Agenda Cultural
Solenidade Cívica da Comenda da Liberdade e Cidadania
Data
Hora
Cidade
Descrição
Comenda da Liberdade e Cidadania
Em nome dos Prefeitos e Presidentes das Câmaras Municipais de Ritápolis, São João del-Rei, Tiradentes e do Comitê Executivo da Comenda,comunicamos e convidamos para a solenidade cívica da COMENDA LIBERTAS ET CIVITAS,instituída por legislações locais e Decreto conjunto das referidas municipalidades.
A cerimônia de agraciamento será presidida pelo Governador do Estado de Minas Gerais, Professor Antonio Anastasia, na Fazenda do Pombal (local do nascimento do Alferes Tiradentes, Patrono Civico da Nação ) no dia 10 de novembro de 2012, às 15h.
A cidade anfitriã deste ano é Tiradentes, responsável por eventos cívico-culturais e pelo cerimonial.
Mais informações acerca dos eventos poderão ser obtidas, no site oficial: www.Programação:
- Abertura: 09 horas, com hasteamento da Bandeira.
- Homenagem das Lojas Maçônicas ao Alferes Tiradentes.
- Palavras do Coronel Adalberto Guimarães Menezes, descente do Tiradentes.
- Recitação do poema Ruínas do Pombal, da autoria de João Bosco da Silva, pelo artista Francisco Braga.
- Palavras do Orador Oficial, meritíssimo Juiz Dr. Auro Aparecido Maia de Andrade.
***
Personalidades recebem homenagem no Pombal
As terras que abrigaram um dos principais nomes da liberdade, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, na sua infância, foram palco de uma importante homenagem no último sábado, 10.
A Comenda da Liberdade e Cidadania foi entregue para quase 150 pessoas e entidades na Fazenda do Pombal, em Ritápolis. A medalha é concedida a personalidades do mundo político, cultural, ambiental e econômico. Cidadãos e entidades que se destacam em prol do incentivo, apoio e divulgação das atividades relacionadas à liberdade, à cidadania e à responsabilidade social são destaques no evento.
O Hino Nacional, assim como a música Coração do Herói, foi executado pelo músico Marcos Vianna. A canção composta por Viana foi para atender um pedido do chanceler da comenda, Eugênio Ferraz, para os eventos relativos à cerimônia.
Criado em setembro de 2011, o evento é uma iniciativa conjunta das prefeituras e Câmaras Municipais de Ritápolis, São João del-Rei e Tiradentes. Um dos idealizadores e organizadores do evento, Wainer Ávila, afirmou que no próximo ano a comenda trará novidades. “Acredito que em 2013 já começaremos as obras do Memorial da Liberdade. Um projeto de Oscar Neimeyer que irá mostrar a história de Tiradentes. Além disso, realizaremos a solenidade para condecorar as pessoas pela sua atuação na sociedade. Uma seleção feita pelo Executivo e Legislativo dos três municípios envolvidos”, disse Ávila.
Um dos agraciados este ano foi vice-presidente de Comunicação e Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil, Marco Flávio Simões Coelho. “Quando fui convidado fiquei muito emocionado.
Já recebi muitos prêmios nacionais e internacionais, mas de todos, sem menosprezar nenhum, o que teve maior representatividade para mim foi essa Comenda. Primeira homenagem que recebi na minha terra natal”, disse.
O chanceler Eugênio Ferraz destacou a união de esforços para a realização do evento. “Graças ao cerimonial do Governo do Estado conseguimos montar uma estrutura adequada para um dia chuvoso. A comenda veio para reverenciar e destacar, de uma forma permanente, o herói Tiradentes e propagar a região do Campo das Vertentes que é o seu berço”, afirmou Ferraz.
Mensagem
O governador Antonio Anastasia e o vice-governador Alberto Pinto Coelho não puderam comparecer a cerimônia em virtude da chuva constante que caiu na região. Eles envioram uma mensagem que foi lida pelo chefe do Gabinete Militar do Estado, coronel Luiz Carlos Dias Martins, também agraciado com a medalha.
Na mensagem destaque para a importância do evento. “O Governo de Minas Gerais sente-se honrado em associar-se aos municípios de Ritápolis, São João del-Rei e Tiradentes na entrega da Comenda da Liberdade e Cidadania. Iniciativa que simboliza o título de cidadãos livres e reafirma o sonho precursor dos heróis da Inconfidência Mineira”, destacava o documento.
Tiradentes
Tiradentes, mártir da Inconfidência Mineira, nasceu na Fazenda do Pombal e foi batizado no dia 12 de novembro de 1746, em São João del-Rei. Sendo assim, na última segunda-feira, 12, foi realizada na Avenida Tancredo Neves, uma homenagem a ele, junto a sua estátua. O evento foi idealizado pela Loja Maçônica Charitas II e com apoio da Academia de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico e de outras lojas maçônicas da cidade e região. O presidente da Loja Charitas II, Felipe Teixeira Neri Filho, falou sobre a importância de se homenagear Tiradentes. “É manter vivo o passado de uma história muito rica para São João del-Rei e para que possamos resgatar o passado, mas também prever o futuro de nossos heróis”, contou, lembrando que Tiradentes pertenceu a uma Loja Maçônica de Ouro Preto.
O representante do prefeito de São João, o secretário José Egídio de Carvalho, concordou com Neri sobre a importância de se ressaltar o movimento. “Queremos manifestar nosso respeito pelo maior herói nacional. Hoje, dia 12 de novembro, é a data de batismo de Tiradentes, que nasceu aqui perto, na Fazenda do Pombal, e a Maçonaria se sente na responsabilidade de chamar a atenção do povo pela importância que tem esse herói”.
