São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

Iº Prêmio Turismo é Preservação . Homenagem André Bello

Descrição

Como valorizar nosso patrimônio para melhorar o Turismo/Atualizada . Atitude Cultural
São João del-Rei está de parabéns se perceber que turismo é preservação . Alzira Agostini Haddad

Atitude Cultural e UFSJ-Universidade Federal de São João del-Rei

Este projeto foi criado com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a comunidade escolar com relação a importância do planejamento e da preservação para o desenvolvimento do turismo. O tema escolhido “Plano Diretor para o Desenvolvimento do Turismo em SJDR: o que é bom para a comunidade é bom para o turista” aponta a relação que existe entre a qualidade de vida e as questões econômico-sociais, potencializando os recursos e os atrativos que nossa comunidade herdou.

O objetivo do Iº Premio Turismo é preservação foi desenvolver nas crianças e adolescentes, um vínculo com a cidade e seu patrimônio, através de trabalhos que levassem à reflexão sobre a importância da preservação e do planejamento para a exploração do turismo.
Participaram deste prêmio alunos do pré-escolar, do ensino fundamental e médio de Escolas Municipais e Estaduais.
Os trabalhos foram: a elaboração de maquetes de imóvel residencial ou comercial antigos, de referências urbanas menos conhecidas e percebidas, de cartilhas com textos, ilustrações e de desenhos relacionando os trabalhos com fatos acontecidos, resgatando histórias e tradições.
Visitando as escolas, percebemos o envolvimento e o trabalho de alunos e professores. Os alunos pesquisaram, entrevistaram, discutiram, refletiram, ficaram na escola fora do horário, visitaram os bairros para a escolha do objeto de trabalho, observaram detalhes, identificaram endereços e estilos, ilustraram e escreveram cartilhas, produziram maquetes, textos e desenhos, valorizaram imóveis que nunca haviam reparado, reciclaram materiais, conheceram muitas histórias, registraram com cuidado, dedicação e criatividade. Pensaram e trabalharam coletivamente; num exercício de cidadania fundamental quando se trata de uma cidade.
Os critérios para a avaliação dos trabalhos se orientaram sobre o regulamento, a originalidade, o conteúdo, a criatividade, a apresentação e a produção do trabalho em equipe.
A comissão que avaliou os trabalhos contou com a participação de profissionais da cultura e artistas: Maria Pereira da Silveira, Célia Terçariol Vitral, Odete Lúcia do Sacramento, Lúcia Helena Bortolo de Rezende, Patrícia Rezende Monteiro, Maria Lúcia Monteiro Guimarães, Roberto Maldos, Carlos Magno de Araújo.

Classificação:
1o lugar:
maquete do casarão onde morou Chico Turco recebeu um micro computador . Escola Estadual Inácio Passos . Turma Castro Alves
2o lugar:
maquete da Companhia Textil Sãojoanense. A equipe recebeu um passeio turístico ecológico na Fazenda do Rochedo. Escola Estadual Amélia Passos . Turma 5ª C (ensino fundamental)
3o lugar:
maquete da Estação Ferroviária Chagas Dória. A equipe recebeu um passeio turístico pelo centro histórico de SJDR com guia e café colonial em um hotel da cidade. Escola Municipal Pio Xii

Os 10 trabalhos selecionados foram:

  1. Escola Municipal João Batista de Santana - Cartilha Engenho de Serra
  2. Escola Municipal Celso Raimundo da Silva - maquete de residência no Largo do Rosário
  3. Escola Estadual João dos Santos - maquete Vista da Ponte do Rosário
  4. Escola Municipal Pio XII - Cartilha Resgatando Nossa Memória
  5. Escola Estadual Idalina Horta Galvão - Cartilha Cidadã
  6. Escola Estadual Inácio Passos - Cartilha Memórias de Chico Turco
  7. Escola Municipal Maria Teresa - Maquete do DAMAE
  8. Escola Municipal Pingo de Gente - desenho
  9. Escola Municipal Pipocas de Mel - desenho
  10. Escola Municipal Castelinho Encantado - desenho

Receberam almoço com professor e pais, bolas de futebol e voley e kits escolares, que foram entregues a um aluno de cada equipe, por votação ou sorteio.
Na primeira quinzena de outubro, os trabalhos das escolas ficaram expostos no Centro Cultural da UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei. Na segunda quinzena de outubro e primeira de novembro, os trabalhos ficaram expostos na loja "A Primavera Móveis e Decoração".

