São João del Rei Transparente

Publicações

Tipo: Artigos / Cartilhas / Livros / Teses e Monografias / Pesquisas / Personagens Urbanos / Diversos

Escopo: Local / Global

 

O Beco da Romeira . Abgar Campos Tirado

Descrição

Contemplemos o pequeno Beco da Romeira, aquele que liga a praça Severiano de Resende, o Largo Tamandaré, à praça Embaixador Gastão da Cunha, o Largo do Rosário. Também  o beco mudou de nome, hoje rua Maestro João Pequeno. Já tivera o nome de Beco de Antônio Ferreira Barbosa, passando a chamar-se Beco da Romeira, por lá ter residido dona Ana Romeira do Sacramento. Conta-nos o historiador Sebastião de Oliveira Cintra que  a 14-9-1825 os vereadores desta localidade resolveram “que se pusesse em praça os consertos nas calçadas do Beco chamado Romeira”.
O beco, hoje promovido a rua, é uma ladeira íngreme, com poucas residências; mas, apesar de sua modéstia, possui para mim um encanto especial, pois fi-lo passagem obrigatória para meu freqüente acesso à Catedral-Basílica de Nossa Senhora do Pilar. Sobretudo na Semana Santa, essa via pública se me afigura particularmente significativa, ao conduzir-me ao cenário principal das tricentenárias cerimônias realizadas em São João del-Rei, relativas à entrada de Cristo em Jerusalém e à sua paixão, morte e ressurreição. Subindo o Beco da Romeira, podemos sentir como que galgando o monte sagrado, o monte Horeb, ou, então, o monte Sião, chamado monte de Deus (Sl, 24,3). Nesse percurso ascendente, desde o início vislumbramos no cume o passinho setecentista que abriga a terceira Estação da Via Sacra, no qual estão pintados três belos quadros da Via Dolorosa: 1  a Flagelação de Jesus; 2  as mulheres de Jerusalém chorando à passagem de Jesus; 3  Pilatos lava as mãos.
Vencida a ladeira, chega-se ao Largo do Rosário, que se liga à rua Getúlio Vargas, antiga Rua Direita, onde se ergue nossa Igreja-Mãe, rua cuja velha denominação nos remete aos Atos dos apóstolos: - O Senhor lhe ordenou: “ Levanta-te e vai à rua Direita (surge et vade in vicum qui vocatur rectus), e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso, chamado Saulo; ele está orando” ( At, 9,11). 

Só esperamos que a beleza e a tranqüilidade desse traço-de-união entre a planície e a montanha não venham a ser perturbadas pela insegurança que, infelizmente, já se faz presente em nossas ruas e que o Beco da Romeira seja sempre uma via de serenidade e de paz. 

Fonte: Jornal da Associação dos Aposentados e Pensionistas de São João del-Rei . ASAP

Mais informações:
Abgar Campos Tirado
Abgar Campos Tirado foi homenageado na Semana Santa Cultural 2011 . São João del-Rei
Cartilhas, livros, teses e monografias, personagens urbanos, diversos . local/global

Atualize e compartilhe dados e imagens, cadastros, fotos, ações e projetos sócio-culturais
Todos os créditos e colaborações serão registrados. São João del-Rei agradece

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.