Agenda Cultural
Comemoração dos 10 anos de atividade do grupo "Doutores por um triz"
Data
Hora
Cidade
Descrição

Dez anos de Doutores por um Triz
O Projeto de Extensão Doutores... Por um triz comemora dez anos de atuação. O grupo está em atividade desde maio de 2001 e é uma iniciativa do Departamento de Letras, Artes e Cultura (Delac) da UFSJ.
O grupo se inspira no trabalho de Hunter Adams, que propõe modificações no tratamento médico pregando, sobretudo, a humanização no ambiente hospitalar via afeto, sendo este um meio facilitador da cura e promoção de saúde. A fundadora e coordenadora do projeto, professora Cláudia Braga (Delac) conta que, “após uma visita nossa, há uma recuperação significativa dos pacientes, tanto de adultos quanto de crianças.”
O grupo iniciou o trabalho, agindo em parceria com as instituições Albergue Santo Antônio (para idosos), Hospital das Mercês e Santa Casa de Misericórdia de São João del-Rei e sempre teve a preocupação de perguntar às instituições qual seria a melhor forma de intervenção.A coordenadora lembra que o Doutores teve muitas dificuldades no início, sem transporte e roupas para a caracterização, mas, em 2002 o Doutores...Por um triz se transformou num projeto de extensão e também conseguiu patrocínios na cidade, o que facilitou seu funcionamento.
Levando em conta que a cidade de São João del-Rei funciona como polo centralizador dos atendimentos médicos da região dos Campos das Vertentes, as visitas dos Doutores atendem, assim, à população de toda esta comunidade, composta de 21 municípios, e alcançando uma clientela de aproximadamente 400 pessoas por mês, entre crianças, adultos e idosos.
“Para trabalhar no projeto não há restrições de idade, sexo e não precisa ser estudante da UFSJ. Temos dois participantes da comunidade externa no momento. Quem se interessa em participar deste trabalho voluntário deve mandar um e-mail para o grupo”, informa Cláudia Braga. O endereço eletrônico é doutoresporumtriz@gmail.com. Os iniciantes passam por uma oficina uma vez por mês e assistem às intervenções do grupo por três meses, segurando uma plaquinha escrita “oiante”. O novato então passa pelo processo da construção do palhaço e começa a participar das atuações do grupo.
Segundo a professora, o projeto tem uma “característica flutuante”, já que muitos alunos do grupo se formam e vão embora, porém a participação de novos estudantes sempre acontece, e o grupo comemora seus dez anos ininterruptos.
O Doutores... Por um triz comemorará seus dez anos dia 21 de maio, às 18h na sala Inácio Zózimo de Castro, da Associação Comercial e Industrial de São João del- Rei (ACI del-Rei). Toda a comunidade está convidada para os parabéns.
Fonte: ASCOM UFSJ




















