São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

Projeto Pedagógico e de Educação Patrimonial MAS-Museu de Arte Sacra/SESI

Descrição

Vídeo Lançamento do Projeto MAS . atividades culturais e Concerto de Música Sacra

Mais informações
Projeto MAS-Museu de Arte Sacra: atividades culturais
Blog do Projeto MAS
Facebook do Projeto MAS
São João del-Rei/MAS-Museu de Arte Sacra . Tô de Folga/Jornal Hoje TV Globo . 24/04/2015

Histórico

Projeto Pedagógico e de Educação Patrimonial MAS/SESI DN


Ano 2016

Ano 2015

Este projeto integra o Projeto MAS-Museu de Arte Sacra: atividades culturais, uma parceria entre a Associação Amigos de São João del-Rei, a Fundação Museu de Arte Sacra, a Atitude Cultural com o patrocínio do SESI/DN.
Dentre várias outras ações, o projeto prevê a realização de visitas-orientadas para alunos de escolas públicas de São João del-Rei e região no MAS-Museu de Arte Sacra. Eles conhecem de modo diferenciado o museu e o Memorial Tancredo Neves. Além dessas atividades culturais, é feita uma interação visando à conscientização dos alunos sobre a responsabilidade ambiental, porque: “cidade limpa não é a que mais se varre, mas é a que menos se suja.”

Ano 2013:

Parcerias:
Atitude Cultural
Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitário/Universidade Federal de São João del-Rei, através do Setor de Projetos Artísticos e Culturais, Centro Cultural da UFSJ
:
Visita guiada no MAS-Museu de Arte Sacra, no Centro Cultural da UFSJ e o entorno no qual  estão situados, a saber:   1.  Rua Santo Antônio 2. Igreja do Rosário 3. Solar das famílias Neves e Lustosa 4. Memorial Dom Lucas Moreira Neves 5. Igreja Nossa Senhora do Pilar 6. Igreja Nossa Senhora das Mercês 7. Igreja Nossa Senhora do Carmo.  A visita complementada com oficinas práticas de arte, exibição de vídeos socioeducativos, oferta de material didático e um pic-nic no MAS. 
Em junho de 1995, a Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ adquiriu o casarão colonial denominado de Solar da Baronesa, construído no primeiro quarto do século XIX e que localiza-se no Largo do Carmo, centro histórico da cidade de São João del-Rei. 


Museu Regional de São João del-Rei/IBRAM

***

Texto para os alunos que integra o material pedagógico distribuído em  uma pasta para os alunos:

“A SORTE É O ENCONTRO DO PREPARO COM A OPORTUNIDADE” . Elmer Letterman

Várias vezes em nossa vida nos atrapalhamos, nos atrasamos, perdemos tempo ou oportunidades por não termos em mãos documentos que precisamos. Por isso resolvemos dar de presente esta pasta para você guardar os seus textos, convites, mensagens, certidões, diplomas, fotos etc.
Quando a gente consegue se organizar, economizamos tempo e energia. Plantando coisa boa a gente colhe coisa boa, reconhecendo e valorizando as boas oportunidades, não damos “sorte para o azar”. Exerça o livre arbítrio elegantemente e a seu favor: escolha e exercite suas melhores qualidades - vale a pena, o impacto positivo nas nossas vidas e nas nossas relações é automático.
Martha Medeiros escreveu certa vez, que ser elegante é: elogiar mais do que criticar, escutar mais do que falar, ser pontual, cumprir o que se promete, não ficar espaçoso/a demais, não mudar seu estilo apenas para se adaptar ao de outro, retribuir carinho e solidariedade, desenvolver em si mesmo a arte de conviver - e que independe de status social - e, detalhe: não é frescura.
Criamos este Blog, com dados e imagens de todo o projeto, inclusive o projeto pedagógico desenvolvido com a UFSJ-Universidade Federal de São João del-Rei e o Museu Regional/IBRAM, com fotos de todas as turmas/escolas participantes e as frases selecionadas do projeto, dicas, diversas mensagens bonitas, muito material de pesquisa sobre a cidade etc. Esperamos que esse carinho nosso lhe possa ser útil.
E que a sorte o acompanhe por toda a vida - esteja preparado - sempre.

Com carinho
Equipe 2013 do projeto MAS-Museu de Arte Sacra - atividades Culturais
Equipe: Alzira Agostini Haddad, Ana Maria Biavatti Guimarães, Ana Cristina Ferreira e Mauro André Santos

Equipe 2015 do projeto MAS-Museu de Arte Sacra - atividades Culturais
Equipe: Alzira Agostini Haddad, Ana Cristina Ferreira e Mauro André Santos

Mais informações:

Associação Amigos de São João del-Rei realiza projeto com a comunidade
Por Gazeta de São João del-Rei em 03/08/2013

Com a proposta de promover a cultura das mais diferentes maneiras com concertos e educação patrimonial, levando não só a população, mas também os turistas a visitarem mais os museus da cidade, a Associação Amigos de São João del-Rei; sob a coordenação de Alzira Agostini Haddad, Ana Maria Biavatti Guimarães e Mauro André Santos, foi a responsável pela criação do projeto Museu de Arte Sacra: atividades culturais. O lançamento oficial do projeto pedagógico acontece hoje, 3, no Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier.

Museu de arte sacra expõe intens litúrgicos - Foto: Arquivo Gazeta
Museu de arte sacra expõe itens litúrgicos – Foto: Arquivo Gazeta

O projeto é patrocinado pelo SESI e está sendo realizado com apoio da Secretaria Municipal de Educação, do Museu Regional e da UFSJ. “Estávamos preocupados nos questionando como seria a manutenção do Museu de Arte Sacra (MAS).
Então escrevemos um projeto para captar recursos com o intuito de arcar com essas despesas. O nosso objetivo é fazer uma parceria com outros museus e otimizar visitações. Queremos que o fluxo de pessoas nesses locais cresça e, para isso, esperamos também envolver a comunidade. A nossa intenção é promover diversas ações culturais dentro desses espaços”, destacou Alzira Agostini Haddad, da equipe de criação do projeto.

Aperfeiçoamento
Uma das propostas foi a implantação de uma Gráfica Escola do MAS. “Foi aberto esse setor em que uma turma de alunos está sendo capacitada. Os novos profissionais, aliás, futuramente podem ser encaminhados para o mercado de trabalho”, ressaltou Mauro André Santos, também idealizador da iniciativa.
Outra ação do projeto é levar as crianças das escolas públicas da cidade e região a fazerem visitas guiadas, promovendo uma experiência pedagógico-cultural. A proposta denominada Projeto Pedagógico de Educação Patrimonial CEAR (Cultura, Educação, Arte e Responsabilidade Social) consiste em visitas dos alunos aos museus.
Nessas ações os estudantes poderão conhecer o Museu de Arte Sacra, o Museu Regional ou o Centro Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei. “Além de receberem orientação sobre educação patrimonial e a história da cidade em si, ao final da visita esses grupos fazem um piquenique. Logo após eles fazem um tour pelo Centro Histórico do município”, destacou Santos. Dentro do projeto as crianças também participam de oficinas práticas de arte e assistem a vídeos socioeducativos.
As visitas acontecem nas terças e quintas-feiras. As escolas que quiserem agendar visitas para participar do projeto podem entrar em contato com o Museu de Arte Sacra pelo telefone (0**32) 3371-7005.

Futuro
A  Associação pretende continuar com o projeto até o final do ano e, se possível, renová-lo.“O projeto é importante devido à questão da educação patrimonial,além da valorização da cultural local. Muitas pessoas moram em São João del-Rei, nasceram aqui e não conhecem os museus da cidade, que são amplamente valorizados pelos turistas. A gente quer que o jovem venha pra dentro do Museu de Arte Sacra, por exemplo, e repasse essa experiência mostrando o quanto esses espaços são necessários e interessantes para serem visitados”, ressaltou Mauro André Santos.
O lançamento oficial do projeto pedagógico acontece hoje, às 20h, no Conservatório Estadual de Música, momento em que será realizado o Concerto de Padre Miguel Bou com apresentação de canções espanholas e eruditas.

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.