São João del Rei Transparente

Publicações

Tipo: Artigos / Cartilhas / Livros / Teses e Monografias / Pesquisas / Personagens Urbanos / Diversos

Escopo: Local / Global

 

Lendas de São João del-Rei: eterna tradição local . Walquíria Domingues

Descrição

São João del-Rei, que já foi Capital Brasileira da Cultura em 2007, tem o dom de eternizar suas tradições culturais. Ela possui peculiaridades como a Linguagem dos Sinos das Igrejas, que se tornou patrimônio cultural mundial e a Encomendação das Almas, ritual religioso centenário realizado na Semana Santa, que não é mais praticado nem mesmo no Vaticano. O que também chama a atenção é uma série de lendas que instigam a imaginação e a curiosidade de moradores por gerações e também de turistas que visitam a cidade.
Criadas pelas antigas gerações, as lendas talvez não possuíssem nenhum registro escrito. Apenas foi passada de ‘boca em boca’ cada história, cada causo. Algumas das lendas contam histórias inacreditáveis, como o caso d’ O Senhor do Mont’Alverne: a aparição de uma imagem em tamanho real do Senhor do Mont’Alverne, que foi levada para o altar-mor da Igreja de São Francisco de Assis, onde se encontra até hoje. Outras lendas são a “Chica mal-acabada”, “A missa das almas”, “A Bisbilhoteira” e o “O segredo”. Verdade ou não, imaginação ou não, as histórias atravessaram séculos, décadas, viajaram gerações e desembarcaram na atualidade. Todas as lendas podem ser lidas no portal www.sjdr.com.br ou no livro "Contam que...” de Lincoln de Souza.
As lendas são-joanenses têm sido estudadas em algumas escolas da cidade, com o intuito de educar e ao mesmo tempo valorizar a cultura local. Na Fundação Bradesco são desenvolvidos projetos, cartilhas e livros, apresentações teatrais e curtas-metragens com seus alunos sobre as lendas locais. A partir de 2007, as lendas se tornaram teatro de rua integrado a passeio turístico noturno, num Projeto desenvolvido pela Coopertur – Cooperativa de Condutores de Turistas de São João del-Rei, o Lendas São-joanenses.
O Lendas São-joanenses tem a finalidade de difundir a valorização e preservação do patrimônio histórico cultural da cidade. O grupo, que conta com guias de turismo, atores e equipe de apoio, acredita que é preciso conhecer para preservar. Este passeio já realizou até o presente momento 60 apresentações abertas ao público, contribuindo para a preservação da cultura local e divulgação turística de São João del-Rei.
O papel das entidades culturais e da população para esta valorização, preservação e divulgação, não só das lendas, mas de todo o cardápio cultural local é de extrema importância para a cidade. A participação da comunidade nos eventos culturais é tão bem vinda quanto a de turistas, e isto contribui para que não morra o que São João tem de mais rico. Desta forma, como vem sendo tão bem feito, as lendas continuarão viajando pelo tempo à frente, e se eternizarão juntamente com a cidade.

Walquíria Domingues
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.