São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes
ser nobre é ter identidade

Agenda Cultural

Ser nobre é ter identidade: Rede Colaborativa pró-Agenda 2030/Exposição interativa a céu aberto | Galeria Santa Casa

Data

19/01/2026

Hora

14:30

Cidade

SJDR

Local

Galeria SCasa

Descrição

Painel de abertura da Exposição Ser nobre é ter identidade/Galeria Santa Casa
Esta Exposição é o resumo do Banco de Dados/Inventário sociocultural do Portal São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparente.

. FOTOS | Exposição a céu aberto Galeria Santa Casa | Ser nobre é ter identidade: Rede Colaborativa pró-Agenda 2030

. Histórico, informações e mídia do Projeto Ser nobre é ter identidade | e-book/Livro Digital gratuito
. Vídeo institucional do Projeto Ser nobre é ter identidade: a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir
. Exposição Ser nobre é ter identidade completa e painéis da Galeria Santa Casa

Santa Casa da Misericórdia de São João del-Rei/Instagran

A Santa Casa de Misericórdia de São João del-Rei é a maior instituição filantrópica do Campo das Vertentes. Referência em missão e preservação desde 1783, foi criada pelo "Irmão da Misericórdia" Manoel de Jesus Fortes, originalmente como Casa da Caridade, de acordo com o historiador Sebastião Cintra. Aliando saúde, filantropia e educação - através do seu Centro de Estudos e da Escola de Saúde Antonina Neves/Santa Casa da Misericórdia de São João del-Rei, desde 1962 - a instituição atende hoje a inúmeras cidades vizinhas, destinando uma parcela vital de sua capacidade ao SUS. É um valiosíssimo conjunto de patrimônio material e imaterial que, ao longo dos séculos, compatibilizou sua missão sagrada de cuidar com a salvaguarda de um legado arquitetônico que é referência para nossa cidade, para o estado e para o país.

O projeto registrado nesta exposição interativa a céu aberto "Ser nobre é ter identidade: Rede Colaborativa pró-Agenda 2030", já percorreu destinos como Guimarães e Vila Nova de Gaia, em Portugal; Salamanca, na Espanha; a Flip, em Paraty; além de Ouro Preto, Tiradentes e o Centro Cultural da UFSJ. Ver estas: Exposições Ser nobre é ter identidade: a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

Esta mostra apresenta a história real de um projeto de vida que interliga inúmeros outros projetos, registrados em um inventário interativo e digital. Focada em práticas, identidade e memória social, a exposição utiliza um Banco de Dados local/global voltado para o mapeamento e gestão das cidades, registrando interativamente: agenda cultural; melhores práticas, projetos, serviços e produtos; conselhos municipais; lideranças, instituições e ONGs; além de publicações, pesquisas, legislação, campanhas e ouvidoria.

Esta iniciativa tem o potencial de beneficiar cidadãos, estudantes, turistas, visitantes e pesquisadores; de gerar matérias em jornais, rádios, TVs e nas Redes Sociais, por tratar-se de importante iniciativa que valoriza o antigo e o contemporâneo conectando as Melhores Práticas de salvaguarda do patrimônio e da cultura Local.

São 06 painéis externos e 5 painéis internos ao longo da Avenida Tiradentes, dos painéis que ficam na parte interna da Galeria Santa Casa. Av Tiradentes, 389, Centro, São João del-Rei 36307346

Agradecimento especial
. Agostinho Simões Coelho/Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São João del-Rei
. Pollyane Rodrigues Silveira/Administração
. Toda a diretoria e corpo clínico da Santa Casa de Misericórdia de SJDR
. Toda equipe de servidores, parceiros e funcionários da Santa Casa de Misericórdia
. Mauro Nuno dos Reis/in memoriam, que inaugurou a Galeria Santa Casa com fotos lindas

Tancredo Neves, com sua visão pública e humanitária, honrou esta instituição como seu grande provedor entre 1963 e 1970.

. Fotógrafos, instituições, entidades, apoios, patrocínios, artistas, grupos socioculturais, os parceiros e equipe da Atitude Cultural, a comunidade de São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto:
nas páginas 28, 48, 64, 78, e 80 do Livro Ser nobre é ter identidade/e-book gratuito estão todos os créditos registrados deste projeto, que é desenvolvido voluntariamente desde o ano 2000 pela pesquisadora Alzira Agostini Haddad.

Exposições Ser nobre é ter identidade: Rede Colaborativa pró Agenda 2030

Realização: Lei Rouanet de Incentivo à Cultura/Minc | Governo do Estado de Minas Gerais | Atitude Cultural
Patrocínio: CEMIG | SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE SJDR

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL