São João del Rei Transparente

Publicações

Tipo: Artigos / Cartilhas / Livros / Teses e Monografias / Pesquisas / Personagens Urbanos / Diversos

Escopo: Local / Global

 

Presépio da Muxinga é reabilitado . Carol Argamim Gouvêa

Descrição

Após alguns anos desativado, o tradicional Presépio da Muxinga volta a enriquecer o Natal em São João del-Rei. O presépio foi reabilitado por José Imbroisi, com a ajuda Wellington de Oliveira e Ademir Soares. Ele será exposto na Muxinga, na rua José Batista de Souza, nº11, a partir do dia 10 de dezembro, iniciativa que integra a programação de Fim de ano e Férias/Cultural 2011 da Atitude Cultural.
Segundo Imbrosi a reabilitação foi feita porque o presépio “é um patrimônio que não pode se perder. Nós, que trabalhamos com comércio, só vemos o Papai Noel, que é um desvirtuamento da cultura do Natal. O presépio é um pouco da cultura religiosa da cidade”.
Maria Aparecida Padilha Teixeira, atual responsável pelo presépio e filha de um de seus criadores, Ivo Teixeira Filho, explica que após a morte de seu tio Sebastião Teixeira de Assunção, não havia ninguém parar fazer a manutenção do presépio, que acabou ficando desativado. Segurando ela, o presépio ia ser reabilitado pelo Sr. Calixto, entretanto ele ficou impossibilitado de fazer este trabalho. Maria Aparecida conta que passou a buscar ajuda para consertar o presépio: “Eu prometi para meu tio Sebastião que enquanto estivesse viva não ia deixar o presépio acabar. E foi aí que o Imbroisi apareceu oferecendo fazer a reabilitação. Ele caiu do céu”.
Segundo Imbroisi, o trabalho foi feito com enorme preocupação em manter as características originais do presépio, já que ele é tombado pelo patrimônio. “Eu buscava decifrar os mecanismos do presépio, que era uma coisa assustadora. Foi quase um milagre ver ele funcionar, confesso que achei que não ia conseguir”, conta Imbroisi.
Além da reabilitação, foi reformado o local original de criação e visitaçãodo presépio, na Casa da Muxinga. A reforma também seguiu as características originais do local, procurando não descaracterizar o ambiente. Segundo Maria Aparecida, é a primeira vez em 30 anos que o presépio volta ao local de origem.
Maria Aparecida se diz muito feliz com a reabilitação, pois “é como se fosse uma missão cumprida. É um patrimônio da cidade, da história dela e ainda é uma coisa de família, que passou pelo meu pai e meus tios e que não pode acabar. É uma coisa que funciona há anos e anos, que alegrou nossos antepassados”.
Imbroisi afirma que ficou preocupado pelo fato de que as pessoas, principalmente as crianças, estão muito acostumadas com as novas tecnologias digitais, podendo não se interessar pelos mecanismos antigos do presépio. “Fiquei preocupado, mas quando levei minha filha de oito anos para ver o presépio e vi como os olhinhos dela brilhavam, percebi que não havia porque preocupar. O presépio encanta todo mundo”, conta Imbroisi. A opinião é compartilhada por Maria Aparecida: “As crianças ficam fascinadas ao ver os bonecos mexendo, os sinos tocando. O Presépio da Muxinga é muito bonito”.
Quando o presépio for levado para exposição, na Muxinga, haverá uma exposição de fotos antigas e atuais do “Presépio da Muxinga”, promovida pela Atitude Cultural. Todos os dados sobre o presépio e créditos de sua reabilitação, que contou com uma mobilização da comunidade, estarão disponíveis no site www.saojoaodelreitransparente.com.br.
O evento conta com o patrocínio da Cemig Governo do Estado de Minas Gerais, Lei Federal de Incentivo 'a Cultura, Ministério da Cultura.

Mais informações

Presépio da Muxinga . Alzira Agostini Haddad

Exposição de fotos antigas e contemporâneas do “Presépio da Muxinga"

Dados . Muxinga . Oficina de Presépios
Imagens. Muxinga, oficina de presépios
Fim de ano e Férias Cultural 2011/Presépio da Muxinga . São João del-Rei
Fim de ano e Férias Cultural 2006/Presépio da Muxinga . São João del-Rei
Fim de ano e Férias Cultural 2002/Presépio da Muxinga . São João del-Rei
Exposições Atitude Cultural: Ser nobre é ter identidade . Galerias Virtuais
Exposições Ser nobre é ter identidade/Imagens . Atitude Cultural

Registre/cadastre gratuitamente o seu projeto, ong, arte, entidade, pesquisa, artigo, agenda cultural etc/contribua com fotos, dados, atualizações e acervo: todos os créditos e colaborações serão registrados

Este portal é voluntário e colaborativo: contribua, curta e compartilhe!

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.