o Museu Ferroviário, Museu de Arte Sacra, Solar dos Neves, Rua da Cachaça e Beco do Cotovelo. Uma boa dica é viver a atmosfera de São João del Rei, andando a pé pelas suas ruas e praças, no ritmo dos moradores locais. Embarcar no passeio de 12 km na Maria-Fumaça até Tiradentes completa a viagem no tempo e leva o visitante a vivenciar o clima romântico do período colonial.

Em São João del Rei e região, a arte e o artesanato encantam os visitantes com o talento de pessoas das mais variadas classes, estilos e tendências. A disputa entre a diversidade e a qualidade é acirrada. A história e a natureza inspiram as mãos habilidosas que produzem peças em prata, estanho, madeira, ferro ou barro, além de bordados, rendas de abrolhos, trabalhos em crochê feitos à mão e móveis rústicos com estilo antigo.
Na gastronomia o destaque é para a famosa culinária típica de Minas Gerais e para os animados bares onde se reúnem estudantes, artistas, empresários e todos aqueles que quiserem curtir um happy hour com os amigos. Mas há também opções de restaurantes que servem comida árabe e italiana, além de bistrôs e cafés muito charmosos.
A oferta de hospedagem é muito variada. Há hotéis, pousadas e casas de família que hospedam os visitantes, principalmente estudantes. Mas o destaque são as boas pousadas de charme, que aproveitam casarios antigos e criam uma atmosfera especial para os hóspedes, sem descuidar dos padrões internacionais de serviços de hospedagem. Mas para quem quer ficar mais e vivenciar profundamente a cultura mineira e brasileira, São João del Rei vai mais longe. Com tradição e renome na área de educação, a cidade se preparou e criou uma rede composta por instituições de ensino superior e técnico, escolas de idiomas, ensino médio e ONGs focadas em projetos sociais e voluntariado. Hoje é ofertada uma grande diversidade de cursos, oficinas e vivências juntamente com os serviços de receptivo e atividades extras, combinação indispensável para a formatação e oferta de programas para estudantes.

Cadastur

Ao contratar serviços para uma viagem, convém verificar se a empresa está cadastrada no Ministério do Turismo. O cadastro dos prestadores de serviços é grande fonte de consulta para o mercado turístico brasileiro e proporciona benefícios para os serviços turísticos cadastrados. Para ter acesso às informações detalhadas sobre os prestadores de serviços regularmente cadastrados, acesse www.cadastur.turismo.gov.br

O Turismo de Estudos e Intercâmbio em São João del-Rei

Marcada pela tradição de instituições de ensino superior e médio, escolas livres e de idiomas, São João del Rei já é um destino escolhido por brasileiros e estrangeiros para o Turismo de Estudos e Intercâmbio. Além dos atrativos turísticos mais populares, do fácil acesso às capitais da Região Sudeste – inclusive com voos regulares –, o destino oferece hotéis, pousadas, casas de família e residências estudantis para receber turistas e estudantes brasileiros e estrangeiros em busca de ensino de qualidade e contato com as raízes da brasilidade. Muito mais do que cursos regulares de graduação e pós-graduação e das aulas de português para estrangeiros, o que atrai estudantes das mais diversas partes do mundo são os programas educacionais e cursos de curta duração nas áreas de cultura, música e história brasileira, danças típicas, capoeira e futebol de campo. Há ainda a possibilidade de participar de intercâmbio em instituições de nível médio e graduação e fazer estágios e trabalhos voluntários em ONGs locais.Complementando esta oferta organizada, muitas atividades ocorrem espontaneamente na cidade, como apresentações de orquestras, festas religiosas, rituais, carnaval e outras manifestações populares das quais o visitante pode participar e com elas interagir.

