São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes
ser nobre é ter identidade

Agenda Cultural

Semana Santa 2025 em Ouro Preto – Programação Completa: 13 à 20 de abril

Data

20/04/2025

Cidade

Ouro Preto

Descrição


Acompanhe a nossa agenda cultural de Ouro Preto

A Semana Santa 2025 em Ouro Preto será celebrada entre os dias 05 e 20 de abril, com uma programação religiosa intensa promovida pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. Reconhecida por sua tradição e significado espiritual, a Semana Santa em Ouro Preto atrai fiéis e visitantes em busca de um profundo momento de reflexão sobre os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

A programação inclui missas, procissões, sermões e encenações em diversos templos da cidade, como o Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição, a Basílica de Nossa Senhora do Pilar e outras igrejas históricas. Destaque para o Encontro das Imagens na Praça Tiradentes, o Sermão do Pretório, o Cortejo Penitencial e a solene Vigília Pascal, entre outros momentos tradicionais e de grande simbolismo litúrgico.


Programação da Semana Santa Ouro Preto 2025

Setenário das Dores de Nossa Senhora

  • 28/02, 07/03, 14/03, 21/03, 28/03, 04/04, 11/04 (sextas-feiras), 19h – Basílica de Nossa Senhora do Pilar

  • 05 a 11/04 (sábado a sexta), 19h – Capela de Nossa Senhora das Dores do Monte Calvário

Sexta-feira das Dores – 11/04

  • 19h – Missa e procissão da imagem de Nossa Senhora das Dores para a Igreja de São Francisco de Paula

Sábado dos Passos – 12/04

  • 19h – Missa com Sermão do Pretório e Procissão do Depósito (da Basílica do Pilar à Matriz da Conceição)

Domingo de Ramos – 13/04

  • 8h30 – Bênção e procissão de ramos (Mercês de Baixo à Matriz da Conceição)

  • 16h – Missas e procissões das imagens do Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores até a Praça Tiradentes

  • Encontro das Imagens e Sermão do Calvário

Segunda-feira Santa – 14/04

  • 18h – Terço dos Homens

  • 19h – Rito Penitencial e Via Sacra encenada (Matriz da Conceição)

Terça-feira Santa – 15/04

  • 19h – Missa com Sermão da Soledade e Procissão da imagem até a Igreja de São Francisco de Assis

Quarta-feira Santa – 16/04

  • 19h – Missa e Ofício de Trevas (Matriz da Conceição)

Quinta-feira Santa – 17/04

  • 17h30 – Missa da Ceia do Senhor e transladação do Santíssimo

  • 20h30 – Sermão do Mandatum (Igreja de São Francisco de Assis)

  • 23h – Cortejo Penitencial com a imagem do Senhor Bom Jesus até a Matriz

Sexta-feira Santa – 18/04

  • 6h – Via Sacra (da Capela das Dores ao Alto da Cruz)

  • 9h – Sermão das Sete Palavras

  • 15h – Ação Litúrgica da Paixão

  • 19h – Sermão do Descendimento e Procissão do Enterro

Sábado Santo – 19/04

  • 9h – Ofício de Trevas

  • 21h – Vigília Pascal (Fogo Novo, Círio Pascal, Exultet, Liturgias)

Domingo de Páscoa – 20/04

  • 7h – Missa festiva e Procissão da Ressurreição (Matriz à Basílica do Pilar)

  • 19h – Missa Solene com Coroação de Nossa Senhora do Triunfo e Te Deum Laudamus


Para mais informações, acompanhe os canais oficiais da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e da prefeitura de Ouro Preto.



Esteja sempre atualizado do que acontece em São João del-Rei, Tiradentes, Ouro Preto e região. Registre gratuitamente a sua agenda cultural, seminário, evento, palestras, o seu trabalho, sua pesquisa, artigo etc | Contribua com fotos, dados, atualizações e acervo: todos os créditos e colaborações serão registrados.

Vídeo Atitude Cultural

Curta e compartilhe o nosso conteúdo!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL