São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes
ser nobre é ter identidade

Agenda Cultural

I Torneio Xadrez do Rei e Inclusão – 07 e 08 de fevereiro de 2026

Data

07/02/2026

Hora

8h

Cidade

SJDR

Local

ASPAS e Athletic Club

Descrição

Agenda Cultural de São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto com Histórico de Eventos desde 2.000!

O I Torneio Xadrez do Rei e Inclusão será realizado em São João del-Rei, nos dias 07 e 08 de fevereiro de 2026, como parte da inauguração do projeto INFINITE CHESS, iniciativa da FIDE em parceria com a Escola Xadrez do Rei e a Associação ASPAS. O evento tem como objetivo promover a inclusão de crianças e jovens autistas por meio do xadrez, articulando formação, acessibilidade e competição esportiva.

A programação reúne atividades formativas e competitivas, incluindo apresentação oficial do projeto, palestra temática sobre xadrez feminino para pessoas com deficiência visual e baixa visão, simultânea com mestre FIDE e a realização do I Torneio de Xadrez do Rei e Inclusão, válido para rating CBX. O projeto INFINITE CHESS é voltado ao desenvolvimento social, aprendizado e inclusão, utilizando o xadrez como ferramenta pedagógica e cultural.

Entre as presenças confirmadas estão CMN Paulo Roberto Germano, Mestre FIDE Luiz Alexandre e Lucas Crespo, bicampeão mineiro absoluto. As atividades do sábado acontecem na ASPAS – Associação Pró-Autistas, localizada na Rua Aureliano Pimentel, 119, bairro Fábricas, enquanto o torneio de domingo será realizado no Athletic Club, situado na Avenida Tiradentes, nº 671.

Programação completa

  • Sábado – 07/02/2026
    Local: ASPAS – Associação Pró-Autistas (Rua Aureliano Pimentel, 119 – Fábricas)
    A partir das 8h – Abertura das atividades
    Palestra especial:
    Tema: Xadrez feminino para deficientes visuais e baixa visão (MXDV – Mulheres Enxadristas com Deficiência Visual do Brasil)
    Palestrante: CMN Paulo Roberto Germano (Taubaté)

    9h às 12h – Simultânea de xadrez
    Com: Mestre FIDE Luiz Alexandre
    Inscrição: R$ 30,00
    Pix: contato.xadrezdorei@gmail.com
    Envio do comprovante: (32) 9 8834-7544
    Vagas: 20

  • Domingo – 08/02/2026
    Local: Athletic Club (Avenida Tiradentes, nº 671)
    A partir das 8h – I Torneio de Xadrez do Rei e Inclusão
    Inscrição: R$ 50,00
    Pix: contato.xadrezdorei@gmail.com
    Envio do comprovante: (32) 9 8834-7544
    Válido para rating CBX

    Formato do torneio:
    Ritmo: 15’ + 5’’ | 5 rodadas
    8h – Confirmação das inscrições
    8h30 – 1ª rodada
    9h20 – 2ª rodada
    10h10 – 3ª rodada
    11h – 4ª rodada
    11h50 – 5ª rodada
    12h40 – Premiação e encerramento

    Premiação:
    Absoluto: 1º ao 3º lugar – Medalha e troféu
    Feminino: 1º ao 3º lugar – Medalha e troféu
    Sub-14: 1º ao 3º lugar – Medalha e troféu

Para mais informações acesse a página do evento. As inscrições podem ser feitas através deste formulário.



Esteja sempre atualizado do que acontece em São João del-Rei, Tiradentes, Ouro Preto e região. Registre gratuitamente a sua agenda cultural, seminário, evento, palestras, o seu trabalho, sua pesquisa, artigo etc | Contribua com fotos, dados, atualizações e acervo: todos os créditos e colaborações serão registrados.

Vídeo Atitude Cultural

Curta e compartilhe o nosso conteúdo!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL