São João del Rei Transparente

Publicações

Tipo: Artigos / Cartilhas / Livros / Teses e Monografias / Pesquisas / Personagens Urbanos / Diversos

Escopo: Local / Global

 

A neta de Herodes . Abgar Campos Tirado

Descrição

Nossa cidade de São João del-Rei está profundamente vinculada a São João Batista, homenageado desde 1713 no novo nome do antigo Arraial de Nossa Senhora do Pilar, sendo o glorioso santo, filho de Zacarias e Isabel, também o patrono secundário de nossa diocese. O nome João vem do Hebraico Yhôhanan, cujo significado é “Iahweh é benigno”. Lembrando a morte desse que veio para “dar testemunho a luz” (Jó 1,7), quero aqui focalizar a pessoa daquela que exigiu sua morte: Herodíades.
O nome Herodíades, no grego Herodias, feminino de Herodes, significa “filha de herói”. Era ela filha de Aristóbulo e Berenice, sendo, o primeiro, filho do terrível tirano Herodes Magno, vinculado à matança dos meninos de Belém (Mt 2,1 ss). A mãe de Aristóbulo era Mariana, a Asmonéia. Herodíades se casou com seu tio, também filho de Herodes Magno e outra Mariana, filha do sumo sacerdote Simão. Seu nome era Herodes Filipe. Desse casamento nasceu Salomé, cujo nome não é mencionado nos evangelhos, mas que se imortalizou pela dança que ensejaria o fim de João Batista. Seu nascimento se deu provavelmente por volta de 10 d.C. Em torno de 28 d.C., Herodíades se encontrou em Roma com Herodes Antipas, tetrarca da Galiléia, filho de Herodes Magno e Maltace, a Samaritana, portanto irmão por parte de pai (e que pai!) de seu marido e tio, Herodes Filipe. Os dois se enamoraram e se divorciaram dos respectivos cônjuges. Essa união escandalosa desagradou fortemente os judeus da Galiléia e foi publicamente reprovada por João Batista, o qual foi aprisionado por ordem de Herodes Antipas. Este, entretanto, não pretendia executá-lo, pois, além de respeitá-lo, temia o povo, que considerava João um profeta. Foi então que se deu aquele mui conhecido episódio, quando Salomé, no dia do natalício de Herodes Antipas, encantou-o sobremaneira na festa, com sua dança espetacular. Herodes, deslumbrado, facultou à dançarina, sua sobrinha-neta e enteada, fazer-lhe qualquer pedido, que seria atendida. “Pete a me quod vis, et dabo tibi” (Mc 6,22). Incitada por sua mãe, Salomé pede ao rei a cabeça de João Batista em um prato “Volo ut protinus des mihi in disco caput Iohannis Baptistae” (Mc 6,25), o que Herodes prontamente lhe concedeu, embora entristecido. Podemos ler pormenorizadamente esse cruel fato, em Mateus 14,3 ss e Marcos 6,17 ss.
A ambição de Herodíades causou a decadência de seu marido. Invejosa pela dignidade real concedida a seu próprio irmão Herodes Agripa, que se intitulava Agripa I, pelo imperador Calígula em 37 d.C., Herodíades persuadiu seu esposo a ir a Roma e pedir o título de rei. Agripa se apressou então em enviar um legado, para acusar Herodes Antipas de deslealdade a Roma, o qual, não podendo refutar as acusações, foi exilado para Lyon, na Gália. Por ser Herodíades a favorita da irmã de Calígula, não foi obrigada a acompanhar o marido no exílio; mas ela, no único gesto nobre conhecido em sua vida, livremente preferiu aconpanhá-lo.

Fonte: Jornal da Associação dos Aposentados e Pensionistas de São João del-Rei . ASAP

Mais informações:
Abgar Campos Tirado
Abgar Campos Tirado foi homenageado na Semana Santa Cultural 2011 . São João del-Rei
Cartilhas, livros, teses e monografias, personagens urbanos, diversos . local/global

Atualize e compartilhe dados e imagens, cadastros, fotos, ações e projetos sócio-culturais
Todos os créditos e colaborações serão registrados. São João del-Rei agradece
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.