São João del Rei Transparente

Publicações

Tipo: Artigos / Cartilhas / Livros / Teses e Monografias / Pesquisas / Personagens Urbanos / Diversos

Escopo: Local / Global

 

Nas trilhas do coração . Abgar Campos Tirado

Descrição

Em janeiro deste ano de 2007, recebi um telefonema de meu amigo e ex-professor frei Feliciano Van Sambeek, comunicando-me estar em visita a nossa cidade o casal Ivo Mattens e Marja Weller, ele sobrinho de nosso mestre e amigo frei Felicíssimo (Luiz Carlos) Mattens, falecido a 10 de maio de 1978, aos 65 anos de idade. A finalidade da visita do casal a São João del – Rei era de caráter afetivo, desejando eles trilhar os caminhos percorridos por seu querido tio, sendo nossa cidade o centro mais significativo da vida do emérito sacerdote e professor, cidade que o acolheu em sua preciosa existência e em cujas entranhas teve seu túmulo , no cemitério da Igreja de São Francisco de Assis. Visavam, do mesmo modo, a encontrar pessoas que com ele conviveram; daí o fato de quererem encontrar-se comigo, notadamente porque haviam lido, por meio de frei Feliciano, um artigo meu, em jornal, sobre seu tio. Assim, fui ao convento, em cuja sala de visitas encontrei o casal holandês, junto com frei Feliciano. Ali, em inglês, conversamos muito, recordando a rica vida do falecido franciscano, ex-diretor de nosso afamado e extinto Ginásio Santo Antônio.
Muitas pessoas ainda se lembram de frei Felicíssimo, aquele sacerdote severo, muito culto, professor de Francês e autor de gramática dessa língua, excelente administrador e, apesar da aparente sisudez, senhor de magnânimo coração. Durante suas aulas, o silêncio era total e as exigências por parte do mestre, muitas. Qualquer vacilação no recitar de algum verbo gerava abundantes cópias, o que verdadeiramente levava o aluno a aprender. Seu extremo rigorismo encobria, efetivamente, um grande senso de humor, como em suas famosas frases: “Vocês são uns gênios, pois conseguem cometer erros onde é impossível fazê-los”. Ou: “Vocês deviam comprar uma carroça, mas não para serem os carroceiros e sim os burros!”
Frei Felicíssimo adquiriu para o ginásio uma fazenda nos arredores da cidade, a qual muito ajudou na manutenção do mesmo, sendo hoje a sede do postulantado franciscano  Cruz de São Damião . Podemos dizer que a fazenda era uma de suas paixões, a ela se dedicando com afinco. Frei Felicíssimo era também um exímio violinista, igualmente dotado de bela voz, sendo impecável no canto gregoriano. Lembro-me de que, certa vez, em uma missa em que era eu o acólito, disse-me: “Hoje vou cantar o prefácio no tom solemnior”. E cantou aquela difícil melodia, com seus melismas infinitos, de modo admirável. Era também excelente orador, falando de improviso, sempre com muita verve. Lembro-me de que certa ocasião, em discurso numa homenagem a frei Metelo, disse: “Frei Metelo é o onisciente, onipotente e onipresente; só não está no lugar em que a gente o procura”.
Muitos desses fatos e outros mais foram por nós lembrados naquela conversa. No final do encontro, Ivo e Marja me presentearam com fotos de frei Felicíssimo, tiradas durante a primeira missa de frei Estanislau Bartholdy, no pátio do Ginásio Santo Antônio, sendo que o último também participou por alguns momentos daquela nossa reunião.
No dia seguinte, pela manhã, o casal esteve em minha casa, junto com frei Feliciano, para a despedida. Na ocasião, pude também presenteá-los com algumas fotos de Frei Felicíssimo, que não possuíam.
Foi realmente um encontro gratificante, quando pude avaliar o grande amor e carinho dos sobrinhos por seu ilustre e saudoso tio.

Fonte: Jornal da Associação dos Aposentados e Pensionistas de São João del-Rei . ASAP

Mais informações:
Abgar Campos Tirado
Abgar Campos Tirado foi homenageado na Semana Santa Cultural 2011 . São João del-Rei
Cartilhas, livros, teses e monografias, personagens urbanos, diversos . local/global

Atualize e compartilhe dados e imagens, cadastros, fotos, ações e projetos sócio-culturais
Todos os créditos e colaborações serão registrados. São João del-Rei agradece
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.