São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

Memorial Tancredo Neves para o mundo: integra acervo do site Era Virtual

Descrição

Veja Memorial Tancredo Neves

Visitar o Memorial Tancredo Neves não é mais um privilégio de quem está em São João del-Rei. A partir de agora, o acervo está disponível para qualquer pessoa fazer visitas virtuais através da internet, com uma navegação imersiva em 360º.

Internautas poderão andar por todas as salas do memorial - Foto: Era Virtual / Divulgação

A iniciativa encerra o ciclo de comemorações do centenário de nascimento do presidente Tancredo Neves completado em 2010. “A adoção de uma ferramenta tecnológica como a visita virtual celebra a democratização do acesso à cultura e à informação. Coerente com as ações da vida do presidente, o projeto abre portas da sua vida para o Brasil  e para o mundo, mostrando a todos um período político brasileiro tão importante”, disse a diretora do Memorial Tancredo Neves, Lais Medeiros Garcia de Lima.

Lançamento
O lançamento do espaço virtual aconteceria ontem, 1º, tornando o projeto acessível pelos endereços www.memorialtancredoneves.com.br e www.eravirtual.org. “Além de disponibilizar e divulgar o memorial para todos que tiverem acesso à Internet, o projeto beneficiará estudantes e pesquisadores que não poderão visitar São João del-Rei”, falou Lais.

A diretora financeira do memorial, Juliane Menezes Machado, ressaltou que a iniciativa fará parte do projeto Era Virtual, que recebe apoio do Governo do Estado, através da lei de incentivo à cultura, o que possibilitará a distribuição de DVDs com o tour virtual para escolas de todo o país,  através de parceria com o Ministério da Educação.

Juliane contou que o Memorial Tancredo Neves foi convidado pela ERA Virtual para participar do projeto, porém a instituição decidiu fazer a virtualização por conta própria, mas utilizando os serviços da Era. “Assim, graças à parceira com a Fundação Presidente Tancredo Neves e o Banco Itaú o memorial teve sua visita construída”, falou.

Visita virtual
A visita não se restringe ao Memorial Tancredo Neves. É possível passear também pelas ruas históricas de São João del-Rei, pela Escola Estadual João dos Santos, onde Tancredo estudou, pela Igreja de São Francisco e o cemitério, onde está o túmulo do presidente; entre outros pontos da cidade.

“O passeio online foi construído de forma diferente de tudo já que fizemos. Ele está disponível em português e inglês e convida o visitante a percorrer a cidade, não só o próprio Memorial. Durante a visita, a pessoa vai visitar e ouvir um pouco sobre os pontos relacionados a Tancredo”, comentou o diretor da Empório de Relacionamentos Artísticos (ERA) e idealizador das visitas virtuais, Rodrigo Coelho.

Todas as peças do museu estão presentes e durante o tour, o visitante poderá ouvir curiosidades sobre a vida do presidente Tancredo Neves. “Como o acervo é muito rico em vídeos, as pessoas poderão assistir a todos os que compõem a exposição. A visita é feita em uma estrutura muito rápida e para navegar é muito fácil, como no Google Street View”, comparou Coelho.

O diretor ainda frisou que o projeto do memorial tem particularidades importantes. “Foi o primeiro que veiculamos com navegação mais limpa. Então com um clique você consegue tirar todas as imagens da tela, para ficar totalmente clean. É o projeto que mais tem vídeos e eles estão com a qualidade bem melhor do que dos outros museus que temos no site Era Virtual”, falou.

A diretora do memorial falou que o documentário sobre a vida de Tancredo Neves não está disponível na visita virtual, porém qualquer pessoa que tenha interesse em assistí-lo deve entrar em contato com o administrador do local, Vicente Menezes, pelo telefone (0**32) 3371-7836 e agendar para assistir o filme no memorial.

Projeto
O Era Virtual conta atualmente com 15 museus de Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina e Rio de Janeiro disponibilizados online. Segundo a produtora executiva do projeto e da ERA, Carla Sandim, já existem outros lançamentos programados. “Esse número está constantemente se alterando. Sempre temos novidades no site”, disse.

Ela ainda falou que a ideia de se virtualizar museus surgiu da vontade de ampliar o alcance do público aos acervos e exposições.

