São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

Trilha dos Inconfidentes Convention & Visitors Bureau . Projeto pretende fortalecer turismo nas Vertentes

Descrição

Projeto pretende fortalecer turismo nas Vertentes
Ideia é explorar potenciais pouco aproveitados

“Trilha dos Inconfidentes Convention & Visitors Bureau” é o nome do mais novo plano turístico em vigor no cenário de São João del-Rei e região. O pontapé para as atividades foi dado com a posse da diretoria que irá coordenar o projeto, encabeçada por Francisco Rodriguez, no último dia 15. A ocasião marcou o lançamento oficial do projeto que prevê o fortalecimento do turismo a partir da exploração dos potenciais até então pouco aproveitados da região.

O projeto já é uma reivindicação antiga da cidade e, para o diretor Francisco Rodriguez, pode alavancar o setor que tem se mostrado promissor. “A nossa região já tem um apelo turístico forte, mas com certa sazonalidade. Nós temos picos muito grandes de turistas autoguiados que visitam a região em épocas como Semana Santa, Carnaval e Corpus Christi. Entretanto, a infraestrutura hoteleira, dos restaurantes é penalizada nas baixas temporadas. O Convention pretende preencher essa lacuna”, ressaltou o diretor. Com a realização de eventos durante todo o ano, os empresários terão condições de manter uma equipe especializada fixa capaz de oferecer serviços de qualidade.

A meta é que além de eventos culturais, as cidades do Campo das Vertentes sejam palco de encontros de profissionais de variadas áreas. “Queremos atrair eventos ligados ao comércio, encontros de médicos, contadores, empresários dentre muitos outros. Essas entidades normalmente se reúnem anualmente e nós queremos abrir espaço para concorrer com outras cidades e também receber esse tipo de visitante”, revelou o secretário de Cultura e Turismo de São João del-Rei, Ralph Justino.

Após a definição da equipe e lançamento do projeto, a fase agora é de organização e catalogação de serviços e empresas. “Vamos começar cadastrando todas as pousadas, hotéis, todas as estruturas que podem sediar eventos como salões de convenções, os buffes, as empresas que costumam liderar e organizar encontros, eletricistas, empresas de transportes e mais uma variedade de profissionais. Tudo para oferecermos uma estrutura adequada para reuniões, encontros etc”, explicou Justino. Ainda não há previsão para os primeiros eventos, mas a expectativa é de que eles aconteçam em um cenário já preparado para recebê-los. “Será um processo um pouco demorado. Vamos trabalhar para conseguirmos realizar algo ainda no final deste ano”, avisou o secretário.

Para os organizadores, o levantamento de dados será fundamental para garantir o sucesso e a consolidação do projeto. “O Convention é um fomentador, ele vai agenciar e colocar à disposição toda a infraestrutura da cidade, previamente determinada, facilitando o trabalho de promoters e atraindo mais olhares para nossa região”, resumiu Rodriguez.

Guia
Ao mesmo tempo em que o “Trilha dos Inconfidentes Convention & Visitours Bureau” era lançado, no mesmo espaço do Museu Tomé Portes del-Rei outro presente era entregue à cidade. O Guia de Bens Edificados de São João del-Rei, fruto do projeto “Conhecer para Preservar”.

Após um longo período de trabalho iniciado pela então arquiteta da secretaria municipal de Cultura, Ana Elisa de Resende Raposo Leal, e concluído e coordenado pela arquiteta Karina da Silva Martins, o guia reúne em um só volume fotos e informações como endereços e datas dos decretos de 74 bens tombados individualmente pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (CMPPC) e seis tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Em seu conteúdo ainda estão textos que destacam a originalidade do repertório arquitetônico da cidade e artigos sobre a importância da preservação do patrimônio cultural.

“As informações foram reunidas para que a população em geral tenha o conhecimento daquilo que é tombado individualmente no município, para que os moradores possam conhecer um pouco mais da história da cidade, de seu patrimônio arquitetônico e também para que possam preservá-lo, o que é a justificativa do título do projeto – Conhecer Para Preservar”, destacou a coordenadora.

De acordo com Karina, os guias serão distribuídos gratuitamente nas escolas públicas e privadas da cidade e na Universidade Federal de São João del-Rei. Exemplares também serão entregues à prefeitura, à Biblioteca Pública Baptista Caetano, ao Iphan e a outras instituições do Estado. “A ideia é que esse projeto tenha continuidade. O guia é apenas uma pequena amostra deste que é um trabalho de muitos anos, que deve ser executado em um cronograma muito extenso. Esperamos essa continuidade para que os bens possam ser preservados ao longo dos anos”, encerrou.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 24/04/2010

Para mais informações/imagens sobre este tema, utilize o SISTEMA DE BUSCA de nosso portal 
Colabore com este Portal compartilhando suas fotos, documentos e ação/projeto cultural.
Registraremos esta colaboração e todos os créditos.  Envie por favor para o nosso
contato
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.