São João del Rei Transparente

Publicações

Tipo: Artigos / Cartilhas / Livros / Teses e Monografias / Pesquisas / Personagens Urbanos / Diversos

Escopo: Local / Global

 

O Pároco do Pilar e Cura da Catedral . Abgar Antônio Campos Tirado

Descrição

Seria impossível imaginar São João del Rei sem a presença do Monsenhor Sebastião Raimundo de Paiva, o padre Paiva, de tal modo sua personalidade se integra à vida de nossa velha urbe, máxime no campo religioso. Há tantos e tantos anos à frente da Paróquia de Nossa Senhora do Pilar, igualmente na função de Cura da Catedral, vemo-lo sempre atuante, apressado, zeloso e piedoso, profundamente imbuído dos compromissos de sua fé, envergando perenemente sua batina, respeitável sinal de seu sacerdócio, por ele exemplarmente abraçado com inexcedível amor.

Não é fácil apontar seus méritos, tão inumeráveis se apresentam. Se nossa Semana Santa da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar continua a manter sua tradição tricentenária, devemo-lo ao empenho desse ínclito sacerdote, que, apoiado pelos sucessivos senhores bispos, conseguiu trazer até nossos dias toda a riqueza , beleza e religiosidade das multisseculares celebrações, sem contrariar as determinações do último Concílio Ecumênico, destacando-se a manutenção integral dos Ofícios de Trevas, nascidos na Idade Média, com seu latim e seu canto gregoriano, ao lado das composições oitocentistas de nosso grande padre José Maria Xavier. Temos notícia de que a realização dessas cerimônias, de modo especial a dos ofícios referidos, tudo atualmente transmitido com som e imagem para o mundo todo, pela Internet, através da Rádio São João del Rei, vem provocando admiração e enlevo nas pessoas com acesso à transmissão, nos mais diversos países, aí incluindo a Santa Sé.

Ao lado de sua intensa atividade religiosa propriamente dita, em seu aspecto sacramental e litúrgico, nosso padre Paiva tem sido um incansável promotor de obras sociais, tanto na assistência a carentes, quanto na promoção de cursos para pessoas adultas, quer de alfabetização, quer de trabalhos manuais e prendas domésticas. E jamais poderemos esquecer sua atuação no campo da cultura, através do permanente apoio às nossas tradições culturais, destacando-se seu zelo com relação ao Museu de Arte Sacra e ao arquivo da paróquia. Um comentário paralelo: há pouco mais de um ano, padre Paiva me pediu que compusesse a música do Ofício de Vésperas, para a festa de Nossa Senhora do Pilar. Fi-lo de bom grado, sendo que na referida festa, realizada a 12 de outubro do ano passado, a música teve sua estréia. Decidi então fazer um trabalho mais amplo, que foi o de compor a música da Novena de Nossa Senhora do Pilar, uma vez que nenhum compositor sanjoanense o havia feito. Dediquei-a, com todo o merecimento, ao caríssimo padre Paiva, havendo a expectativa de que a Orquestra Lira Sanjoanense promova este ano sua estréia, por ocasião da novena que precede o dia 12 de outubro, consagrado a Nossa Senhora do Pilar.

Voltemos a nosso ilustre focalizado: Padre Paiva, embora dotado de imensa vitalidade, enfrenta, de vez em quando, problemas de saúde, mas sempre os vence. Com que alegria vemo-lo ano após ano, na cerimônia do Descendimento da Cruz, na Sexta-Feira Santa, por sobre o alto do madeiro, ao lado do padre Raimundo Quinteiro, procedendo, às palavras do pregador, ao descendimento do sagrado corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo. Esperamos vê-lo, novamente, no citado ato, pleno de energia e disposição, neste ano de 2009, bem como nos vindouros.
Que Deus abençoe Monsenhor Paiva, concedendo-lhe muita força e saúde, para que possa ainda por muitos e muitos anos estar em pleno exercício de suas atividades, que tanto benefício têm trazido a tantos.

*Professor, músico e acadêmico – comentarista sacro da Semana Santa da Catedral - são-joanense

Fonte: Gazeta de São João del-Rei


Mais informações:
Abgar Campos Tirado
Abgar Campos Tirado foi homenageado na Semana Santa Cultural 2011 . São João del-Rei
Cartilhas, livros, teses e monografias, personagens urbanos, diversos . local/global

Atualize e compartilhe dados e imagens, cadastros, fotos, ações e projetos sócio-culturais
Todos os créditos e colaborações serão registrados. São João del-Rei agradece
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.