Rodrigo Coelho lembrou que o projeto alcançou boa consolidação porque o governo o abraçou como utilidade pública. Isso porque ele é viabilizado através das leis de incentivo à cultura. “A partir do momento que disponibilizamos os acervos dos museus, ele passa a pertencer a qualquer pessoa. Qualquer um pode acessar. Além disso, percebemos que houve um aumento grande de visitações reais depois que a virtual divulgou esses espaços. É um estímulo para a presença”, falou.

Segundo ele, em breve o mesmo trabalho deve ser feito nos museus Regional e de Arte-Sacra, em São João del-Rei, além do da Liturgia, em Tiradentes.

Escolas
“Gravamos tudo em DVD e no primeiro ano distribuímos para 187 mil escolas. Isso permite que aquelas que estão em locais com mais dificuldade de acesso à internet também tenham o material. As instituições que não receberam os DVDs podem entrar em contato conosco que mandamos o material de todos os museus que já participam do projeto”, finalizou Coelho.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 02/06/2012 

***

Memorial Tancredo Neves ganha tour virtual

"Mineiros, o primeiro compromisso de Minas é com a liberdade". A famosa frase proferida por Tancredo Neves, no dia de sua posse como govemador de Minas Gerais, é atemporal e caberia na inauguração da visita virtual ao Memorial Tancredo Neves. Viabilizada pelo Banco Itaú em parceria com a Fundação Presidente Tancredo Neves, o tour virtual está disponível desde o dia 12 de maio.

Por meio do endereço eletrônico: www.memorialtancredoneves.com.br intemautas de todo o mundo poderão navegar onlíne pela exposição disponível nas versões português e inglês.

O memoriallocalizado em São João Dei Rei e inaugurado em 1990, é um dos centros históricos mais ricos do País, não só em conteúdo, mas pela emoção despertada ou evocada através das peças e documentos que relatam a vida de um dos políticos mais queridos pelos brasileiros até hoje.

A visita virtual que contém as oito salas disponíveis no casarão do século XVIII, narra um dos momentos mais importantes de nossa história: a luta pela democracia e a liberdade de uma nação, Com o auxílio de recurso; de áudio-guia, imagens em alta resolução e em ângulo 360 graus, é possível conhecer desde a fachada do memorial e a sala que traz objetos simbólicos que remetem à campanha "Diretas Já", até o espaço especialmente montado para retratar a comoção pública pela morte de Tancredo Neves em 21 dé abril de 1985, no qual permaneceu internado durante 39 dias, impedindo que tomasse posse como Presidente da República.

Além de todos os recursos já citados, o internauta também conta com o auxilio de vídeos que traduzem não apenas o Tancredo estadista, mas a pessoa por trás da imagem política. Um dos vídeos mais emocionantes traz cenas da reação pública após o anúncio de seu falecimento, mostrando o quão era querido por "seu” povo.

"Essa iniciativa encerra o ciclo de comemoração do centenário de nascimento de Tancredo Neves, no qual a Fundação Presidente Tancredo Neves tanto se empenhou, desde 2010, tornando possível a edição de livros, a montagem de exposições e a modernização do Memorial dedicado à memória do político, em São João del-Rei", afirma o coordenador do projeto do Centenário, José Eduardo Gonçalves.

A exposição traz ainda diversas curiosidades sobre o político. Uma delas relata a reação de ele ao saber que a primeira criança nascida no ano de 1985, no Rio de Janeiro, receberia seu nome. Neves imediatamente se pronunciou sobre o fato, relatando o significado de "Tancredo": conciliador, paciente e contemporizador. Tais características que eram facilmente percebidas em seu comportamento humano, marcando-o para sempre na história do Brasil.

Outro ponto alto da visita virtual é a possibilidade de passear pelo centro histórico de São João Del-Rei sobre o ponto de vista das vivências do ex-presidente. Pode-se caminhar pelas ruas onde ele passou sua infância; conhecer as igrejas as quais frequentou; a escola onde foi inspirado por seus professores. Na visita virtual ao Memorial, a cidade natal do estadista é uma extensão do cuidadoso projeto expográfico presente no casarão.

Fonte: Tribuna Sanjoanense . 29 de Maio a 11 de Junho de 2012

 

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.