A oferta é tão diversificada que foi criado o Catálogo de Programas Educacionais e Atividades Turísticas de São João del Rei , reunindo educação, cultura e turismo em um mesmo pacote. Nele, são elencados 22 programas educacionais, 51 atividades complementares e 13 roteiros turísticos. Há programas, por exemplo, para quem quer aprender a fazer tambores de percussão artesanal e até a famosa cachaça brasileira, ou, se preferir, assistir a espetáculos e concertos e participar de rodas de dança e outras atividades culturais. Para quem está na região em busca de natureza e aventura, há opções de roteiros turísticos com montanhismo, caminhada, rapel, banho de cachoeira e cavalgada. Estes programas e roteiros foram selecionados com apoio da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), Instituto de Ensino Superior Presidente Tancredo de Almeida Neves (Iptan), escolas de idiomas, escolas livres, agências de turismo e empreendedores locais. Os programas e roteiros foram formatados a partir das potencialidades e atrativos da cidade e região, garantindo uma boa condição de organização e interação com a vida da comunidade. 

O segmento de Turismo de Estudos e Intercâmbio

O Segmento Turístico de Estudos e Intercâmbio com foco no receptivo de turistas ainda é novidade para muitos brasileiros. Em geral, quando se pensa em qualificação profissional e enriquecimento cultural, a primeira ideia é ir buscá-los em outros países. Mas, finalmente, o trade nacional já começa a perceber o interesse de estrangeiros em se capacitar em áreas em que o Brasil é referência, além de querer sentir um pouco como é ser brasileiro. Até mesmo os estudantes brasileiros estão descobrindo que é possível encontrar no próprio País aquela qualificação ou experiência de vida que até então só havia em países distantes.A percepção da relação entre as atividades de Estudos e Intercâmbio com o movimento do turismo e da economia local leva à conclusão de que esse tipo de turismo é um ótimo negócio para o país. O Turismo de Estudos e Intercâmbio contribui para o equilíbrio da sazonalidade, aumento da permanência e do gasto médio do turista, além de ter um efeito multiplicador e distribuidor de renda, gerando novas oportunidades de negócio e inclusão social. Internacionalmente, este segmento turístico colabora com o fortalecimento da imagem do país e com a promoção da cultura de paz.Durante muitos anos, as viagens de cunho educativo, por sua amplitude e grande número de atividades englobadas, receberam diversas denominações, como turismo educacional, científico, pedagógico, intercâmbio, estudantil, entre outros. Para começar a organizar o segmento, que envolve inúmeras outras atividades e instituições além das que atuam normalmente no turismo, o Ministério do Turismo analisou a realidade destas atividades e percebeu a necessidade de delimitar o conceito e instituir o segmento.

O início deste processo se deu com a publicação do documento Turismo de Estudos e Intercâmbio: Orientações Básicas, onde são apresentados conceitos e modalidades, além de informações sobre o mercado e bases para o desenvolvimento do Turismo de Estudos e Intercâmbio. Nesta publicação, define-se o segmento: Turismo de Estudos e Intercâmbio constitui-se da movimentação turística gerada por atividades e programas de aprendizagem e vivências para fins de qualificação, ampliação de conhecimento e de desenvolvimento pessoal e profissional.

Dentro deste conceito estão incluídas diversas modalidades, como o ensino médio, os programas de educação superior, os programas de curta duração, tais como cursos livres e visitas técnicas, o ensino de idiomas, estágios profissionalizantes ou trabalho voluntário.Vale destacar que o Turismo de Estudos e Intercâmbio difere dos outros segmentos porque os principais envolvidos na atividade não são diretamente relacionados à cadeia produtiva do turismo. Há professores, tutores e outros profissionais da área educacional e empresarial. Por isso, é muito importante a participação de agências de intercâmbio ou de turismo, diretorias de relações internacionais de empresas, entidades educacionais e órgãos governamentais, clubes esportivos, entre outros, para garantir a profissionalização do segmento.A proposta é explorar o potencial de atratividade do Brasil, incentivando acordos com empresas para estágios e firmando convênios com escolas e universidades, tanto em cursos de longa, quanto de curta duração, e tentar conjugá-los com outras atividades, como cursos de português, cultura brasileira, dança, esporte, culinária, entre outras. Assim, o turista se identificará mais facilmente com o País, sua cultura e povo.

