São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

Semana da Música . Banda Theodoro de Faria . Homenagem à Santa Cecília

Descrição

Música em São João del-Rei
Banda de Música Theodoro de Faria
Semana da Música em Homenagem à Santa Cecília . Banda Theodoro de Faria
30 anos de Semana da Música . Walquíria Domingues
Semana da Música 30 anos . Banda Theodoro de Faria . 110 anos/2012 . Alzira Agostini Haddad
32ª Semana da Música . Concertos em Honra a Santa Cecília "Patrona da Música e dos Músicos" . De 12 a 20/11 . Programação Completa

***

Músicos de São João homenageiam Santa Cecília


Padroeira dos músicos, Santa Cecília recebeu homenagens e uniu dez corporações de São João del-Rei e região durante a Semana da Música, festa também religiosa que atraiu em torno de 2 mil pessoas. Foram quase dez dias de celebrações que terminaram na última quinta-feira, 22, com procissão, missa e apresentação.

Banda Theodoro de Faria é uma das corporações que se apresentaram na Semana Santa - Foto: Walter Alex de Carvalho / Divulgação

Banda Theodoro de Faria é uma das corporações que se apresentaram na Semana Santa – Foto: Walter Alex de Carvalho / Divulgação

As comemorações em homenagem à padroeira aconteceram de forma diferente e distribuíram espetáculos por toda a cidade. A banda municipal realizava sua cerimônia na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, a Banda Theodoro de Faria na Igreja do Pilar e a Orquestra Lira Sanjoanense na Igreja de Nossa Senhora das Mercês.

A Semana de Música surgiu de iniciativas do maestro Tadeu Nicolau Rodrigues, da Theodoro de Faria, em união com o pároco do Pilar na época, Monsenhor Paiva, e o maestro Aluízio Viegas. A ideia era juntar as festividades de Santa Cecília e da música, conferindo à Catedral de Nossa Senhora do Pilar a parte religiosa da festa e ao Teatro Municipal as apresentações musicais.

A Semana de Música já existia, mas de acordo com o presidente da banda, Francisco Valim, e com o ex-presidente Juanito André Sacramento, foi só em 1981 que ela se tornou oficial.
Para Valim o evento, além de trazer o trabalho dos músicos à tona para a população, é uma oportunidade de unir representantes de diferentes organizações, realizando uma grande festa na cidade.

A Semana
A maratona de espetáculos que começou dia 14, em São João, contou com concertos todos os dias e teve a participação de dez bandas e orquestras diferentes. Dentre elas estava a organizadora do projeto, a Banda Theodoro de Faria. Além dos concertos, na quinta-feira, 22, houve uma procissão a partir das 18h30, seguida de missa na Igreja de Nossa Senhora do Pilar, destacando o caráter religioso que a Semana da Música possui. Realizadas no Teatro Municipal de São João del-Rei, as apresentações foram gratuitas e abertas ao público. A última também aconteceu na última quinta-feira, 22.

Participação
Além da Theodoro de Faria, integraram a programação as corporações Orquestra OPA Jovem, Sociedade de Concertos Sinfônicos, Escola de Arte Cantábile, Orquestra Ribeiro Bastos, Banda de Música do 11º Batalhão – Regimento de Tiradentes, Banda do Santuário Sr. Bom Jesus de Matosinhos, Banda Municipal de Santa Cecília, Banda Sinfônica do CEM Pe. José Maria Xavier e a Banda Salesiana Meninos de Dom Bosco.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 24/11/12

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.