Para o diretor do Fórum Carvalho Mourão, juiz Auro Aparecido Maia de Andrade, o evento transcende a cidade e região. “Ela chega aos contornos do Brasil, porque se trata de homenagear o dia do batismo do maior e verdadeiro herói que o país já teve, que é Tiradentes. Ao fazer essa reverência, estamos resgatando os valores éticos e cívicos para que possamos ter uma sociedade mais justa”, ressaltou.
Na cerimônia, estava presente um descendente de Tiradentes, Adalberto Guimarães Menezes. “Em vários lugares, Tiradentes nada mais é do que um feriado, então comecei essa campanha para construirmos um parque histórico. Optamos pela Fazenda do Pombal, porque queremos ligá-lo com o local onde ele nasceu”, disse.
O comandante do 38º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Alan Elias da Silva, lembrou que Tiradentes, além de um herói nacional, é considerado o patrono da Polícia Militar de Minas Gerais. “Sempre estaremos presentes em todo evento relacionado ao nosso patrono”, afirmou.
Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 17/11/12
***
Comenda da Liberdade homenageia cidadãos
Cerca de 150 pessoas devem ser homenageadas hoje, 10, na segunda edição da Comenda da Liberdade e Cidadania, na Fazenda do Pombal. No espaço a 10km de São João del-Rei, berço de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, autoridades locais e nacionais vão se reunir ao longo da tarde para condecorar “cidadãos mineiros, brasileiros e estrangeiros que se destacam em prol do incentivo, apoio e divulgação das atividades relacionadas à liberdade, à cidadania, à responsabilidade social” e a outros pontos importantes para a comunidade local.
Solenidade do ano passado contou com a presença do vice-governador Alberto Pinto Coelho. Na foto, o chanceler Eugênio Ferraz entrega medalha condecorativa a ele – Foto: Wellington Pedro / SECOM MG / Divulgação
O evento é resultado da união de forças entre São João del-Rei, Tiradentes e Ritápolis, municípios que por muito tempo disputaram a posse da Fazenda do Pombal e se revezavam nos livros de história como a “cidade natal” do mártir da Inconfidência Mineira. “Com isso a Comenda da Liberdade e Cidadania passa a representar, também, a integração definitiva entre esses três municípios. Tudo isso em prol da tradição histórica e da vontade de reafirmar princípios sociais importantes. Quem trabalha pelo bem comum merece ser homenageado. Ao mesmo tempo, incentivamos essas pessoas e damos destaque a exemplos inspiradores que podem ser perpetuados”, comentou o vice-chanceler da Comenda, o advogado Wainer Ávila.
Câmara
Há poucos dias da entrega da medalha na Fazenda do Pombal, porém, o evento enfrentou saias justas em São João del-Rei. Com investimentos já confirmados em Tiradentes e Ritápolis, cabia ao Legislativo local aprovar crédito especial de R$37 mil como contrapartida do município. Incluída na pauta há cerca de três semanas, a proposta dividiu a bancada da Câmara são-joanense e teve votação adiada.
De um lado havia vereadores favoráveis à iniciativa, salientando a visibilidade nacional proporcionada pelo evento, o incentivo ao turismo e a importância cívica da homenagem. De outro, edis que discordavam da aplicação da verba e formaram pelotão de frente contra a aprovação. “Existem outras prioridades. Com esse dinheiro é possível fazer investimentos mais urgentes e que realmente vão ter importância para a população”, argumentou a vereadora Vera Alfredo (PT), com apoio de Gilberto Santos (PMDB), Silvia Fernanda (PMDB) e Jânia Costa (PRTB).
Com a negativa assumida do quarteto, o projeto corria o risco de não ser aprovado caso outros dois edis indecisos acatassem o lado contrário. Rosina do Pilar Nascimento (DEM), Rodrigo Deusdedit (PMDB) e Aparecida Maria dos Santos (PSDB) não se manifestaram sobre o assunto.
O presidente da Mesa Diretora, Mauro Duarte (PSDB), não tem voto válido nas decisões dos projetos, mas defendeu a Comenda. “No ano passado ganhamos repercussão nacional em diferentes mídias. Isso coloca o município em rotas turísticas e atrai visitantes. Os próprios homenageados que vêm para a região correspondem a investimentos econômicos para nossos hotéis, pousadas e restaurantes. São mais de 150 pessoas que desembarcam aqui com familiares e amigos. E são elas quem vão levar, também, o nosso nome para fora. É desse nicho que vão surgir incentivos também. Essas cidades vivem do turismo”, frisou Duarte.
Chanceler
Para o atual Chanceler do evento e diretor da Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais, Eugênio Ferraz, a polêmica é compreensível, mas omite questões importantes. “Vivemos em uma democracia plena e obviamente entendo os argumentos dos administradores. Eles sabem o que é melhor para a terra deles. Mas não se pode esquecer que a Comenda não é entrave nem maléfica. Há ganhos para os três municípios envolvidos com a existência dela”, disse. E completou: “Os benefícios são tangíveis como a atração de mais de 150 famílias para se hospedarem e aproveitarem os cenários. Mas há também os intangíveis, como a parceria entre as cidades envolvidas, o acordo mútuo em uma comemoração histórica, a homenagem a quem trabalha pelo bem e pode multiplicar ainda mais esses feitos. São pontos que não podem passar ilesos, mas não são consenso, claro”.
Segundo ele, os resultados alcançados pela premiação ainda não foram medidos em São João, Ritápolis e Tiradentes. “Ainda estamos na segunda edição. Em dois anos contamos com apoios e estruturas bem diferentes, mas é inegável que hotelaria e demais setores complementares ganham com isso. Em São Lourenço (MG), por exemplo, o fluxo de visitantes cresceu em 30% após a criação de uma comenda no município. É um efeito interessantíssimo”, finalizou.





















