São João del Rei Transparente

Publicações

Tipo: Artigos / Cartilhas / Livros / Teses e Monografias / Pesquisas / Personagens Urbanos / Diversos

Escopo: Local / Global

 

Inventários de Resíduos Sólidos Industriais e da Mineração

Descrição

Meio Ambiente divulga inventários de Resíduos sólidos Industriais e da Mineração 

A Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), entidade que integra o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), divulgou nesta quinta-feira (1º) os Inventários de Resíduos Sólidos Industriais e da Mineração. Os relatórios fazem parte das Declarações Ambientais apresentadas por 286 empresas do setor minerário e 456 empresas da indústria no ano de 2010.
Diferentes dos anos anteriores, neste ano foram elaborados dois inventários distintos, um para os resíduos gerados pela indústria e outro para os resíduos minerários. A realização dos Inventários faz parte da Política Nacional de Resíduos Sólidos e cumpre a Resolução Conama 313/2002. “Dessa forma, Minas Gerais é o único estado brasileiro que cumpre a determinação do Conselho Nacional de Meio Ambiente”, ressalta Brandão.
De acordo com o Gerente de Resíduos Industriais e da Mineração da Feam, Renato Teixeira Brandão, os Inventários são ferramentas necessárias para avaliar o cenário dos resíduos sólidos em Minas Gerais, podendo contribuir também para o planejamento e gerenciamento desses tipos de resíduos no estado. “É um retrato do que acontece na gestão de resíduos e serve muito para definir as prioridades com relação a eles”, disse.
Por meio do Inventário tem sido possível também definir os principais focos de ação no que se refere ao investimento em projetos para se buscar alternativas de destinação desses resíduos, principalmente os industriais, evitando ao máximo sua disposição final em aterros. Vários projetos nesse sentido têm sido desenvolvidos pela Feam como, por exemplo, os projetos fosfogesso, Escória de Aciaria e areia de fundição, todos voltados para a reutilização desses resíduos de forma a agregar valor aos mesmos.

Resíduos Minerários
O levantamento dos resíduos minerários, considerando o ciclo de 12 meses para empreendimentos de classe 5 e 6, apresentou a geração de 484,327 milhões de toneladas de resíduos provenientes das empresas de mineração. Os 10 resíduos mais gerados foram: “Outros”, sucata de metais ferrosos, resíduos de restaurantes, resíduos minerais não metálicos, resíduo de papel/papelão e plástico, sucata metais não ferrosos, resíduo de madeira contaminado e não contaminado, resíduos sanitários, óleo combustível usado, resíduos sanitários e resíduos pastosos contendo calcário.
Para a realização do Inventário de Resíduos Minerários foram consideradas cinco tipologias: lavra subterrânea, lavra a céu aberto, extração de areia, cascalho e argila para utilização na construção civil, extração de água mineral ou potável de mesa e unidades operacionais em área de mineração, inclusive unidades de tratamento de minerais. A maior concentração de resíduo está na tipologia Lavra a céu aberto, representando 84,27% do total de empresas.

Resíduos Sólidos Industriais
Já no inventário de Resíduos Sólidos Industriais, 456 empresas cadastraram suas informações no Banco de Declarações Ambientais (BDA) da Feam.  Foram consideradas 26 tipologias, sendo que a maior parte delas é de Siderurgia com Redução de Minério e Indústria de Produtos Minerais não-metálicos.
O total de resíduos gerados pela indústria foi de 96,349 milhões de toneladas, sendo 97,83% de classe II (não-perigosos) e 2,17% de classe I (Perigosos). Os 10 resíduos mais gerados foram rejeito de beneficiamento mineral, vinhaça, bagaço de cana, outros resíduos não perigosos, escória de alto forno, fosfogesso, resíduos de materiais têxteis contaminados ou não contaminados com substâncias/ produtos não perigosos, Escória de Aciaria, Sucata de Metais Ferrosos e Estéril.

Fonte: Agência Minas, 1º de Dezembro de 2011

Arquivo

Inventario_de_Residuos_Solidos_da_Mineiação_Ano_Base_2010_._Publicaçao_de_2011.pdf
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.