O segmento no Mundo e no Brasil

Por ser um segmento ainda novo no Brasil, é muito importante a análise de estudos de mercado para conhecer a demanda, antes de se iniciar qualquer investimento na oferta de produtos de Turismo de Estudos e Intercâmbio.Segundo a Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais (Belta) , entidade que reúne as principais instituições brasileiras que trabalham nas áreas de cursos estágios e intercâmbio no exterior, atualmente há mais de 100 milhões de estudantes de ensino superior no mundo. Dois milhões deles estão matriculados fora de seus países e, nos próximos cinco anos, deve-se chegar a 3 milhões de estudantes em mobilidade no exterior.Na América Latina são 140 mil estudantes de ensino superior estudando fora do seu país de origem. Estes números têm levado diversos países a definir políticas e estratégias de inserção internacional de sua educação e de atração de estudantes internacionais.No Brasil ainda há poucos estudos específicos sobre a demanda para receptivo no segmento, mas dados da pesquisa Caracterização e Dimensionamento do Turismo Internacional, realizada pela Embratur, revelaram que, em 2005, cerca de 72 mil turistas estrangeiros desembarcaram no Brasil com intuito de realizar estudo, curso ou pesquisa no País. Isto equivale a 1,3% do total de turistas estrangeiros que o Brasil recebeu no período. Porém, a procura tem aumentado. Ainda de acordo com a Belta, nos últimos cinco anos, houve um aumento de 78% no número de franceses que vêm ao Brasil para estudar.

Nas últimas décadas, a dimensão internacional da educação tem se afirmado como uma das principais tendências mundiais, o que cria um espaço privilegiado de construção de um novo cenário global para o conhecimento. Reconhecendo esta nova realidade e visando o aprimoramento e a sustentabilidade da educação e do turismo brasileiros, o Brasil está definindo suas políticas de inserção no cenário da educação internacional, abrindo inúmeras oportunidades de negócio para o segmento.Cabe destacar que organizar a oferta de programas educacionais e produtos e roteiros turísticos requer empreendedorismo e investimento e seu sucesso depende da percepção da real demanda, e da capacidade do setor turístico e das instituições de ensino de atender a esta demanda.

Projeto Destinos de Referência em Segmentos Turísticos

O projeto Destinos Referência em Segmentos Turísticos desenvolvido pelo MTur em parceria com o Instituto Casa Brasil de Cultura, tem como objetivo criar uma estratégia de governança local, a partir do fortalecimento e aperfeiçoamento de segmentos de mercado, procurando envolver de forma participativa toda a cadeia produtiva e instituições relacionadas com o segmento escolhido, através de prioridades e estratégias definidas e com foco na competitividade.O projeto tem como premissa a participação efetiva dos representantes locais, fortalecendo as entidades públicas e privadas, o trade e as organizações não governamentais, levando à formação de um Grupo Gestor que assume o papel de líder do processo, buscando assim garantir a continuidade das ações na área do turismo, resultados mercadológicos e a sustentabilidade do destino.Assim, foram escolhidos dez destinos com características diferentes, em regiões diferentes, para que suas experiências contribuam para criar uma base metodológica que possa servir de modelo para outros destinos no Brasil, validando e consolidando a estratégia de desenvolvimento de políticas públicas, e de ampliação e diversificação da oferta turística nacional.

Destino referênia em Turismo Cultural

Com tradição e vocação cultural e educacional, demanda efetiva e outros requisitos fundamentais para o desenvolvimento do Turismo de Estudos e Intercâmbio, São João del Rei foi selecionada pelo Ministério do Turismo para ser preparada para se tornar referência nacional, através do projeto Destinos Referência em Segmentos Turísticos. Para isso, foi firmado um convênio com a Belta com a meta de criar um projeto-piloto e introduzir o Brasil como uma nova opção de destino para estudantes, criando um modelo de estruturação de produto segmentado que possa ser multiplicado para outros destinos com a mesma vocação de desenvolvimento. O projeto Destinos Referência em São João del Rei teve como linhas de ação:
  • Criação e formatação de roteiros de Estudos e Intercâmbios, adequados à demanda de mercado
  • Criação de um Manual Técnico para adequação das relações
  • Criação de material promocional: catálogo de serviços devidamente adequados pela equipe técnica, folder promocional com linguagem de mercado e site referencial para as relações e informações institucionais e promocionais
  • Preparação de Grupo Gestor para administração das relações
  • Integração dos setores de mercado do turismo e da educação
  • Preparação de São João del Rei e região para o mercado, alinhando entendimentos quanto a oferta e demanda, fortalecendo uma rede de cooperação entre prestadores de serviços e empreendedores
  • Realização do II Fórum Brasileiro de Educação Internacional (ForBEI), com participação de palestrantes nacionais e estrangeiros
  • Realização de seminário de multiplicação, oficina de projeto e visita técnica com a participação do Grupo Gestor do projeto, empresários e comunidade do destino, além de representantes de outros destinos com vocação para o desenvolvimento do Turismo de Estudos e Intercâmbio

