Melhores Práticas
Feira de Educação Patrimonial | Rede Municipal de Educação de Tiradentes
Descrição

Fotos: Luiz Cruz
TIRADENTES – Feira de Educação Patrimonial – A Rede Municipal de Educação de Tiradentes promoveu mais uma edição desse evento, a envolver toda comunidade escolar – diretoras, supervisoras, professoras e professores, funcionários, alunos e alunas. Um trabalho fabuloso e o resultado foi uma feira significativa, a apresentar o resultado de tantas atividades pedagógicas desenvolvidas com seriedade e sobretudo com paixão. Cada escola se dedicou a um tema e alguns aspectos estiveram presentes em mais de uma das unidades de ensino.
Lindo, muito lindo foi o trabalho desenvolvido pela Escola Municipal Padre Louviral de Salvo Rios, que se dedicou às aves da Serra de São José, a partir do nosso livro – dos autores Luiz Cruz e Kassius Santos. Durante a semana, os alunos visitaram a exposição de esculturas de aves e tiveram a Oficina de Colorir, que integrou da programação Primavera dos Museus, ocorrida no Museu de Sant’Ana. Foi maravilhoso apreciar o encantamento dos alunos pelas aves e hoje conhecer melhor o resultado da dedicação de toda a equipe pedagógica, dos alunos e, também, o empenho dos familiares.
As libélulas da Serra de São José também foram contempladas, transformadas em desenhos, objetos, esculturas e poesias. As flores e as sementes propiciaram trabalhos sensíveis e de grande impacto visual. As formas da Serra de São José ganharam destaques nas maquetes construídas por eles, dando destaque às formações geológicas em contraste com a vegetação. Os piqueniques à serra, dos antigos aos da contemporaneidade, propiciaram um diálogo do Passado com o Presente, a destacar um uso positiva da natureza. Tudo feito com capricho.
O belo e amplo jardim do Museu Casa Padre Toledo ficou mais encantador com os trabalhos das escolas e a participação dos alunos, que com certeza estavam felizes, com a autoestima elevada, orgulhosos pelo compartilhamento dos seus trabalhos e a conexão com os nossos bens patrimoniais, de ordem material e imaterial.
Muitos parabéns para a Secretaria Municipal de Educação, para toda a equipe pedagógica, para os funcionários e claro – para todos os alunos que se dedicaram para produzir estes trabalhos tão expressivos.
Viva a Educação Patrimonial – que é um dos mais eficazes instrumentos para promover a conscientização e a apropriação dos nossos bens culturais. Luiz Cruz, texto e fotografias.
Fonte: Luiz Cruz/Facebook




















