São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

Muxinga . Oficina de Presépios

Descrição

Projeto desenvolvido pela Atitude Cultural, visa oferecer a capacitação no ofício de criar e esculpir presépios para os jovens alunos da Escola Estadual Idalina Horta Galvão, Bairro Senhor dos Montes. A idéia é que eles possam atuar como assistentes, futuros ceramistas ou multiplicadores dessa arte. O projeto visa à capacitação de crianças e adolescentes na arte de fazer presépios, resgatando o ofício do artesanato e contribuindo com a criação de mais um atrativo turístico para o município e a geração de trabalho e renda.
O nome e uma inspiração e uma homenagem ao Sr. Sebastião Teixeira D’Assunção, um dos irmãos criadores do “Presépio da Muxinga”. O presépio foi tombado pelo Conselho Municipal do Patrimônio em dezembro de 2004. Toda cidade reverencia a simplicidade, a persistência e o esforço do menino Sebastião Teixeira de Assunção que, aos 14 anos, em 1929, construiu o presépio junto com os irmãos.

Inspirado nos modelos exibidos nas revistas juvenis “Tico Tico”, dos anos vinte, eles resolveram investir em uma representação que “expressasse o sentido de presépio idealizado por São Francisco de Assis”.
Moeda na caixinha; portas se abrindo, sinos repicando, luzes se acendendo, anjos celebrando.
Em dezembro de 2001, no concurso “Natal de Luz nas Gerais – Presépios de Minas”, realizado pela CEMIG, o Presépio da Muxinga ganhou o 2º lugar e brilhou mais uma vez, representando São João del-Rei.
Este projeto foi patrocinado pela RDM . Rio Doce Manganês, que investiu nos alunos que moram no bairro Senhor dos Montes. O requisito para a participação dos alunos foi estarem matriculados nesta escola. As aulas diárias foram realizadas com a ajuda de professores ceramistas e artesãos. Ao todo, foram ministradas 7 aulas semanais ao longo do primeiro e segundo semestre.              
                
Os adolescentes utilizaram técnicas em cerâmica para produzirem presépios, desenvolveram cartões de Natal e Maquetes de São João del-Rei.

Mais informações
Presépio da Muxinga . Alzira Agostini Haddad
Exposição de fotos antigas e contemporâneas do “Presépio da Muxinga”
Imagens. Muxinga, oficina de presépios
Presépio da Muxinga é reabilitado . Carol Argamim Gouvêa
Fim de ano e Férias Cultural 2011/Presépio da Muxinga . São João del-Rei
Fim de ano e Férias Cultural 2006/Presépio da Muxinga . São João del-Rei
Fim de ano e Férias Cultural 2002/Presépio da Muxinga . São João del-Rei
Exposições Atitude Cultural: Ser nobre é ter identidade . Galerias Virtuais
Exposições Ser nobre é ter identidade/Imagens . Atitude Cultural

Registre/cadastre gratuitamente o seu projeto, ong, arte, entidade, pesquisa, artigo, agenda cultural etc/contribua com fotos, dados, atualizações e acervo: todos os créditos e colaborações serão registrados
Este portal é voluntário e colaborativo: contribua, curta e compartilhe!

Histórico

O projeto Muxinga, oficina de presépios realizou a capacitação de crianças e jovens na arte de fazer presépios, a partir do Presépio da Muxinga, bem tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural de SJDR.

Este projeto integra um projeto maior, o projeto Muxinga, oficina de presépios que propõe a restauração do local de origem onde ficava exposto antigamente o presépio - que está ameaçado de cair literalmente em cima do referido bem, devido as precárias condições do imóvel. Este projeto foi apresentado ao Ministério da Cultura para se beneficiar das Leis de Incentivo, mas não conseguimos, por não ter recursos e técnicos disponíveis, desenvolver o projeto de acordo com os critérios do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e o projeto está parado desde o final do ano de 2005. Como o projeto não estava aprovado, conseguimos o patrocínio de parte do projeto, relativo ‘as oficinas.
O público alvo do projeto Muxinga, oficina de presépios foram crianças e jovens que se capacitaram na produção de maquetes e presépios, orientados por artistas locais e acompanhados pelo Sr. Sebastião Teixeira de Assunção, que completou 93 anos em janeiro de 2007, um dos tres irmãos criadores do Presépio da Muxinga.
Os presépios produzidos integraram a programação do Evento sócio-cultural: Natal no Largo São Francisco 2006, na Exposição de Presépios na Igreja São Francisco de Assis e também com fotos das atividades na  Exposição Ser nobre é ter identidade: cultura é desenvolvimento, exposição a céu aberto que se realizou entre os dias 08 de dezembro de 2005 a 06 de janeiro de 2007 na praça.
Fotos do projeto também ilustraram a Agenda Cultural de São João del-Rei 2007.  Os jovens atuaram enquanto agentes culturais e turísticos envolvendo a comunidade em todas as etapas dos trabalhos. Nossa proposta foi desenvolver o projeto na Escola Idalina Horta Galvão, escola fundada em junho de 1961, que atende o ciclo básico e mais um ano do ciclo intermediário, possui uma área de 2.500 m e conta com cerca de 195 alunos.

Participação especial:
. Sr. Sebastião Teixeira de Assunção
  criador do Presépio da Muxinga que acompanhou o projeto
. Carmélia da Pastoral

Equipe de professores da oficina:

. Geraldo Magela de Miranda Lima e Fátima
. Sérgio Luiz Ramos
. Raimundo Nonato de Azevedo
. Nely Maria Lara Tanus
. Zulei Bassi
. Analete Aparecida dos Santos Detoni . participa do Projeto Clarear. Este projeto e o projeto Mulheres da Águas Santas, é coordenado pela professora Maria Lúcia Guimarães

Contato: (32) 33721007

Produção

Atitude Cultural

Coordenação

Projeto, pesquisa e organização:
. Alzira Agostini Haddad
Equipe de apoio: Suely Agostini, Eliane A. Monteiro, Laís e Lígia Agostini Silveira

Patrocínio

RDM - Rio Doce Manganês

Apoio Cultural:
A Primavera Móveis

Parceiros

Escola Idalina Horta Galvão
Pastoral da Criança do Bairro Senhor dos Montes
FAUF – Fundação de Apoio a UFSJ - Universidade Federal de SJDR

Agradecimentos:
Elieser Damasceno . Gerente da Unidade São João del Rei RDM
Tatiana Belo

Para mais informações/imagens sobre este tema, utilize o SISTEMA DE BUSCA de nosso portal 
Colabore com este Portal compartilhando suas fotos, documentos e ação/projeto cultural.
Registraremos esta colaboração e todos os créditos.  Envie por favor para alzirah@gmail.com

Galerias

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.