A princípio, as atividades de Estudos e Intercâmbio em São João del Rei estavam mais relacionadas a instituições de ensino do que com o setor turístico. Havia importantes iniciativas da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), Rotary e outras instituições de ensino. Entre as inúmeras iniciativas se destacavam: oficinas do Inverno Cultural; programas de curta duração para estrangeiros; eventos de caráter internacional nas áreas de música, educação e filosofia; programa de intercâmbio acadêmico internacional, e curso de português para estrangeiros.Porém, para desenvolver o projeto com foco no segmento turístico era necessária a participação de empresários prestadores dos serviços turísticos essenciais, como hospedagem, alimentação, transporte, receptivo e eventos. Desta forma, a estratégia utilizada foi criar ou fortalecer as entidades empresariais setoriais, como base da articulação e da organização do destino, e integrá-las às iniciativas de Estudos e Intercâmbio já em desenvolvimento por algumas instituições de ensino.

Uma aproximação receptiva e comprometida entre as entidades e pessoas do setor turístico, cultural e de Estudos e Intercâmbio em São João del Rei foi o primeiro sinal de que estava se formando uma excelente base para o arranjo institucional e futuro Grupo Gestor, contando com a participação ativa de instituições parceiras como a Belta (consultoria especializada no segmento), Secretaria Estadual de Turismo, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, UFSJ e Iptan.

Já na primeira etapa do projeto-piloto foi realizado um diagnóstico participativo e a formação do Grupo Gestor, com base no modelo do Sistema Cores Planejamento Turístico e com foco no segmento do Turismo de Estudos e Intercâmbio no destino. Também foram analisados outros estudos realizados pelo MTur, FGV, Sebrae e Belta para se ter uma visão do cenário para o desenvolvimento do segmento em São João del Rei. O diagnóstico e os estudos apontaram a existência de múltiplas oportunidades e também algumas necessidades urgentes como:

  • Parceria entre os setores público, privado e a sociedade civil do município para discutir ações de planejamento e desenvolvimento e colocá-las em prática
  • Pesquisas para monitoramento (oferta e demanda e dados estatísticos de visitações), plano de marketing, promoção e comercialização, ações que apresentaram indicadores desfavoráveis à competitividade do destino
  • Articulação entre os municípios da região para trabalhar de forma cooperada e mais competitiva no mercado, apresentando roteiros integrados e ampliando os canais de distribuição e a comercialização
  • Informatização e qualificação do Centro de Informação Turística para atendimento bilíngue
  • Organização e sistematização de informações sobre a oferta turística
  • Cooperação entre empresários e instituições

O diagnóstico, validado pelo Grupo Gestor, serviu como base para criar o plano estratégico do destino, desenvolvido pela Belta e consultoria especializada. Este plano subsidiou as ações seguintes, como a organização da oferta do segmento através da formatação de programas educacionais, atividades complementares e roteiros turísticos. Tudo isso resultou em um banco de dados e na publicação do Catálogo de Programas Educacionais e Atividades Turísticas de São João del Rei  e de diversos materiais promocionais como website, mapa e prospecto. 

Todas as ações realizadas pela consultoria da Belta foram sempre validadas pelo Grupo Gestor, que criou uma verdadeira rede de cooperação formada pelos principais atores envolvidos nas áreas de educação, turismo, cultura, indústria e comércio da cidade de São João del Rei e região. Foram muitos encontros, seminários, reuniões e capacitação que contribuíram para criar o alicerce da organização setorial e o arranjo institucional local, representado pelo Grupo Gestor.

