Agenda Cultural
Espetáculo infantil "Os Gnomos contam a história do Gato Malhado e da Andorinha Sinhá"
Data
27/05/2012
Cidade
SJDR
Descrição

SOBRE O ESPETÁCULO
Dia 27 de maio . Domingo . 17h
Teatro Municipal - São João del Rei
VENDAS A PARTIR DO DIA 17/05 na secretaria do Teatro - 12h às 17h (info: 3371-3704 )
Preço: R$20,00 inteira e R$10,00 meia.
O Teatro Municipal apresenta em parceria com o Grupo Ponto de Partida:
“Os Gnomos contam a História do Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, o único texto de Jorge Amado dirigido especialmente para crianças.
Impossível calcular o público que assistiu ao espetáculo, que já se apresentou em inúmeras cidades mineiras, nas grandes capitais brasileiras como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília etc, em várias cidades de Portugal e em Montevidéu. Também participou de vários projetos ligados a Escolas no Brasil, em Portugal e no Uruguai, onde foi montado com direção de Regina Bertola, diretora do Ponto de Partida, e elenco do El Galpon. Enfim, o Gato tem o frescor e a perenidade dos contos de fada ou dos clássicos: será sempre irresistível.
Saiba mais:
O Gato Malhado reforça e dá continuidade à pesquisa de linguagem do Grupo Ponto de Partida. Também aqui fica claro para a plateia o jogo do “faz de conta”. Ninguém quer que a história pareça real. O jogo teatral fica sempre à mostra: isto é um lenço, faz de conta que seja um rouxinol, então...
O desafio é seduzir a plateia como parceira do jogo para que ela o vivencie como desejamos: uma doce e irresistível fantasia.
No processo da criação coletiva, aqui procurou-se dar mais um passo. O roteiro foi escrito pelos atores. Cada dupla ou trio escreveu e encenou uma estação. Depois de discutido e analisado, a direção unificou e definiu a forma final. Foi muito rico para os atores o processo de experimentar tornar teatral uma linguagem literária.
Também a luz e a música são resultados da pesquisa do Grupo.
Continua o cuidado com o trabalho com o corpo e a voz e o ator é o elemento fundamental e o fio condutor da história. Estão aí também as marcações ágeis, o lirismo e a tentativa de encontrar um elemento plástico que formalize e sintetize o tema da história. No caso do “Gato” usamos uma escada.
Os Gnomos vieram como forma de tornar mais lúdica a narração e mais encantada a história que, na sua forma original, está quase integralmente no palco.
Envolvendo todo este trabalho, o prazer visceral de estar em cena, que talvez seja a característica mais marcante do Ponto de Partida.
Jorge Amado: Ele é um dos raros que pode se dar ao luxo de ser apresentado em quase todo o mundo com uma única citação: o seu próprio nome.
www.grupopontodepartida.co
www.facebook.com/
Twitter.com/#!/
Youtube
http://www.youtube.com/




