O passeio pelo centro histórico de São João del-Rei nos surpreendeu. Descobrimos que muitas crianças não conhecem a cidade que moram. Muitas não conheciam lugares do roteiro, e ficaram encantadas, o que nos levou a perceber o quanto ainda temos que investir em educação patrimonial e turística. O passeio na Fazenda Rochedo entusiasmou a garotada, que participou com alegria e descontração. A escola que ganhou o computador é uma escola que desenvolve um belo trabalho no bairro e mereceu o reconhecimento.

OBJETIVOS DO MILÊNIO: 8 . Todo mundo trabalhando para o desenvolvimento

"É preciso sensibilizar as comunidades para o tema da autenticidade do patrimônio cultural, fornecendo modelos para seu conhecimento adequado e sua valorização, para sua conservação e proteção, fomentando seu desfrute artístico, espiritual e seu uso educacional, cuja raiz comum sejam a memória histórica, os testemunhos e a continuidade cultural." Carta Patrimonial de Brasilia sobre autenticidade, 1995

Para construir, reformar, restaurar ou pintar o seu imóvel, colocação de placas e propandas comerciais etc, consulte os critérios municipais, nacionais e internacionais de intervenção em cidades históricas e as normas do  Estatuto da Cidade, que regula o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo.
Em São João del-Rei, entre em contato com:
. IPHAN - Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional . R. Hermilio Alves nº 52 . tel 032 3371 7724
. Prefeitura Municipal de São João del-Rei . tel 032 3372 8711
. Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural de São João del-Rei . tel 032 3371 8711

Consulte também:
. Plano Diretor de São João del-Rei
. Código de Obras de São João del-Rei
. Código de Postura de São João del-Rei
. Cartilha de São João del-Rei
. Delimitação da Poligonal do Centro Histórico de São João del-Rei
. Diretrizes Políticas de Preservação do Centro Histórico de São João del-Rei
. O que é preciso saber sobre placas, letreiros e outros elementos
. Pesquisa Como valorizar nosso patrimônio para melhorar o Turismo
. Legislação Estadual
. Legislação Federal
. Legislação internacional . Cartas Patrimoniais

Histórico

Este prêmio foi desenvolvido durante a elaboração do Plano Diretor para o Desenvolvimento do Turismo, uma parceria com o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônioj Cultural de São João del-Rei, UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei, patrocínio da Embratur, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a 34ª Superintendência Regional de Ensino.

No dia 11 de outubro de 2002 aconteceu a entrega dos prêmios e tivemos a honrosa presença do filho de André Bello, o homenageado do Iº Premio Turismo é preservação. Foi entregue, a Victor Lourenço Menicucci Bello, que mora em São Paulo e veio exclusivamente para a cerimônia, uma placa em homenagem ao seu pai, André Bello, o fotógrafo que registrou a alma de São João del-Rei no final do séc. XIX e princípio do séc. XX. A participação da Banda Teodoro de Faria, que tem mais de 100 anos, abrilhantou o evento, com a regência do Maestro José Santana de Carvalho.

Produção

Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio
UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei

Coordenação

Alzira Agostini Haddad

Patrocínio

Embratur

Prêmio 1º Lugar: 1 computador doado pela Companhia Industrial Fluminense

Apoio cultural
A Primavera Móveis e Decoração
Hotel Fazenda Rochedo

Parceiros

Secretaria Municipal de Educação
34ª Superintendência Regional de Ensino

Para mais informações/imagens sobre este tema, utilize o SISTEMA DE BUSCA de nosso portal 
Colabore com este Portal compartilhando suas fotos, documentos e ação/projeto cultural.
Registraremos esta colaboração e todos os créditos.  Envie por favor para o nosso
contato

Galerias

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.