A experiência foi tão rica que a Belta criou o Manual Técnico de Operações  para o segmento de Turismo de Estudos e Intercâmbio. A princípio, o objetivo era apresentar para os atores e empreendedores locais de São João del Rei as etapas básicas de estruturação de um destino referência de Turismo de Estudos e Intercâmbio, como o desenvolvimento, a formatação, a operacionalização e a promoção de programas educacionais e produtos/roteiros turísticos para o público internacional, visando dinamizar o segmento. Porém, as expectativas foram superadas e as diretrizes e orientações apresentadas no manual também podem facilitar a estruturação de outros destinos para acolhida de estudantes estrangeiros.

A Ação Símbolo do projeto em São João del Rei foi a realização do II Fórum Brasileiro de Educação Internacional (ForBEI), em abril de 2009. O evento discutiu as principais tendências globais para a educação internacional e a mobilidade estudantil, e apresentou os resultados do Projeto Destino Referência em Turismo de Estudos e Intercâmbio em São João Del Rei, com vistas a apresentar o potencial do Brasil como destino para estudantes internacionais. O evento contou com a participação de palestrantes nacionais e estrangeiros e com um público de 430 participantes.

Resultados alcançados

  • Criação e formatação de roteiros de Estudos e Intercâmbios, adequados à demanda de mercado
  • Criação de um manual técnico para adequação das relações
  • Criação de material promocional: Catálogo de serviços devidamente adequados pela equipe técnica, prospecto promocional com linguagem de mercado e site referencial para as relações e informações institucionais e promocionais
  • Preparação de grupo gestor para administração das relações
  • Integração dos setores de mercado do turismo e da educação
  • Preparação de São João del Rei e região para o mercado, alinhando entendimentos quanto a oferta e demanda, fortalecendo uma rede de cooperação entre prestadores de serviços e empreendedores
  • Realização de seminário de multiplicação, oficina de projeto e visita técnica com a participação do grupo gestor do projeto, empresários e comunidade do destino, além de representantes de outros destinos com vocação para o desenvolvimento do Turismo de estudos e intercâmbio

Além dos inúmeros resultados tangíveis, como as publicações produzidas, os encontros e capacitações realizados durante o Programa Destinos Referência em São João del Rei, o grande legado da experiência no destino é a integração entre os setores de turismo e educação. O ícone desta conquista foi a formação do Grupo Gestor, que estimulou o fortalecimento das entidades representativas dos serviços turísticos e das instituições de ensino da cidade e da região, criando a sinergia necessária ao desenvolvimento sustentado do destino, com foco no segmento de Estudos e Intercâmbio.

A governança local instituída e atuante é um dos alicerces do arranjo institucional e condição fundamental para dar legitimidade aos órgãos, fóruns e conselhos locais e regionais, possibilitando o seu relacionamento com instâncias de governança estaduais e nacionais. Desta forma, o destino passa a ter mais acesso e informações sobre os programas e projetos tanto do Ministério do Turismo quanto das entidades setoriais nacionais, compondo o Sistema Nacional do Turismo, que distribui benefícios e qualificação a partir de uma rede integrada de comunicação de gestão.

É importante destacar a necessidade de um acompanhamento técnico ao arranjo institucional nas primeiras etapas do seu desenvolvimento. Técnicas de organização de reuniões e eventos, elaboração de diagnósticos e planos estratégicos, criação de estrutura executiva e de comunicação, articulação com entidades públicas e privadas são alguns elementos determinantes para o sucesso do próprio arranjo.

Fonte: Destinos Referência em Segmentos Turísticos


Para mais informações/imagens sobre este tema, utilize o SISTEMA DE BUSCA de nosso portal 
Colabore com este Portal compartilhando suas fotos, documentos e ação/projeto cultural.
Registraremos esta colaboração e todos os créditos.  Envie por favor para o nosso
contato

Arquivo

saojoaodelrei.pdf
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.