São João del Rei Transparente

Publicações

Tipo: Artigos / Cartilhas / Livros / Teses e Monografias / Pesquisas / Personagens Urbanos / Diversos

Escopo: Local / Global

 

Duas Irmandades e uma Ordem Terceira . Abgar Campos Tirado

Descrição

Minas Gerais, desde já bem no início de sua história, sofreu da parte da Metrópole o impedimento da instalação das Ordens Primeiras (frades sacerdotes e frades leigos) e das Ordens Segundas (freiras e religiosas). Assim, coube às Irmandades e às Ordens Terceiras relevante papel no que diz respeito à vida religiosa, social e também artística da Capitania.

As Irmandades, originadas na Idade Média, são associações de fiéis estruturadas em organismos, tendo em vista as obras de caridade e de piedade. Os membros dessas entidades são admitidos através de um compromisso, pelo qual o admitido garante sua adesão e participação relativas ao estabelecido nesses estatutos ou compromisso.

A IRMANDADE DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO, criada a 08/02/1711 na antiga Matriz do Morro da Forca, que seria depois demolida, é, como suas congêneres, a fabriqueira da Matriz, ocupando o altar e a capela-mor, o que representa o poder. Primitivamente, só podiam integrá-la brancos e de elevada camada social. Sediada, com sua opa vermelha, em nossa hoje Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, nossa trissecular Irmandade do Santíssimo Sacramento é responsável pela promoção da Festa de São Sebastião, de nossa mundialmente consagrada Semana Santa, da Festa de Corpus Christi e da Festa da Padroeira, Nossa Senhora do Pilar. As Missas da Irmandade se celebram às 7h e 30min dos domingos e às 19h das Quintas-feiras, estas últimas com a participação da Orquestra Ribeiro Bastos.

A IRMANDADE DO SENHOR BOM JESUS DOS PASSOS foi criada em 1733. Instalada na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, possui belíssimo altar, na nave principal do barroco templo, à direita de quem entra. Em seu camarim estão as imagens de Nosso Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores, que são levadas na Procissão do Encontro, no IV Domingo da Quaresma. Esta Irmandade é a promotora da Festa dos Passos, que preenche toda a Quaresma, com missas, Vias Sacras e procissões, incluindo o Setenário das Dores. Os irmãos dos Passos usam opa roxa e a Missa semanal da Irmandade se realiza às 19h das Sextas-feiras, com a participação da Orquestra Ribeiro Bastos.

As Ordens Terceiras, também surgidas na Idade Média, são associações religiosas voltadas precipuamente para a perfeição da vida cristã de seus membros, os quais, não obstante, permanecem na vida secular. Essas entidades estão vinculadas a uma Ordem Religiosa, vivendo-lhe o espírito e seguindo sua regra. Para ingresso em uma Ordem Terceira, faz-se mister submeter-se a um noviciado e passar pelo solene ritual da Profissão.

A VENERÁVEL ORDEM TERCEIRA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS, em São João del-Rei, aprovada canonicamente em 08 de março de 1748 como Ordem Terceira da Penitência, lançara a pedra fundamental de sua primitiva capela a 12 de março de 1742. A partir de 1774, foi erguida sua atual igreja, templo monumental, considerado, em seu estilo, um dos mais belos do mundo. A Ordem Terceira, aqui contemplada, participa, na Quaresma, das festas do Senhor Bom Jesus dos Passos, apresenta seu passinho na Semana Santa, celebra todos os atos relativos a seu Seráfico Patrono, São Francisco de Assis, bem como toda a festa da Padroeira, a Imaculada Conceição. Também tradicionalmente promove a Missa da meia noite do Natal. A Missa semanal da Ordem é celebrada às 9h e 15min dos domingos, com a participação da Orquestra Ribeiro Bastos. Quanto à indumentária religiosa, os irmãos da Ordem usam hábito talar com capa, de cor preta, e cordão branco.

Na Semana Santa Cultural, a Atitude Cultural homenageia a Irmandade do Santíssimo Sacramento, a Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos e a Ordem Terceira de São Francisco de Assis pelo valoroso trabalho e presença em São João del-Rei.

*Professor, músico e comentarista

Na Semana Santa Cultural 2013, no Concerto de Música Sacra, a Irmandade do Santíssimo Sacramento, a Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos e a Ordem Terceira de São Francisco de Assis são homenageadas pela Atitude Cultural, pelo valoroso trabalho e presença em São João del-Rei.

Mais informações:
Abgar Campos Tirado
Abgar Campos Tirado foi homenageado na Semana Santa Cultural 2011 . São João del-Rei
Cartilhas, livros, teses e monografias, personagens urbanos, diversos . local/global

Atualize e compartilhe dados e imagens, cadastros, fotos, ações e projetos sócio-culturais
Todos os créditos e colaborações serão registrados. São João del-Rei agradece

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.