São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes
ser nobre é ter identidade

Agenda Cultural

Festival de Pipa do Bichinho . 27 a 29 de Julho

Data

27/07/2012

Cidade

Bichinho

Descrição



Pipas colorem céu do Bichinho hoje e amanhã

Desde ontem, 27, o céu da comunidade de Bichinho, em Tiradentes, a cerca de 25km de São João del-Rei, foi tomado por objetos voadores coloridos. Não são pássaros, aviões, naves espaciais ou super heróis, mas as tradicionais pipas que voltaram à tona no município em projeto social iniciado ainda em abril e que culminou no Festival de Pipas local que se estende até amanhã, 29.

Crianças confeccionam pipas na escola enquanto aprendem lições do currículo tradicional. Nas férias, brinquedo vira pauta de oficinas e atrativo de festival - Foto: Divulgação

Crianças confeccionam pipas na escola enquanto aprendem lições do currículo tradicional. Nas férias, brinquedo vira pauta de oficinas e atrativo de festival – Foto: Divulgação

Tudo começou nos primeiros meses de 2012, quando o diretor do Centro Social e uma moradora do Bichinho se uniram em busca de alternativas para entreter, mobilizar e educar crianças de forma lúdica. Encontraram nas pipas essa oportunidade e levaram a ideia para a Escola Municipal Getúlio Silva. Lá, alunos do 1º ao 4º ano passaram a utilizar cola, papel colorido, tesoura, gravetos e linhas como material didático nas salas de aula e, ao produzir os próprios brinquedos capazes de voar, aprenderam Geometria, Matemática e Ciências de forma diferente. “Juntamos ensino, entretenimento e ação social envolvendo toda a comunidade. Com educação mais lúdica, as crianças passaram a gostar mais da escola, reter conhecimentos e, ainda, aprenderam a produzir um brinquedo artesanal que as distrai nas horas vagas também. Elas estão nas ruas, mas de forma positiva, ocupadas brincando e interagindo com outras”, explicou um dos idealizadores do projeto, Alexandre Teixeira de Figueiredo.

Esses mesmos estudantes também participaram de concurso de desenhos em que retratavam as novas experiências com pipas. Pouco antes de entrarem em férias, quatro foram escolhidos entre os mais de 30 inscritos e viram a arte transformada em camisetas, canecas e cartazes de divulgação do I Festival de Pipas do Bichinho.

Evento
Quem aprendeu a criar pipas tem todo o dia de hoje, 28, e amanhã, 29, para ir ao campo de futebol da comunidade e levá-las ao céu. A partir das 11h, o tradicional Boi Mofado vai sair às ruas fora de época e convidar a criançada a participar da festa, que terá também barraquinhas e DJ animando os participantes. “Aqui tudo o que fazemos mobiliza pequenos, jovens, adultos e idosos em todos os setores. É impossível fazer qualquer coisa sem envolver a sociedade como um todo, o que é muito positivo para nós e dá um retorno interessante. As famílias vão para o gramado soltar pipas com a criançada e ainda incentivar o comércio local e reencontrar tradições”, explicou a são-joanense Ivete Cerqueira Moura, que há 15 anos mora na comunidade próxima a Tiradentes e ajudou a criar a iniciativa.

Domingo
Amanhã a programação se repete, mas com novidade. Quarenta crianças do Bichinho participarão de oficina de pipas utilizando, desta vez, páginas de revistas em quadrinhos. O produtor de eventos André Alves, que há cinco meses desembarcou na comunidade vindo do Rio Grande do Sul será o professor da meninada que terá como matéria prima parte da coleção de revistinhas guardada por ele desde 1989. “Na verdade serão feitas mini peças que não vão voar, mas servirão de lembrança para os participantes que, enquanto montam o brinquedo, vão ter contato tanto com a história das pipas quanto com o universo dos quadrinhos e os valores embutidos nos enredos com super heróis”, explicou Alves.

Ao fim do dia o festival se encerra, a partir das 18h, com voo de pipas iluminadas. Mas a despedida é provisória. Ano que vem, se depender dos organizadores, o projeto retorna. “É a nossa vontade. Deu certo, fez bem para a comunidade e queremos insistir com ainda mais apoio”, finalizou Ivete Cerqueira em referência a doações que recebeu para organizar o concurso de ilustrações e o festival.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 28/07/2012
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL