São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes
ser nobre é ter identidade

Ouvidoria

S.O.S. árvores Av. Arthur Bernardes | Curitiba

Descrição

Mais informações
Curitiba Única/Instagram


Ciclistas em Ação @by.doug @cicloativismo

Trabalho foto-documental sobre os núcleos da bicicleta em Curitiba desde 2012. Tema central segurança no trânsito. Tem como objetivo dar visibilidade a ciclistas e suas demandas. Utiliza o fotojornalismo como ferramenta de alcance. A intenção é, debater, planejar e atuar na melhoria da infraestrutura viária através da informação.

21 de Setembro – Dia Árvore – Ato pela justiça climática e S.O.S. ÁRVORES AV. ARTHUR BERNADES.

A Prefeitura vai cortar arvores adultas e saudáveis em toda extensão do Parque Linear da Arthur Bernardes para as obras da linha de ônibus do Inter II, seguindo a destruição de outro corredor verde localizado no bairro Tarumã.

SOS Arthur Bernardes @sosarthurbernardes
Movimento de moradores contra o corte de árvores na Av. Pres. Arthur Bernardes e a redução da área permeável!

Fotos @by.doug @cicloativismo

Colaboradores:

@reccfaz
@parepresteatencao
@blocodosblocos
@bicicletariacultural
@curitibalixozero
@coletivoekoa
@justicaeco

Exigências ao governo:

Federal
-Medida Provisória regulamentando a desapropriação de propriedades que iniciaram queimadas!
-Reestruturação da carreira dos servidores do IBAMA e fortalecimento da gestão ambiental.

Estadual
-Força-tarefa para prender quem fez queimadas, conforme consta na Lei de Crimes Ambientais.
-Identificação e responsabilização criminal para os responsáveis pelo incêndio florestal que atingiu o @oterritoriosagrado em Piraquara!

Municipal
– Cancelamento definitivo da obra que irá derrubar 300 árvores na Avenida Arthur Bernardes
– Publicação do Inventário de Gases de Efeito Estufa (atrasado há 5 anos!) conforme a Política Municipal de Meio Ambiente.
– Decreto para que, em dias de ar insalubre, só serviços essenciais funcionem!

Fonte | + fotos: Ciclo Ativismo

***

SOS Arthur Bernardes de Curitiba solicita laudos técnicos sobre árvores que serão cortadas
Por José Marcos Lopes

SOS Arthur Bernardes solicita laudos técnicos sobre árvores que serão cortadasO movimento SOS Arthur Bernardes encaminhou nesta terça-feira (28) um requerimento à Secretaria Municipal do Meio Ambiente solicitando a apresentação de laudo técnico sobre árvores desvitalizadas que serão cortadas na região das obras do terminal do Novo Inter 2. A visita técnica da Prefeitura de Curitiba foi realizada na sexta-feira (24 de outubro), mas não foi apresentada documentação com o número exato de árvores nessa condição.

Entre os pedidos está a revisão do projeto, já que os contratos das obras do Lote 1 foram rescindidos em maio. A intenção é reduzir o impacto na região, pois está previsto o aumento no número de pistas de rolamento. O Lote 1 prevê obras em em cerca de 16 quilômetros de ruas nos bairros Seminário, Campina do Siqueira, Vila Izabel, Portão e Santa Quitéria.

O requerimento, que também foi enviado aos vereadores e às vereadoras de Curitiba, tem sete pedidos:

1. Apresentação de laudos técnicos das árvores indicadas para corte, incluindo informações sobre estado de saúde, espécies, diâmetro e idade aproximada.

2. Mapas detalhados com a localização exata de cada árvore a ser cortada.

3. Registro da presença de ninhos de aves, abelhas ou outros animais, caso haja, incluindo estudos ou observações realizadas, bem como indicações sobre como manejar os possíveis achados com vida.

4. Planejamento detalhado dos cortes, incluindo cronograma, datas previstas e técnicas a serem empregadas.

5. Marcação física das árvores a serem cortadas, de modo a permitir ampla comunicação e acompanhamento pela comunidade de entorno.

6. Que seja formalmente encaminhada nossa equipe de acompanhamento das tratativas referentes às obras do Inter 2 na região, garantindo transparência e participação social, como prometido em reunião do Movimento com a Secretária Municipal do Meio Ambiente, senhora Marilza Dias.

7. Que seja realizada revisão do projeto a ser executado no Parque Linear, considerando que os contratos foram rescindidos e a Prefeitura ainda não atendeu à demanda da população local, que se posiciona contrária à construção de terceiras e quartas pistas de rolamento nos entornos do Parque, bem como ao aumento de linhas de ônibus entrando no Parque via Terminal/Estação. Pedimos alternativas que respeitem o espaço de convivência, segurança, lazer e preservação ambiental.

"Curitiba tem o título de cidade inteligente, mais ainda não tem plano de arborização adequado. Se tivesse, já teríamos recebido um documento oficial com todas as informações sobre o planejamento", disse Verônica Rodrigues, integrante do SOS Arthur Bernardes. "Não dá para chegar e cortar as árvores sem um documento oficial com a localização delas. Falta planejamento adequado e respeito com a população, que precisa ser informada".

Segundo a Prefeitura, desde junho de 2024, quando as obras tiveram início, foram emitidas 66 notificações contra o consórcio que teve o contrato rescindido. Até maio, de acordo com a Prefeitura, só 12,7% dos serviços previstos haviam sido executados, quando o cronograma estabelecia o índice de 26,7%.

Fonte: Plural Curitiba

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL